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Qual a diferença entre custo e despesa?

Salário de funcionário é custo ou despesa? E o aluguel do escritório? Entender a diferença vai te ajudar a organizar os gastos da sua empresa.

Custo e despesa: uma mão segurando uma carteira de onde saem duas setas pontilhadas, cada uma com um pequeno fogo de artifício no fim. Do meio sai uma seta com um fogo de artifício roxo

Custo e despesa são pagamentos que as empresas precisam fazer. Saber a diferença entre eles ajudam a organizar os valores que entram e que saem do caixa, mantendo as contas em dia e priorizando gastos quando for necessário.

Entenda, abaixo, a diferença entre custo e despesa.

O que é custo?

É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo.

Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda. Tudo o que é fundamental para que se crie um produto é tido como custo.

 Outros exemplos de custo:

  • Salário dos funcionários (mão de obra);
  • Gastos com ingredientes para a fabricação do produto;
  • Equipamento e manutenção dos mesmos;

O que é despesa?

Entende-se por despesa todos os gastos com bens e serviços que têm relação com a administração da empresa. Ou seja, contas de luz, água, telefone – necessários para manter a estrutura da companhia funcionando, mas que não contribuem diretamente na produção de novos itens.

Exemplos de despesa:

  • Aluguel do prédio;
  • Gastos com publicidade;
  • Computadores e materiais de escritório para uso dos colaboradores;
  • Impostos;
  • Publicidade (divulgação do produto).

Vale lembrar também que tanto os custos como as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis.

Custos e despesas fixos

Gastos que não variam de acordo com o volume de mercadoria produzido ou vendido.

Custos e despesas variáveis

Gastos que variam conforme o volume produzido ou vendido, como por exemplo a contratação de funcionários temporários para vendas durante as festas de fim de ano.

Em resumo: Pergunte a si mesmo  "se eu eliminar esse gasto, a produção pode ser afetada?" Se a resposta for sim, trata-se de um custo, pois está vinculado a produção. Caso a resposta seja não, temos uma despesa.

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