Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O que é contabilidade e ...

O que é contabilidade e como ela afeta a sua empresa?

Se você é empresário ou está pensando em abrir seu próprio negócio, é importante ter em mente que a contabilidade pode ajudar a manter saudável a vida financeira da sua organização.



Todo recém empreendedor já ouve de cara que precisa montar uma boa estrutura de contabilidade. Mas você entende exatamente o que isso significa?

Contabilidade é a ciência que estuda as movimentações do patrimônio (bens, direitos e obrigações) nas organizações. Por meio dela são gerados os demonstrativos financeiros e econômicos que servem de base para as operações cotidianas e obrigatórias (como os pagamentos de encargos e impostos), além de influenciar as decisões de qualquer negócio.

Por que a contabilidade é importante para um negócio?

Independente do ramo da sua empresa, é preciso ter controle das finanças para não ter prejuízo. Uma boa estrutura de contabilidade garante que haverá visibilidade e identificação ágil de problemas financeiros.

Além disso, de acordo com a legislação federal, toda sociedade empresarial (seja de fins lucrativos ou não) precisa realizar a contabilidade.

O empresário é obrigado a seguir um sistema de contabilidade, automatizado ou não, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico de seu empreendimento.

Vale ressaltar que a contabilidade deve ser feita e assinada por um contador registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Alguns termos da contabilidade que você precisa saber

  • Balanço patrimonial: é o demonstrativo contábil que tem como objetivo evidenciar a posição patrimonial e financeira da organização. Ele é constituído da seguinte forma:
  1. Ativo: compreende os bens, direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros;
  2. Passivo: inclui as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultados de eventos que ocorreram e que exigem ativos para o seu pagamento.
  3. Patrimônio líquido: recursos próprios da empresa. Seu valor é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo.
  • Regime de competência: registra as transações quando elas ocorrem. Se você comprou e recebeu uma mercadoria em janeiro, a operação será registrada no próprio mês de janeiro.
  • DRE: é a Demonstração do Resultado do Exercício. Ela apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa e abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que geralmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Porém, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
  • Resultado econômico: utiliza o regime de competência, ou seja, a mercadoria que é lançada em seu valor integral, mesmo que a compra ou venda seja parcelada. Ele considera o patrimônio líquido da empresa e é apresentado na Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).

O que faz um contador?

O contador é o profissional responsável pelas questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Para exercer suas atividades, ele precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Vale lembrar que técnicos em contabilidade também precisam obter o registro no CRC.

O contador pode trabalhar como autônomo ou como funcionário em escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e no setor militar.

Sou MEI. Preciso de um contador?

A resposta é não. Mas, antes disso, é importante entender o que é MEI.

O MEI é um Microempreendedor Individual. Com a formalização, a pessoa passa a atuar como uma pessoa jurídica – com Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) –, e pode emitir notas fiscais e ter os direitos de qualquer trabalhador, como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. 

Entenda mais sobre essa categoria aqui.

Voltando ao assunto desse tópico… Se você é MEI, não é obrigado a contratar um contador e também está dispensado da contabilidade formal.

No entanto, o microempreendedor individual deve manter o controle do que compra, vende e o quanto está ganhando com seus serviços, pois é essencial para que se mantenha nessa categoria de MEI o respeito ao limite de faturamento.

Mesmo não sendo obrigado a ter contador, caso o microempreendedor individual queira que seu serviço contábil seja realizado por um profissional, pode ser uma boa ideia contratá-lo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.78

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post