Pular navegação

Como fazer pagamentos usando carteiras digitais?

Com as carteiras digitais é possível pagar usando o celular ou outros dispositivos. Conheça o passo a passo para fazer esse tipo de compra.

Também chamada de e-wallets ou digital wallets, em inglês, as carteiras digitais permitem que você pague usando apenas o seu celular, smartwatch ou outro tipo de dispositivo digital.

Entenda a seguir como elas funcionam e como fazer pagamentos.

Mas o que é uma carteira digital ou e-wallet?

A carteira digital é um app que armazena dados de cartões de crédito e débito – e, em alguns casos, dinheiro também – para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch ou algum outro dispositivo digital.

Ou seja, a carteira digital é uma versão virtual da carteira tradicional: só que em vez de guardar cartões e dinheiro físicos, ela armazena cartões e dinheiro na forma digital.

Desse jeito, suas compras presenciais ou online podem ser feitas online usando somente meios digitais, como o celular, o smartwatch ou o computador.

Como pagar com a carteira digital?

As carteiras digitais podem ser usadas para compras presenciais ou online, porém, o jeito de fazer isso muda dependendo do tipo de compra.

Pagamentos presenciais com carteira digital

Dá pra pagar compras presenciais com carteira digital de dois jeitos: por aproximação ou por QR Code. 

Para pagar com QR Code não basta ter a carteira digital no seu dispositivo, é necessário que o estabelecimento também aceite essa modalidade de pagamento. É bom lembrar, também, que nem todas as carteiras oferecem a opção de pagamento por código QR.

Já o pagamento por aproximação só pode ser feito se a maquininha da loja aceitar esse tipo de transação – o que é cada vez mais comum com a popularização dos cartões com função contactless.

Outro ponto importante é que o dispositivo do cliente – celular ou smartwatch – precisa ter a função de aproximação (NFC) ativa. Se o aparelho tiver a função, é só aproximar o dispositivo da maquininha, autorizar a compra e pronto. 

Pagamentos online com carteira digital

No caso das compras online, é necessário que exista a opção de pagar com a carteira digital no site ou aplicativo da loja.

A opção de pagar com a carteira digital vai aparecer dentre as outras – como crédito, débito, boleto ou Pix. Importante destacar que, quando o comprador opta por pagar com uma carteira digital, normalmente é necessário acessar a carteira no próprio navegador, escolher o cartão desejado e inserir o PIN para aprovar a compra.

Qual a diferença entre comprar com a carteira digital e cartão virtual?

O cartão virtual só pode ser usado para compras online. Ele é uma versão do cartão físico, geralmente com números diferentes, mas funciona da mesma maneira.

Já a carteira digital armazena dados não só de um, mas de vários cartões, e também guarda dinheiro, em alguns casos. Além disso, o processamento da compra pela carteira é diferente do cartão virtual e, como já foi explicado, ela pode ser usada tanto em compras online quanto presenciais.

A carteira digital, em outras palavras, é uma outra modalidade de pagamento, como boleto e Pix, e não uma versão virtual do pagamento por meio de cartões.

Dicas de segurança ao usar carteiras digitais

As carteiras digitais, assim como outros meios de pagamento virtual, também exigem alguns cuidados quando o assunto é segurança. Aqui vão algumas dicas:

  • Cadastre uma senha forte: algumas pessoas costumam usar a mesma senha em todos os cadastros, mas isso é pouco seguro – se ela for exposta, será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Por isso, evite usar senhas iguais e busque criar um código forte –  veja algumas dicas para isso;
  • Autorize compras apenas quando o celular estiver desbloqueado: isso pode ser feito nas configurações das carteiras digitais e torna o fluxo mais seguro;
  • Se seu celular for roubado, bloqueie seus cartões cadastrados: dessa forma, mesmo que a pessoa consiga acessar a carteira digital, ela não conseguirá pagar nada com ela.

Como pagar com carteira digital no Nubank?

Desde 23 de fevereiro, o cartão Nubank pode ser cadastrado no Google Pay, carteira digital para celulares do sistema operacional Android.

Veja como cadastrar

Saiba mais sobre pagamentos com Google Pay no Nubank aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.