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Cartão virtual: o que é, como funciona e outras dúvidas

A opção permite que transações sejam feitas de maneira online, facilitando o dia a dia do usuário. Entenda essa forma de pagamento.



Cada vez mais popular no Brasil – principalmente no momento atual, em que a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é permanecer em casa, por conta da Covid-19 -, o uso do cartão virtual oferece praticidade e mais segurança para os usuários durante compras online, sem a necessidade de ir à um estabelecimento físico.

Vários bancos e instituições financeiras já disponibilizam essa forma de pagamento. Mas ainda existem dúvidas sobre como funciona a tecnologia, qual a diferença com relação ao cartão físico e quais as vantagens.

Abaixo, você encontra as respostas para as perguntas mais frequentes sobre cartão virtual.

1. O que é um cartão de crédito virtual?

O cartão virtual é uma opção desenvolvida para oferecer mais segurança e praticidade ao usuário na hora de realizar compras em sites e aplicativos nacionais e estrangeiros.

Na prática, o cartão virtual é um cartão de crédito que pode ser usado somente em gastos feitos pela internet. Ele possui uma sequência de números, um código verificador e uma senha. Ele pode ser gerado no aplicativo das instituições financeiras ou ser uma imagem já disponível de forma online para o cliente.

Certas instituições limitam o uso do mesmo, permitindo que o cliente utilize por algumas horas ou apenas para uma única transação. Outras, apresentam a possibilidade de escolha do valor a ser gasto, por quanto tempo o cartão ficará ativo e quantas operações poderão ser feitas.

Vale ressaltar que para ter um cartão virtual é necessário ter uma versão física no banco escolhido.

No caso do Nubank, todo cliente aprovado para o cartão de crédito recebe em casa o versão física e já pode desbloquear, pelo aplicativo, o cartão virtual. Aqui, o limite é compartilhado. Ou seja, se você tem um limite de R$2 mil e fez uma compra de R$200 com o cartão virtual Nubank, ficará com R$1800 de crédito para gastar no seu roxinho.

Cartão Virtual Nubank: tudo o que você precisa saber

2. Como gerar um cartão virtual?

Ele pode ser solicitado por meio do aplicativo de seu banco ou instituição financeira, desde que o mesmo ofereça a tecnologia. O serviço está disponível para celulares Android e iOS.

O processo geralmente é bem parecido em todos os lugares. Basta:

  • Acessar o app oficial do banco desejado;
  • Solicitar a criação de um cartão virtual;
  • Utilizar a senha do cartão físico para concluir a solicitação;
  • Pronto! Você irá visualizar a versão virtual para realizar compras online.

Como ativar ou bloquear o cartão virtual do Nubank

3. Qual a diferença entre o cartão virtual e o físico?

O que difere o cartão virtual do físico é o número, a validade e o código de segurança (CVV). Outro ponto importante é que as informações do cartão virtual aparecem apenas na tela no celular, no aplicativo. Não é possível pegá-lo na mão.

E lembre-se que só dá para utilizar o cartão virtual em compras online – seja num comércio eletrônico, aplicativo de delivery e transporte, serviço de streaming ou qualquer outra transação feita na internet (em sites nacionais e internacionais).

4. Onde vejo a fatura do cartão virtual?

A fatura é uma só. Ou seja, compras realizadas com a via virtual e com o cartão física podem ser visualizadas no mesmo lugar. A fatura fica disponível no aplicativo do seu banco e, na maioria das vezes, é enviada por e-mail, em anexo (alguns lugares mandam o boleto pelo correio).

O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, pelo aplicativo do banco, em agências bancárias e lotéricas.

Vale lembrar que faturas pagas após da data de vencimento acarretam juros e podem gerar dor de cabeça lá na frente.

Atrasei minha fatura. E agora

5. Quais as vantagens do cartão virtual?

  • A principal vantagem é a segurança: caso o cliente tenha algum problema em uma compra online (como cair em um golpe e fornecer a senha em um site malicioso), é possível cancelar o cartão virtual e, muitas vezes, ainda ficar com o cartão físico. Algumas instituições geram um cartão virtual para cada compra do cliente. Outras, como o Nubank, permitem bloqueio do cartão virtual pelo app. De qualquer forma, ele funciona como um segundo cartão e está conectado à mesma fatura e limite;
  • Na maioria dos casos, o cartão virtual pode ser usado em sites e aplicativos para pagamentos frequentes sem precisar alterar todos os cadastros;
  • O cartão virtual pode ser gerado no aplicativo da sua instituição financeira, sem precisar ir até uma agência para isso;
  • Em caso de problemas com o cartão físico (como roubo ou clonagem), o cartão virtual continua funcionando normalmente para compras online (não presenciais).

Durante as circunstâncias atuais – a pandemia – ter um cartão virtual pode significar mais segurança e proteção contra a propagação do vírus. Afinal, com ele, é possível realizar transações direto da sua casa e, consequentemente, sem precisar ter contato com outras pessoas ou mesmo encostar/inserir o cartão na maquininha.

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.  Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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