Pular navegação

Por que cartão de crédito tem validade?

Comida tem data de validade. Produtos de limpeza, perfumaria e cosméticos, também. Mas... E o seu cartão de crédito? Por que ele expira?

cartão em tons de roxo conectado a um balão roxo.

Se preocupar com a data de validade quando o assunto é comida é normal. Super comum. Afinal de contas, muitos alimentos são perecíveis. Mas, você já parou para pensar por que os cartões de crédito também possuem data de validade?

Por que cartão de crédito tem validade?

Por três motivos: desgaste do cartão, segurança e possibilidade de oferecer novas opções ao cliente. 

  • Desgaste: A maioria das instituições financeiras envia cartões novos, no máximo, a cada três anos. Caso eles tenham fita magnética, acredita-se que, depois desse tempo, possa haver deterioração, o que comprometeria o uso do cartão.
  • Segurança: Um outro motivo para a renovação da data de validade é diminuir o risco de fraudes em situações em que a transação é feita manualmente. Com a alteração da data, as informações mudam também.
  • Novas opções: a terceira razão é que, com a data de expiração do cartão se aproximando, a empresa revisita o cadastro do cliente e, assim, algumas delas chegam a entrar em contato com o usuário, oferecendo novas condições e, às vezes, benefícios.

Veja abaixo respostas para outras dúvidas comuns sobre a data do cartão.

1. Onde eu vejo a validade do cartão?

Na maioria dos cartões, a data de validade fica na parte da frente e contém mês e ano (com dois dígitos apenas). No cartão Nubank, com a função contactless - pagamento por aproximação -, esse dado aparece na parte de trás do roxinho.


2. A data de validade está chegando. Devo pedir um novo cartão?

Não. As instituições financeiras têm as informações mapeadas, de acordo com o cadastro de cada cliente, e enviam uma nova via perto da data de expiração. 

Lembrando que seu cartão de crédito ou débito pode ser utilizado até o último dia do mês de vencimento.

Por exemplo, se o seu cartão vence em outubro, a sua via pode ser usada até o dia 31. Depois disso, ela passa a ser inválida.

Caso o seu cartão não chegue antes da sua via atual expirar, entre em contato com a sua instituição financeira.

3. Se eu precisar reemitir o cartão, a data de expiração muda?

Sim. Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, ao emitir uma nova via, dados como número do cartão, código de segurança (CVV) e data de validade são alterados.

4. O que devo fazer com meu cartão antigo?

Cartões de crédito e débito são feitos de plástico PVC e, por isso, devem ser descartados de forma correta. Além disso, por conterem informações pessoais, ao jogá-los fora a recomendação é danificá-los, picotar mesmo.

Supermercados, estações de metrô e shopping centers costumam funcionar como pontos de coleta de cartões antigos, pois possuem “máquinas trituradoras”. As pessoas podem depositar o cartão ali e girar a manivela.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.