Para cuidar de um negócio é preciso entender como seu universo funciona. Você sabia que existem vários processos e questões burocráticas para cumprir antes de abrir uma empresa? Uma delas é a margem de lucro: conceito essencial para quem vai começar a empreender.
Afinal, a margem de lucro é um indicador que permite acompanhar a saúde financeira da sua empresa e analisar a lucratividade do negócio, uma etapa fundamental para otimizar as vendas e garantir o sucesso de qualquer empreendimento.
Continue sua leitura para saber exatamente o que é e como calcular a margem de lucro.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro indica quanto dinheiro você está ganhando com a venda de produtos ou serviços. Ela é sempre expressa em porcentagem e representa a relação entre o lucro e a receita total. Em outras palavras, demonstra a saúde financeira geral do seu negócio.
Na prática, a margem de lucro é quanto sobra do preço do seu produto ou serviço depois de você pagar todas as despesas e custos relacionados à produção ou aquisição do próprio produto, ou de seus insumos.
A margem de lucro é um importante norteador para a precificação dos produtos que serão comercializados. Além disso, ajuda o empreendedor a tomar melhores decisões, com base em números que constroem um panorama realista do negócio.
O que é lucro?
Lucro é o resultado financeiro positivo de uma empresa. Ele representa todo o dinheiro que sobra em caixa, depois de descontada da receita todos os custos para manter o negócio aberto.
Vale lembrar que a receita é a soma de todos os valores obtidos com a venda de produtos e serviços da empresa.
Quando as despesas de um negócio estão maiores do que a receita, a empresa tem prejuízo, ao invés de lucro. Nesse caso, é necessário reorganizar as contas e talvez até a estratégia para que a empresa se torne lucrativa e opere no azul. Por isso é tão importante saber fazer a precificação de tudo que você irá vender.
O que é lucro de 100%?
O lucro de 100% só seria possível se sua empresa não tivesse nenhum custo. Todo negócio tem despesas fixas e variáveis, em maior ou menor proporção, o que faz com que o lucro de 100% seja inviável na realidade para qualquer empresa, mesmo as mais saudáveis financeiramente.
É possível (e desejável), entretanto, que os custos do seu negócio sejam os mais baixos possíveis, sem comprometer a qualidade do produto ou serviço. Dessa forma, a sua margem de lucro pode ficar o mais próximo possível dos 100%.
Como se calcula a margem de lucro?
Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.
É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto. Quando você escolhe a segunda opção e faz o cálculo da margem individual, consegue identificar quais produtos ou serviços são os mais lucrativos dentro da sua empresa. Assim, você também descobre em quais deles vale a pena ou não investir mais, refinando sua estratégia de vendas, por exemplo.
Como calcular a margem de lucro na prática?
Por exemplo, se uma empresa teve um faturamento mensal de R$ 20 mil e os custos totais nesse mesmo período foram de R$ 5 mil, a margem de lucro será R$ 15 mil – ou 75%.
Para entender melhor o exemplo, saiba como foi feita a conta:
- Receita total: R$ 20 mil
- Custos totais (como aluguel do espaço, contas de água, funcionários, luz, gás, impostos etc): R$ 5 mil
- Lucro: R$ 20 mil - R$ 5 mil = R$ 15 mil
Margem de lucro: Lucro ÷ Receita = Resultado x 100
Considerando o exemplo, temos: R$ 15 mil ÷ R$ 20 mil = 0,75 x 100 = 75%
Acompanhar mensalmente as margens de lucro da sua empresa é uma prática importante não apenas para cuidar da saúde financeira do seu negócio, como também para aumentar as chances de conseguir um empréstimo ou captar investimentos.
A primeira pergunta que qualquer banco ou investidor fará antes de decidir colocar ou não dinheiro no seu negócio é qual é a margem de lucro dele.
Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?
Você também pode calcular a margem de lucro de um produto específico ou serviço da sua empresa. Para isso, são necessárias as seguintes informações:
Custos e despesas do produto: quanto custaram os insumos para produzir esse produto? Quanto você gastou de gás, luz e aluguel para produzir esse único produto? Quanto imposto teve de pagar por ele? Liste todos os custos e as despesas que você tem para conseguir disponibilizar esse produto ou serviço.
Preço: quanto você cobra por esse produto ou serviço? Não sabe como precificar, conheça aqui algumas técnicas.
