Pular navegação

O que são os números do cartão de crédito?

Data de validade, código de segurança, aquela sequência numérica enorme... Entenda os números que aparecem no seu cartão de crédito e para que servem.

cartão em tons de roxo conectado a um balão roxo.
Usar o cartão de crédito como forma de pagamento já é algo tão comum que a gente nem repara em alguns detalhes – como os números gravados nele, por exemplo. Ter em mente o que querem dizer os números na frente e atrás do cartão de crédito pode facilitar a vida de quem usa, já que é frequentemente necessário informar alguns deles na hora de finalizar uma compra. Não importa qual seja a bandeira ou instituição financeira emissora do seu cartão: todos eles possuem as mesmas informações. Descubra, abaixo, o que são esses números.

Cartão de crédito

1. Número do cartão de crédito

Este é o número de identificação do seu cartão. Ele é formado por uma sequência de 16 dígitos, separado de quatro em quatro. Na maioria dos casos, essa sequência está localizada na parte da frente do cartão. No Nubank, esse número aparece atrás.
O primeiro dígito do cartão determina a bandeira, sendo estes os mais comuns: 3 – American Express e Diners Club 4 – Visa 5 – MasterCard, ELO 6 – Discover Do segundo ao sexto dígito estão as informações do banco emissor. Já os números da sétima à 15ª posição trazem dados da conta e são exclusivos de cada cliente. O dígito final é o de verificação e é usado por um algoritmo para determinar se a sequência é válida. Esse sistema numérico foi desenvolvido para garantir estabilidade para fornecedores e processadores.

2. Data de validade

Ela aparece em 4 dígitos, com informações do mês e do ano em que o cartão de crédito irá expirar. Por exemplo: 02/24, significa que a data de validade é fevereiro de 2024. Ou seja, o cliente pode usar o cartão até o fim do mês. No caso do Nubank, essa informação aparece na parte de trás do roxinho.

3. Código de segurança, ou CVV

Ele é formado por três números e fica na parte trás do cartão. Sempre que o consumidor efetua uma compra pela internet, o CVV é solicitado para que a transação possa ser concluída.

Cartão de débito

Se o seu cartão for débito, a sua via também vai ter o número da sua agência bancária (4 dígitos) e da sua conta corrente (6 dígitos). Em alguns cartões essas informações ficam na frente do cartão, em outros, no verso dele. Ah, quer saber mais curiosidades a respeito do cartão de crédito? Leia também: Por que cartão de crédito tem validade? Quer renomear as compras? Veja como fazer isso pelo app Nubank Pagamento de boleto: como fazer e por que demora até um dia útil? É possível pagar boleto com cartão de crédito? Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.