Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Cartão de Crédito Pergunte ao Nubank: Cont...

Pergunte ao Nubank: Contactless é seguro?

No contactless, basta aproximar o cartão da maquininha para finalizar a transação. Entenda melhor como funciona e por que você não precisa se preocupar com a segurança das suas informações.

Fazer uma compra sem inserir o cartão de crédito na maquininha e sem digitar a senha: assim é a tecnologia de aproximação, criada para facilitar a vida dos clientes na hora de finalizar uma compra presencial. (Atualizado em setembro de 2019).

No Nubank, ela funciona para os clientes que possuem o novo modelo do cartão de crédito e é disponibilizada pela bandeira do roxinho, a Mastercard. 

Hoje, no Brasil, mais de 4 mil cidades já estão aptas a realizar este tipo de pagamento, mas a simplicidade para concluir a transação pode deixar algumas pessoas um tanto quanto desconfiadas.

“Mas… e se meu cartão estiver no bolso e aproximarem uma maquininha sem que eu perceba?” “E se eu perder meu cartão de crédito? Podem gastar todo meu limite?

Fique tranquilo. Abaixo, respondemos essas e outras perguntas sobre a segurança do contactless.

1. O que é a tecnologia contactless?

Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia, que protegem as informações a cada transação. É uma técnica mundialmente utilizada com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.

Com essa tecnologia sem contato, o cliente pode manter o seu cartão em mãos o tempo todo – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.

2. O contactless é seguro? 

Esse é um tipo de transação tão segura quanto fazer uma compra online com o cartão, por exemplo. Existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações com cartão de crédito – incluindo as operações por aproximação. A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes. 

3. “Se eu perder o cartão de crédito, podem gastar todo meu limite usando o contactless?”

Não. É importante ressaltar que as transações por aproximação têm um limite de R$50 – ou seja, a senha é necessária para compras acima de R$50. Além do mais, só é possível utilizar o contactless no máximo 5 vezes ao dia, sem usar a senha entre operações.

Em caso de perda ou roubo, o cliente deve fazer o bloqueio do cartão imediatamente, pelo atalho de cadeado no app instalado no seu celular, e entrar em contato com nossa equipe de atendimento para solicitar a segunda via.

4. “E se aproximarem uma maquininha do meu bolso?”

Esse não é um cenário muito provável. As transações por aproximação só podem ocorrer se o cartão ou dispositivo estiver muito próximo do terminal de pagamento (menos de 4 cm). Em situações de aglomeração, como carnaval e outros eventos, a recomendação é manter o cartão na carteira ou bolsa, sempre com você.

5. “Posso desativar a opção de compras por aproximação?”

A resposta é sim! Agora, caso o cliente queira, pelo próprio app, é possível desabilitar a função contactless.

Fazer isso é bem simples:

  • No app do Nubank, clique na setinha abaixo do seu nome;
  • Depois escolha a opção “Configurar cartão”;
  • Aí é só desativar “Compras por aproximação”;
  • Pronto! A função contactless do seu cartão de crédito será desabilitada.

Em resumo: o contactless é uma tecnologia segura e que ajuda os clientes a economizar tempo e simplificar pagamentos. 

Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais de atendimento. 

Quero ser cliente

4.45

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post