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Margem de lucro: o que é e como calcular

Acompanhar esse indicador é fundamental para cuidar da saúde financeira da sua empresa e ter sucesso nos negócios. Entenda como funciona a margem de lucro e saiba como calculá-la de forma simples.

Ilustração mostra imagens de notas de dinheiro coloridas sobre um fundo azul.

Para cuidar de um negócio é preciso entender como seu universo funciona. Você sabia que existem vários processos e questões burocráticas para cumprir antes de abrir uma empresa? Uma delas é a margem de lucro: conceito essencial para quem vai começar a empreender. 

Afinal, esse indicador permite acompanhar a saúde financeira da sua empresa e analisar a lucratividade do negócio, uma etapa essencial para otimizar as vendas e garantir o sucesso de qualquer empreendimento.  

Mas, o que esse conceito quer dizer e como ele é calculado? Continue sua leitura para saber.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro indica quanto dinheiro você está ganhando com a venda de produtos ou serviços. Ela é sempre expressa em porcentagem e representa a relação entre o lucro e a receita total. Em outras palavras, demonstra a saúde financeira geral do seu negócio.

A margem de lucro é um importante norteador para a precificação dos produtos que serão comercializados. Além disso, ajuda o empreendedor a tomar melhores decisões, com base em números que constroem um panorama realista do negócio.

O que é lucro?

Lucro é o resultado financeiro positivo de uma empresa. Ele representa todo o dinheiro que sobra em caixa, depois de descontada da receita todos os custos para manter o negócio em pé. 

Vale lembrar que a receita é a soma de todos os valores obtidos com a venda de produtos e serviços da empresa.

Quando as despesas de um negócio estão maiores do que a receita, a empresa tem prejuízo, ao invés de lucro. Nesse caso, é necessário reorganizar as contas e talvez até a estratégia para que a empresa se torne lucrativa e opere no azul. Por isso é tão importante saber fazer a precificação de tudo que você irá vender.

O que é lucro de 100%?

O lucro de 100% só seria possível se sua empresa não tivesse nenhum custo. Todo negócio tem despesas fixas e variáveis, em maior ou menor proporção, o que faz com que o lucro de 100% seja inviável na realidade para qualquer empresa, mesmo as mais saudáveis financeiramente.

É possível (e desejável), entretanto, que os custos do seu negócio sejam os mais baixos possíveis, sem comprometer a qualidade do produto. Dessa forma, o seu lucro será maximizado e ficará o mais próximo possível do 100%.

margem de lucro

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.

É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto. Quando você escolhe a segunda opção e faz o cálculo da margem individual, consegue identificar quais produtos ou serviços são os mais lucrativos dentro da sua empresa. Assim, você também descobre em quais deles vale a pena ou não investir mais, refinando sua estratégia de vendas, por exemplo.

Por exemplo, se uma empresa teve um faturamento mensal de R$ 20 mil e os custos totais nesse mesmo período foram de R$ 5 mil, a margem de lucro será R$ 15 mil – ou 75%.

Para entender melhor, veja abaixo a explicação detalhada por meio de um exemplo:

  • Receita total: R$ 20 mil
  • Custos totais: R$ 5 mil
  • Lucro: R$ 20 mil - R$ 5 mil = R$ 15 mil

Margem de lucro: R$ 15 mil ÷ R$ 20 mil = 0,75 x 100 = 75%

Acompanhar mensalmente as margens de lucro da sua empresa é uma prática importante não apenas para cuidar da saúde financeira do seu negócio, como também para aumentar as chances de conseguir um empréstimo ou captar investimentos.

A primeira pergunta que qualquer banco ou investidor fará antes de decidir colocar ou não dinheiro no seu negócio é qual é a margem de lucro.

Se você pretende abrir seu capital ou está em busca de um investidor-anjo, saiba que a primeira pergunta que qualquer banco ou investidor fará antes de decidir colocar ou não dinheiro no seu negócio é qual é a margem de lucro.

Qual porcentagem de lucro colocar em um produto?

Para entender qual porcentagem de lucro colocar em um produto, primeiro é preciso calcular o lucro individual. Para fazer isso, basta descontar do preço de venda do produto os custos relacionados a ele, por exemplo: compra de matéria-prima, custos de produção e despesas de divulgação.

