Uma empresa é definida pela existência de um CNPJ e por realizar atividades com fins comerciais. E essas atividades são divididas entre as que entregam produtos e as que oferecem serviços. Ma o que caracteriza a prestação de serviços?
Confira, a seguir, mais detalhes sobre esse modelo de negócio?
O que é prestação de serviços?
Prestação de serviços é o nome dado a algum tipo de algum tipo de atividade que consiste na execução de um trabalho que não entrega algo material (mercadoria). Em vez de pagar pela transferência da propriedade – como é no comércio de produtos – o consumidor paga pelo trabalho.
Esse tipo de serviço pode incluir consultorias, manutenção, assistência técnica, entre outros, e pode ser prestado de forma contínua ou pontual, de maneira presencial ou online.
Quais as principais características da prestação de serviço?
A prestação de serviços tem quatro características principais: intangibilidade, variabilidade, perecibilidade e inseparabilidade. Entenda a seguir o que cada um desses termos significa.
Intangibilidade
Serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados. Em outras palavras, é mais difícil mensurar pelo que você está pagando pois não há um custo material imediato que ajude no cálculo. Por outro lado, quando você olha um produto, geralmente consegue imaginar o quanto ele vale.
Variabilidade
A qualidade dos serviços depende do prestador do serviço e, por isso, há muita diferença entre diferentes empresas ou prestadores de serviços. Ou seja, há grande variação de preço e de qualidade nesse segmento. É o caso do serviço de um mecânico automotivo, que pode cobrar muito caro por ser especializado em certos problemas, e outros generalistas, que são mais baratos.
Perecibilidade
Produtos podem ser estocados para uso futuro, serviços não. Isso quer dizer que, se um serviço não for consumido no momento em que é oferecido, a oportunidade é perdida. Por exemplo uma consulta no psicólogo que o paciente não comparecer, não pode ser usada no futuro.
Inseparabilidade
De uma maneira geral (existem exceções), serviços são produzidos e consumidos ao mesmo tempo. E o cliente está presente enquanto o serviço é prestado.
Qual a diferença entre produto e prestação de serviço?
A atividade de prestação de serviços é bem diferente da venda de produtos. No primeiro caso, o valor existe dentro do potencial de entrega desse serviço e o resultado que ele pode proporcionar. Já o produto envolve um bem com uma forma física, que pertence a alguém.
Em ambos os casos, no entando, o cliente precisa ser cobrado e ter uma ferramenta que ajude a simplificar esse processo pode fazer toda a diferença.
Clientes do Nu Empresas, por exemplo, podem, em poucos cliques, gerar uma cobrança e enviar um link de pagamento direto para o seu cliente, facilitando a rotina de vendas físicas ou online. O pagamento pode ser feito de três formas: no cartão de crédito, Pix ou pelo NuPay.
É possível cobrar valores entre R$ 5 e R$ 5 mil e enviar o link para o cliente por mensagem de texto, WhatsApp ou pelas redes sociais. Em nenhum momento é preciso que o seu cliente te informe dados sensíveis, como número do cartão de crédito, por exemplo. Esse tipo de dado só é informado pelo cliente ao sistema.
Quais atividades são consideradas prestação de serviço?
A prestação de serviços normalmente envolve um trabalho que pode ter características diversas. Conheça alguns exemplos.
- Reparos de eletrodomésticos;
- Consultorias;
- Serviços de limpeza;
- Contabilidade;
- Transporte por aplicativo;
- Beleza e estética;
- Educação e cursos;
- Entrega e logística;
- Saúde e bem-estar;
- Marketing digital;
- Hospedagem;
- Academias.
Além de um trabalho em si, a prestação de serviço pode envolver uma experiência, como um jantar, uma viagem, cinema ou apenas o uso ou acesso a algo, como no caso dos planos de academia, aluguel de imóvel, etc. É possível também que a empresa tenha mais de um tipo de característica no serviço oferecido. Exemplo: um serviço de experiência + uso ou acesso: plataformas de streaming.
Para prestar o serviço, muitas empresas precisam de produtos, mas eles não são comercializados. Por exemplo, ao andar de táxi, você está consumindo um serviço dentro de um produto, o carro. O mesmo acontece quando você anda de ônibus. Ou quando você usa o plano da operadora de telefone: o smartphone é um produto e a telecomunicação é um serviço.
Qual a diferença entre um profissional e uma empresa prestadora de serviços?
Além da empresa criada e formatada para a prestação de serviço, também existem os profissionais que fazem esse tipo de atividade.
Basicamente, o prestador de serviços PJ é um profissional que realiza as suas atividades sem vínculo empregatício. Ou seja, diferente de um colaborador normal, esse trabalhador não segue as regras da CLT.
Formalmente, o prestador de serviços PJ, mesmo atuando sozinho, é considerado uma empresa. Isso porque, a partir do momento em que existe um CNPJ, há também uma pessoa jurídica. Neste caso, o trabalhador tem uma empresa aberta que é contratada para prestar serviço à contratante.
Também existem os profissionais liberais que prestam serviço. Essas pessoas têm uma formação técnica específica e estão registradas em um conselho profissional e vinculadas a um sindicato.
Esses profissionais podem exercer a sua profissão sem ou com vínculo empregatício ou CNPJ. A atividade final produzida por eles é considerada um serviço. Exemplo: consulta médica, terapia, fotografia, etc.
Como fazer um contrato de prestação de serviço?
Quando um cliente compra um produto, a nota fiscal e a garantia protegem as duas partes envolvidas na transação. No caso dos serviços, essa proteção é feita pelo contrato de prestação de serviço.
Um contrato de prestação de serviço tem como objetivo deixar claro os direitos e os deveres das partes envolvidas. Nele, existem tópicos sobre os envolvidos, documentos, um detalhamento do objeto (serviço) do contrato, prazo, pagamento e sobre a rescisão – ou seja, o cancelamento do contrato.
Para que o contrato tenha validade, não é necessário ter um advogado envolvido nem registrá-lo em cartório, mas isso depende muito da complexidade do serviço e do tamanho da sua empresa.
Em alguns casos, a prestação de serviço não é algo pontual. Existem serviços que são prestados por anos, por exemplo. Porém, mesmo para um trabalho momentâneo, é importante formalizar a atividade.
Além de estabelecer a obrigação dos contratantes, esse documento também aponta medidas a serem tomadas caso alguma das partes seja lesada, por exemplo.
Existem diversos modelos de contrato de prestação de serviços, que variam de acordo com a natureza do negócio.
Leia também:
Coworking: o que é e como funciona este modelo de trabalho?
Microempresa: o que é? Como funciona? Como abrir uma?
O que é gestão de processos, como aplicar e quais os ganhos para a sua empresa?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.