Cada vez mais popular no Brasil, o uso do cartão virtual oferece praticidade e mais segurança para os usuários durante compras online, sem a necessidade de ir à um estabelecimento físico.
Vários bancos e instituições financeiras já disponibilizam essa forma de pagamento. Mas ainda existem dúvidas sobre como funciona a tecnologia, qual a diferença com relação ao cartão físico e quais as vantagens.
Abaixo, você encontra as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o cartão virtual.
1. O que é um cartão de crédito virtual?
O cartão virtual é uma opção que oferece mais segurança e praticidade ao usuário na hora de realizar compras em sites e aplicativos nacionais e estrangeiros, e também em transações feitas com carteiras digitais, como Apple, Samsung e Google Pay.
O cartão virtual possui uma sequência de números e um código de segurança diferentes do cartão físico. Ele pode ser gerado no aplicativo das instituições financeiras ou ser uma imagem já disponível de forma online para o cliente.
Certas instituições limitam seu uso, permitindo que o cliente utilize por algumas horas ou apenas para uma única transação. Outras, apresentam a possibilidade de escolha do valor a ser gasto, por quanto tempo o cartão ficará ativo e quantas operações poderão ser feitas.
Vale ressaltar que para ter um cartão virtual é necessário ter uma versão física no banco escolhido.
No caso do Nubank, todo cliente aprovado para o cartão de crédito recebe em casa o versão física e já pode desbloquear, pelo aplicativo, o cartão virtual. no Nu, o limite é compartilhado. Ou seja, se você tem um limite de R$2 mil e fez uma compra de R$200 com o cartão virtual Nubank, ficará com R$1800 de crédito para gastar no seu roxinho.
Cartão Virtual Nubank: tudo o que você precisa saber
2. Como gerar um cartão virtual?
Ele pode ser solicitado por meio do aplicativo de seu banco ou instituição financeira, desde que o mesmo ofereça a tecnologia. O serviço está disponível para celulares Android e iOS.
O processo geralmente é bem parecido em todos os lugares. Basta:
- Acessar o app oficial do banco desejado;
- Solicitar a criação de um cartão virtual;
- Utilizar a senha do cartão físico para concluir a solicitação;
- Pronto! Você irá visualizar a versão virtual para realizar compras online.
Como ativar ou bloquear o cartão virtual do Nubank
3. Qual a diferença entre o cartão virtual e o físico?
O que difere o cartão virtual do físico é o número, a validade e o código de segurança (CVV). Outro ponto importante é que as informações do cartão virtual aparecem apenas na tela no celular, no aplicativo. Não é possível pegá-lo na mão.
E lembre-se que só dá para utilizar o cartão virtual em compras online – seja num comércio eletrônico, aplicativo de delivery e transporte, serviço de streaming ou qualquer outra transação feita na internet (em sites nacionais e internacionais).
4. Onde vejo a fatura do cartão virtual?
A fatura é uma só. Ou seja, compras realizadas com a via virtual e com o cartão física podem ser visualizadas no mesmo lugar. A fatura fica disponível no aplicativo do seu banco e, na maioria das vezes, é enviada por e-mail, em anexo (alguns lugares mandam o boleto pelo correio).
O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, pelo aplicativo do banco, em agências bancárias e lotéricas.
Vale lembrar que faturas pagas após da data de vencimento acarretam juros e podem gerar dor de cabeça lá na frente.
5. Quais as vantagens do cartão virtual?
- A principal vantagem é a segurança: caso o cliente tenha algum problema em uma compra online (como cair em um golpe e fornecer a senha em um site malicioso), é possível cancelar o cartão virtual e, muitas vezes, ainda ficar com o cartão físico. Algumas instituições geram um cartão virtual para cada compra do cliente. Outras, como o Nubank, permitem bloqueio do cartão virtual pelo app. De qualquer forma, ele funciona como um segundo cartão e está conectado à mesma fatura e limite;
- Na maioria dos casos, o cartão virtual pode ser usado em sites e aplicativos para pagamentos frequentes sem precisar alterar todos os cadastros;
- O cartão virtual pode ser gerado no aplicativo da sua instituição financeira, sem precisar ir até uma agência para isso;
- Em caso de problemas com o cartão físico (como roubo ou clonagem), o cartão virtual continua funcionando normalmente para compras online (não presenciais).
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