Em seguida, é só dividir o resultado obtido (que é o lucro atual) pelo preço de venda e multiplicar o resultado por 100. Veja um exemplo:

Uma empresa que vende por R$ 250 um produto que custa R$ 200 para ela, terá um lucro de R$ 50, que representa uma porcentagem de lucro de 20%. Confira o cálculo:

  • Preço de venda: R$ 250
  • Custos do produto: R$ 200 
  • Lucro: R$ 250 - R$ 200 = R$ 50 

Porcentagem de lucro do produto: R$ 50 ÷ R$ 250 = 0,2 x 100 = 20%

Com base nesse resultado, você pode tomar decisões de venda. Se a demanda por esse produto é muito alta, você pode aumentar a porcentagem de lucro, vendendo o produto por um preço mais caro do que os R$ 250 atuais. E vice-versa.

Se esse produto não sai muito, você pode optar por reduzir um pouco a porcentagem de lucro e tentar vendê-lo por um preço menor. Não é à toa que grandes empresas têm temporadas de liquidação com descontos promocionais em todos os produtos, normalmente em trocas de estação ou antes do lançamento de novas coleções.

Como calcular porcentagem de lucro?

A porcentagem de lucro é equivalente a margem de lucro, sendo apenas um nome diferente para ela. Portanto, seu cálculo é feito da mesma forma que o da margem de lucro.

Qual seria uma boa margem de lucro para uma empresa?

Para entender qual seria uma boa margem de lucro empresarial, é preciso avaliar alguns fatores, como o segmento de atuação, o porte da empresa, o tamanho do mercado, a demanda e os preços dos produtos ou serviços oferecidos.

Importante: A melhor forma de otimizar a sua margem de lucro é acompanhando a evolução dela mês a mês e criando a sua própria inteligência de análise desses dados, com o passar do tempo.

Dessa forma, você pode começar a identificar alguns padrões sazonais, como, por exemplo, os meses em que a sua receita costuma ser maior ou os meses em que há reajuste no custo da matéria-prima.

Qual a margem de lucro ideal no varejo?

A margem de lucro das empresas varejistas costuma ser mais baixa do que as empresas de serviços, por exemplo, por conta dos custos mais altos.

Entre as despesas típicas de uma varejista estão estoque, logística e espaço de armazenamento de produtos. Todos esses custos acabam encarecendo a operação e comprometendo uma parte significativa da receita.

No entanto, você já viu no tópico anterior que não faz muito sentido pensar numa margem de lucro ideal. Essas porcentagens são apenas um valor referencial e não correspondem, necessariamente, à realidade de todas as empresas.

O que vale para um negócio pode não ser aplicável a outro.

Qual a margem de lucro permitida por lei?

No Brasil, não existe uma margem de lucro permitida por lei. Ou seja, não há nenhuma regulamentação que limite a margem de lucro das empresas.

O que existe é o acompanhamento de órgãos reguladores, como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Existem ainda ações de fiscalização e canal aberto de reclamações de consumidores para garantir que as empresas não pratiquem preços abusivos. 

margem de lucro

A margem bruta é a proporção de dinheiro que sobra da receita após a dedução dos custos variáveis da empresa. Essas despesas incluem gastos com matéria-prima, mão de obra e quaisquer outros fatores envolvidos no processo de produção.

Para calcular a margem bruta, basta dividir o lucro bruto pela receita e multiplicar o resultado por 100. Assim, é possível obter uma porcentagem da receita retida como lucro, após a dedução do custo de produção.

Por exemplo, considere uma empresa de sapatos que apresentou um faturamento de R$ 50 mil, com um custo de produção de R$ 15 mil, considerando o mesmo período. Nesse caso, o lucro bruto foi de:

R$ 50 mil - R$ 15 mil = R$ 35.000

RECEITA - CUSTO VARIÁVEL = LUCRO BRUTO

Já, a margem de lucro bruto foi de:

R$ 35 mil ÷ R$ 50 mil x 100 = 70%

LUCRO BRUTO ÷ RECEITA x 100 = MARGEM BRUTA

Se você não conhece a sua margem bruta, fica muito mais difícil estipular os preços adequados para a venda de produtos e/ou serviços. 

