Pular navegação

Cartão de crédito: como funciona

Entenda o que acontece quando o cliente digita a senha para finalizar a compra.

Cartão de crédito: uma imagem de um cartão semelhante ao cartão Nubank sem chip, e ao lado dois quadrados; um deles têm um chip roxo com a palavra "crédito" ao lado.

Inseriu na maquininha, digitou a senha (ou apenas aproximou o cartão) e pronto: compra aprovada em poucos segundos. A maneira como funciona um cartão de crédito parece até mágica – mas por trás dessas operações existe uma grande rede que torna cada transação segura e viável.

Como funciona a compra com o cartão de crédito?

Basicamente, o cartão de crédito é uma forma de empréstimo: o cliente tem crédito liberado para gastar certo valor ao longo das semanas e só paga tudo de uma vez, no vencimento da fatura.

Para garantir que cada compra seja aprovada e registrada, é preciso garantir um fluxo de informações entre diversas partes.

A ordem do tal fluxo é a seguinte:

Lojista > Adquirente > Bandeira > Emissora.

Quem é quem no fluxo de um cartão de crédito

O emissor é quem define as taxas cobradas, o limite disponível e é com quem o cliente mantém um relacionamento.

O Nubank é o emissor de um cartão de crédito - da mesma forma que os bancos são emissores dos cartões que oferecem.

Todo cartão de crédito tem uma bandeira - no caso do cartão Nubank, a Mastercard.

A bandeira é responsável por processar compras feitas no seu cartão de crédito, além de repassar essas informações para o emissor. Outro detalhe importante é que a bandeira do cartão é quem permite que ele seja usado em outros países, por exemplo.

O adquirente é quem administra o terminal de pagamento (maquininha do cartão) e, o lojista, o dono do estabelecimento que vende os produtos ou serviços.

Cartão em tons de roxo com um balão roxo

Bastidores de um cartão de crédito

Quando seu cartão é inserido na maquininha e você digita a senha, o adquirente recebe um aviso de que o lojista está realizando uma venda; o adquirente, então, informa a bandeira sobre a transação; o último a ser contatado pela bandeira é o emissor do cartão, que autorizará ou não a compra.

Todo esse processo acontece, em média, em dois segundos.

Hoje, na maioria dos países, os cartões de crédito são emitidos com um chip (circuito integrado, como chama o Banco Central) que armazena as informações do usuário e faz as verificações necessárias para que a transação seja segura; a senha existe para autorizar o acesso a tais informações.

Em outras palavras, todos os dados armazenados no chip são verificados com o lojista, adquirente, bandeira e emissora para que a transação seja aprovada. Tudo isso com a autorização do cliente.

Cartão de crédito é seguro?

Com a mudança dos cartões de crédito com tarja magnética para os com circuito integrado, usar um cartão ficou muito mais seguro.

O uso do circuito integrado ainda permite que um mesmo cartão tivesse tanto a função crédito quanto débito, por conta da capacidade de armazenar os mais diversos dados.

Os cartões de crédito com tarja são mais fáceis de serem fraudados pois, para autorizar uma transação, basta assinar um comprovante - e a tarja magnética pode ser clonada. Por isso eles caíram em desuso.

O chip é extremamente seguro e protege os seus dados - mas, de qualquer forma, é importante ter cuidado com seu cartão de crédito. Veja aqui algumas precauções que podem evitar muitas dores de cabeça, especialmente em compras online.

Cartão Nubank: o que é?

O cartão Nubank é um dos tipos de cartões de crédito existentes atualmente. É um cartão gratuito e que não tem tarifas escondidas. Todas as suas operações são feitas 100% online através de um aplicativo intuitivo e de fácil acesso. Além disso, proporciona facilidade para os usuários controlarem seus gastos e, inclusive, oferece descontos para quem antecipa parcelas de compras.

Homem sorrindo segurando um cartão de crédito Nubank na frente do rosto

Cartão contactless

A tecnologia contactless (sem contato) permite que o consumidor efetue compras apenas aproximando o cartão da maquininha, sem precisar inseri-lo. Tanto para crédito como para compras no débito.

No caso do Nubank, para ativar essa função é necessário inserir o roxinho normalmente na maquininha na primeira compra. Depois disso, o cliente poderá utilizar a tecnologia sempre que quiser, desde que o estabelecimento disponibilize essa função.

A senha só será necessária para compras acima de R$200. Leia mais aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.