Como calcular a margem de um produto ou serviço na prática?
Com essas informações, basta você fazer a seguinte conta:
Margem de lucro do produto ou serviço = [Preço – (Custos + Despesas)] ÷ Preço
Depois, basta multiplicar esse resultado por 100 para obter a porcentagem.
Imagine um produto cujo preço é R$ 100, e os custos e despesas dele somam R$ 80. A margem de lucro dele seria:
[R$ 100 – R$80] ÷ R$ 100 = 0,2 X 100 = 20%
A margem de lucro desse item é 20%.
Qual margem de lucro colocar em um produto?
Você identificou a margem de lucro do seu produto e serviço, e decidiu que quer uma margem maior. O que fazer? É possível escolher uma margem de lucro? Sim.
Com base no resultado, você pode tomar decisões de venda. Se a demanda por esse produto é muito alta, é possível aumentar a margem de lucro, vendendo o produto por um preço maior. E vice-versa.
Se esse produto não sai muito, você pode optar por reduzir um pouco a margem de lucro e tentar vendê-lo por um preço menor. Não é à toa que grandes empresas têm temporadas de liquidação com descontos promocionais em todos os produtos, normalmente em trocas de estação ou antes do lançamento de novas coleções.
Vale lembrar que um produto com margem de lucro muito reduzida e que não tenha tanta saída deve ser reavaliado se deve continuar no seu portfólio de vendas.
Qual é uma margem de lucro boa?
Para entender qual seria uma boa margem de lucro empresarial, é preciso avaliar alguns fatores, como o segmento de atuação, o porte da empresa, o tamanho do mercado, a demanda e os preços dos produtos ou serviços oferecidos.
Contudo, há um certo consenso no mercado de que uma boa margem de lucro para uma empresa é de 20% para o setor de comércio, 30% para o setor de serviços e algo entre 10% e 12% para a indústria. Contudo, não é necessário se prender a esses valores. Existem muitas variáveis que influenciam esse indicador, e uma margem de lucro pode ser boa para um negócio e nem tanto para outro.
Importante: a melhor forma de otimizar a sua margem de lucro é acompanhando a evolução dela mês a mês e criando a sua própria inteligência de análise desses dados, com o passar do tempo.
Dessa forma, você pode começar a identificar alguns padrões sazonais, como, por exemplo, os meses em que a sua receita costuma ser maior ou os meses em que há reajuste no custo da matéria-prima.
Para os meses em que os custos estão altos demais, mesmo com a margem de lucro adequada, os empreendedores precisam de alternativas para garantir o fluxo de caixa. No Nubank, clientes donos de empresas podem ter acesso ao empréstimo de Capital de Giro. Com ele, você pode dar um fôlego para a sua empresa naqueles períodos mais apertados. O empréstimo para clientes Nubank PJ é fácil de contratar, e todo o fluxo é feito pelo app.
Qual a margem de lucro ideal no varejo?
A margem de lucro das empresas varejistas costuma ser mais baixa do que as empresas de serviços, por exemplo, por conta dos custos mais altos.
Entre as despesas típicas de uma varejista estão estoque, logística e espaço de armazenamento de produtos. Todos esses custos acabam encarecendo a operação e comprometendo uma parte significativa da receita.
No entanto, lembre-se de que não faz muito sentido pensar numa margem de lucro ideal. Essas porcentagens são apenas um valor referencial e não correspondem, necessariamente, à realidade de todas as empresas.
O que vale para um negócio pode não ser aplicável a outro.
Qual a margem de lucro permitida por lei?
No Brasil, não existe uma margem de lucro permitida por lei. Ou seja, não há nenhuma regulamentação que limite a margem de lucro das empresas.
O que existe é o acompanhamento de órgãos reguladores, como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Existem ainda ações de fiscalização e canal aberto de reclamações de consumidores para garantir que as empresas não pratiquem preços abusivos.
Qual a diferença entre margem de lucro bruta e margem de lucro líquida?
A diferença entre margem de lucro bruta e margem de lucro líquida está em quais custos são considerados para calcular a margem de lucro.
Enquanto a margem de lucro bruta considera apenas os custos relacionados ao produto, a margem de lucro líquida inclui também os demais custos da empresa, como salários, impostos e despesas administrativas para o negócio se manter funcionando.