A margem bruta está diretamente relacionada à análise da rentabilidade do negócio, é fundamental entender essa métrica para que você possa otimizar seus lucros e garantir o sucesso da sua empresa.  

Margem líquida: o que é e como calcular?

A margem líquida é calculada a partir do lucro líquido, que equivale ao lucro bruto depois de serem descontados os impostos, os custos fixos e variáveis. 

Ou seja, em vez de contabilizar apenas o custo de produção, como acontece no cálculo da margem bruta, ela considera as despesas totais do negócio.

Para descobrir a margem líquida, é preciso dividir o lucro líquido pela receita e multiplicar o resultado por 100. Assim, você consegue calcular o quanto está lucrando de fato como empresa, e não apenas considerando um determinado produto ou serviço.

Considere o exemplo anterior, da empresa de sapatos. Ela apresentou um faturamento de R$ 50 mil, e os gastos totais incluem R$ 10 mil de impostos, R$ 15 mil do custo de produção e R$ 20 mil com despesas fixas. Nesse caso, o lucro líquido foi de:

R$ 50 mil - R$ 10 mil - R$ 15 mil - R$ 20 mil = R$ 5 mil

RECEITA - IMPOSTOS - CUSTO VARIÁVEL - CUSTO FIXO = LUCRO LÍQUIDO

Já, a margem de lucro líquida foi de:

R$ 5 mil ÷ R$ 50 mil x 100 = 10%

LUCRO LÍQUIDO ÷ RECEITA x 100 = MARGEM LÍQUIDA 

Este é um cálculo muito importante pois, sem analisar qual é a margem líquida do seu negócio, você deixa de acompanhar se a sua empresa está financeiramente sustentável e perde a chance de antecipar problemas financeiros ou fazer ajustes para otimizar a sua rentabilidade.

Como analisar a margem líquida de uma empresa?

Para analisar a margem líquida de uma empresa, é preciso avaliar o lucro líquido e a receita do negócio ao longo do tempo. Também é necessário monitorar os custos fixos e variáveis, como:

  • Impostos; 
  • Custos de produção e armazenamento do produto;
  • Despesas variáveis, como energia elétrica, água, telefone, multas, atrasos na Entrega, embalagens e comissões sobre vendas;
  • Despesas fixas, como salários de funcionários, aluguel do espaço usado pela empresa, juros de financiamento e manutenção de equipamentos.

Com essas informações em mãos, você consegue fazer o cálculo da margem líquida, explicado no tópico anterior, bem como comparar a evolução dessa margem mês a mês.

Qual a diferença entre margem bruta e margem líquida?

A diferença entre margem bruta e margem líquida está em quais custos são considerados para calcular a margem. 

Enquanto a margem bruta considera apenas os custos relacionados ao produto, a margem líquida inclui também os demais custos da empresa, como salários, impostos e despesas administrativas para o negócio se manter funcionando.

Os custos relacionados ao produto são os chamados custos variáveis, já que oscilam de acordo com o ritmo de produção da empresa. Quanto maior a produção e maiores as vendas, maiores os custos variáveis. E vice-versa.

as despesas necessárias para manter o negócio funcionando são chamadas de custos fixos. Independente de estar ou não entrando dinheiro na empresa com as vendas, ela vai precisar pagar seus custos fixos.

Enquanto a margem bruta representa a lucratividade das vendas, a margem líquida representa a lucratividade do negócio como um todo. Outro ponto é que a margem bruta é uma ferramenta de suporte para a precificação dos produtos, enquanto a margem líquida é um recurso para acompanhar a saúde financeira da sua empresa.

Outra diferença está no cálculo delas: a margem bruta é calculada a partir do lucro bruto, enquanto a margem líquida é calculada a partir do lucro líquido.

Além da margem de lucro, existem diversos processos para organizar a vida financeira de uma empresa. Quer algumas dicas sobre isso? Confira o que as pessoas especialistas do Nubank tem para compartilhar:

https://www.youtube.com/watch?v=P1sNuhyd6-Y

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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