Pular navegação

O que é NFC? Saiba como funciona essa tecnologia

A tecnologia NFC é usada para pagamentos feitos com cartões contactless e carteiras digitais. Também é possível trocar informações e compartilhar arquivos.

NFC: imagem de uma mão segurando a maquininha de cartão e outra com celular aproximando para pagamento

Pegar o cartão na carteira, inserir na maquininha, digitar a senha… ações que podem ficar cada vez mais raras na hora de pagar por uma compra em estabelecimentos físicos. Isso porque a tecnologia NFC (Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade, em português) tem se popularizado.

E não é só para realizar pagamentos que ela pode ser útil. Também é possível trocar informações e compartilhar arquivos de forma simples e rápida.

O que é NFC?

NFC é a sigla para o termo em inglês Near Field Communication - comunicação por campo de proximidade, em português. A tecnologia, disponível em cartões de crédito e débito, e em diversos modelos de smartphones, permite que pagamentos e troca de informações sejam feitos sem uma conexão com fio, basta que os dispositivos estejam próximos (cerca de 10 cm).

O recurso também pode ser encontrado em máquinas de cartão, caixas eletrônicos e terminais de transporte público, entre outros aparelhos.

Como funciona a tecnologia NFC?

Para que a tecnologia funcione, uma espécie de link é criado em radiofrequência e, através dele, pequenas quantidades de informações são transferidas entre dois aparelhos, uma vez que eles se encontram próximos.

Mais ou menos assim: um deles faz o papel de Initiator (iniciador), respondendo pela tarefa de iniciar a comunicação e controlar a troca de informações. O outro faz o papel de Target (alvo) e deve responder às solicitações.

Por exemplo: quando você tem um cartão cadastrado em uma carteira digital do seu celular e usa ele para fazer o pagamento por NFC, o celular é o iniciador. E a maquininha de cartão do estabelecimento, aquela que você vai aproximar seu dispositivo, é o alvo/recebedor.

Como pagar usando NFC?

Para pagar por NFC, basta que a sua carteira digital ofereça essa modalidade e que o estabelecimento tenha uma maquininha de cartão que aceite pagamento por aproximação.

O cliente só precisa de um celular ou um smartwatch que tenha a função NFC. Aí é só aproximar o aparelho da maquininha, autorizar a compra e pronto, o pagamento será efetuado!

Outras aplicações para NFC

Além de pagamentos, a tecnologia NFC também permite a troca de fotos e arquivos. Para isso, é necessário apenas habilitar a função NFC no celular, aproximar os aparelhos e confirmar o envio dos dados para o outro smartphone. 

Já com as tags NFC (etiquetas com chips) dá para abrir aplicativos, criar rotinas e executar tarefas simples.

 Abaixo, veja alguns dos exemplos mais comuns de uso de tags:

Controle de acessos: com a tag, é possível ter um controle do fluxo de pessoas por setores de uma empresa, por exemplo. E ainda limitar e liberar acessos e controlar ponto dos funcionários;

Casas e empresas inteligentes: Com etiquetas NFC, é possível criar tarefas como apagar e acender luzes, conectar celulares a outros aparelhos, compartilhar o acesso ao Wi-Fi e ligar computadores;

Marketing: Com etiquetas NFC em cartazes é possível colocar informações, como a localização do estabelecimento, disponibilizar promoções e permitir a compra de ingressos e produtos - basta apenas aproximar o celular da tag.

NFC é seguro?

Não precisa se preocupar: o NFC é tão seguro quanto fazer uma compra online com o cartão, por exemplo – ou seja, existem várias medidas de segurança que você deve tomar (veja elas aqui), mas a tecnologia em si é segura.

Existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações com cartão de crédito e débito – incluindo as operações por aproximação. 

Ao aproximar celulares da maquininha, por exemplo, você tem total controle do seu aparelho e do cartão vinculado a ele. Dessa forma, o cliente não precisa compartilhar nenhum dado com terceiros para concluir a transação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.