Às vezes, alguns conceitos do mundo dos negócios são usados como sinônimos mesmo sendo diferentes. É o caso de lucro, receita e caixa – que, apesar de serem do mesmo universo financeiro, têm diferenças importantes.
- Receita é todo dinheiro que entra na empresa a partir de sua atividade principal – seja comércio, serviço ou indústria;
- Lucro é todo o dinheiro que sobra depois de descontar da receita os custos e despesas para manter o negócio funcionando;
- Caixa é quanto dinheiro a empresa tem disponível para usar.
Uma empresa pode ter uma receita enorme, por exemplo, mas não dar lucro. Ou, então, dar lucro, mas não ter caixa.
Abaixo, confira detalhes de cada uma dessas definições.
O que é receita?
Receita é todo dinheiro que entra a partir da atividade principal de uma empresa – seja comércio, serviço ou indústria. A receita de uma doceria, por exemplo, é todo o dinheiro que entra a partir da venda dos doces; a de uma loja de roupas, de todas as peças vendidas; e assim por diante.
Isso significa que investimentos de terceiros e empréstimos não são contabilizados como receita.
Além disso, é importante entender que existem dois tipos de receita: a bruta e a líquida.
Receita bruta
A receita bruta é igual ao faturamento total de um negócio – é todo o dinheiro que entra a partir das vendas. Se uma doceria vende 1 mil doces de R$ 5 cada em um mês, por exemplo, a receita bruta é R$ 5 mil.
Geralmente, quando a palavra receita é usada sem complemento – como em textos e notícias sobre o resultado de empresas –, ela está se referindo à receita bruta.
Receita líquida
Já a receita líquida varia de acordo com os tributos pagos pela empresa. No entanto, em geral, é o saldo final depois de descontar os impostos, vendas canceladas e outros descontos.
No exemplo da doceria, se a receita bruta foi R$ 5 mil e ela teve de pagar R$ 500 de impostos, logo a receita líquida vai ser R$ 4.500.
O que é lucro?
Lucro (mais especificamente o lucro líquido) é todo o dinheiro que sobra depois do pagamento de impostos, comissões e salários, despesas e custos de operação.
Ou seja: lucro líquido = (receitas - descontos) - despesas e custos.
Esse valor pode ser usado para investir novamente no negócio, fazer uma reserva ou ser dividido entre acionistas (no caso de empresas de capital aberto) e colaboradores (em companhias com PLR).
Mas, atenção: exatamente pelo lucro derivar da receita, empréstimos e investimentos externos não entram nessa conta do lucro.
Além do lucro líquido, também é importante entender o que é lucro bruto.
Lucro bruto
O lucro bruto é o resultado das receitas menos os custos envolvidos para prover um serviço, ou produzir ou comprar um produto.
Ou seja: enquanto o lucro líquido desconta das receitas todas as despesas e custos envolvidos na atividade principal de um negócio, o lucro bruto só contabiliza os custos. Por isso, o lucro bruto é sempre maior que o líquido.
O que é caixa?
Caixa é quanto dinheiro a empresa tem disponível para usar – seja para pagar despesas do dia a dia, investir no negócio ou deixar de reserva. Esse dinheiro pode vir da operação, de empréstimos ou de investimentos externos.
Quando uma empresa faz muitas vendas no cartão de crédito, por exemplo, ela pode ter lucro mas não ter caixa por um período, já que só vai receber o dinheiro depois de algumas semanas.
E o contrário também é verdade: uma empresa pode ter caixa, mas não ter lucro. É o caso de muitas empresas que priorizam investir no crescimento em vez da lucratividade.
A Amazon, gigante global de e-commerce, por exemplo, só foi dar lucro depois de 6 anos de operação.
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