Os custos relacionados ao produto são os chamados custos variáveis, já que oscilam de acordo com o ritmo de produção da empresa. Quanto maior a produção e maiores as vendas, maiores os custos variáveis. E vice-versa.
Já as despesas necessárias para manter o negócio funcionando são chamadas de custos fixos. Independentemente de estar ou não entrando dinheiro na empresa com as vendas, ela vai precisar pagar seus custos fixos.
Enquanto a margem bruta representa a lucratividade das vendas, a margem líquida representa a lucratividade do negócio como um todo. Outro ponto é que a margem bruta é uma ferramenta de suporte para a precificação dos produtos, enquanto a margem líquida é um recurso para acompanhar a saúde financeira da sua empresa.
Outra diferença está no cálculo delas: a margem bruta é calculada a partir do lucro bruto, enquanto a margem líquida é calculada a partir do lucro líquido.
Como calcular a margem de lucro bruta?
Para calcular a margem de lucro bruta, basta dividir o lucro bruto pela receita e multiplicar o resultado por 100. Assim, é possível obter uma porcentagem da receita retida como lucro, após a dedução do custo de produção.
Por exemplo, considere uma empresa de sapatos que apresentou um faturamento de R$ 50 mil, com um custo de produção de R$ 15 mil, considerando o mesmo período. Nesse caso, o lucro bruto foi de:
R$ 50 mil - R$ 15 mil = R$ 35.000
RECEITA - CUSTO VARIÁVEL = LUCRO BRUTO
Já a margem de lucro bruto foi de:
R$ 35 mil ÷ R$ 50 mil x 100 = 70%
LUCRO BRUTO ÷ RECEITA x 100 = MARGEM BRUTA
Se você não conhece a sua margem bruta, fica muito mais difícil estipular os preços adequados para a venda de produtos e/ou serviços.
A margem de lucro bruta está diretamente relacionada à análise da rentabilidade do negócio, é fundamental entender essa métrica para que você possa otimizar seus lucros e garantir o sucesso da sua empresa.
Como calcular a margem de lucro líquida?
A margem de lucro líquida é calculada a partir do lucro líquido, que equivale ao lucro bruto depois de serem descontados os impostos, os custos fixos e variáveis.
Ou seja, em vez de contabilizar apenas o custo de produção, como acontece no cálculo da margem bruta, ela considera as despesas totais do negócio.
Para descobrir a margem de lucro líquida, é preciso dividir o lucro líquido pela receita e multiplicar o resultado por 100. Assim, você consegue calcular o quanto está lucrando de fato como empresa, e não apenas considerando um determinado produto ou serviço.
Considere o exemplo anterior, da empresa de sapatos. Ela apresentou um faturamento de R$ 50 mil, e os gastos totais incluem R$ 10 mil de impostos, R$ 15 mil do custo de produção e R$ 20 mil com despesas fixas. Nesse caso, o lucro líquido foi de:
R$ 50 mil - R$ 10 mil - R$ 15 mil - R$ 20 mil = R$ 5 mil
RECEITA - IMPOSTOS - CUSTO VARIÁVEL - CUSTO FIXO = LUCRO LÍQUIDO
Já a margem de lucro líquida foi de:
R$ 5 mil ÷ R$ 50 mil x 100 = 10%
LUCRO LÍQUIDO ÷ RECEITA x 100 = MARGEM LÍQUIDA
Este é um cálculo muito importante pois, sem analisar qual é a margem líquida do seu negócio, você deixa de acompanhar se a sua empresa está financeiramente sustentável e perde a chance de antecipar problemas financeiros ou fazer ajustes para otimizar a sua rentabilidade.
Como analisar a margem de lucro líquida de uma empresa?
Para analisar a margem líquida de uma empresa, é preciso avaliar o lucro líquido e a receita do negócio ao longo do tempo. Também é necessário monitorar os custos fixos e variáveis, como:
- Impostos;
- Custos de produção e armazenamento do produto;
- Despesas variáveis, como energia elétrica, água, telefone, multas, atrasos na Entrega, embalagens e comissões sobre vendas;
- Despesas fixas, como salários de funcionários, aluguel do espaço usado pela empresa, juros de financiamento e manutenção de equipamentos.
Com essas informações em mãos, você consegue fazer o cálculo da margem líquida, explicado no tópico anterior, bem como comparar a evolução dessa margem mês a mês.
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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.