Carnaval com segurança: como cuidar do seu cartão de crédito?

Vai para alguma festa de Carnaval? Confira dicas para se proteger contra golpes com cartão de crédito e curtir o Carnaval com segurança.

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. E é justamente a muvuca que  torna o ambiente de festas e aglomerações propício para golpes com cartão de crédito. Se você pretende sair de casa e aproveitar até o fim, vale ter alguns cuidados com seu cartão de crédito para curtir o Carnaval com segurança. 

 Confira, a seguir, alguns dos problemas mais comuns durante o Carnaval e saiba como se proteger.

https://www.youtube.com/watch?v=oOlIVODUCXc

Carnaval com segurança: saiba como proteger o seu cartão de crédito

Cartão furtado ou perdido no meio do Carnaval

Essa dica é básica: mantenha seu cartão de crédito em um lugar seguro. Evite bolsas e mochilas muito grandes. Dê preferência a tudo que tenha zíper e possa ser carregado junto ao corpo, como pochetes e doleiras. Evite deixar outras pessoas manusearem seu cartão, sobretudo durante um pagamento.

Perdi meu cartão. E agora?

A primeira coisa a fazer é ligar para a sua operadora e bloquear o cartão. Se você é cliente do Nubank, pode fazer o bloqueio do cartão em segundos pelo próprio aplicativo, ou pela plataforma Me Roubaram. Conheça o passo a passo.

Como usar o Me Roubaram Nubank?

  • Entre no Me Roubaram;
  • Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em "Esqueci minha senha" para criar uma nova. Você receberá as instruções para recuperá-la);
  • Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;
  • Na sequência, você terá a opção de bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho imediatamente; 
  • Pronto: ao finalizar o processo, nossa equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger. 

Como bloquear o cartão do Nubank pelo app?

  • Abra a tela inicial do app;
  • Clique em “Meus cartões”;
  • Selecione o cartão físico;
  • Digite sua senha de quatro dígitos (a mesma usada para autorizar pagamentos);
  • Clique em “Configurar”;
  • Selecione a opção “Cartão perdido, roubado ou danificado”;
  • Escolha o motivo correspondente;
  • Confirme o endereço de entrega;
  • Clique em “Pedir novo cartão” e confirme com sua senha de quatro dígitos. 

Se estiver sem o seu celular, pegue um telefone emprestado, ligue para o Nubank e solicite o bloqueio. Os números são 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais regiões).

https://www.youtube.com/watch?v=fkACb_Ww4O8

Vale lembrar que, mesmo após solicitar o bloqueio pelo app ou pelo Me Roubaram, ainda será necessário entrar em contato com o time de atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a sua situação. 

Estes atalhos vão proteger seus dados e seu dinheiro de um jeito mais rápido, mas depois de usá-los é recomendado que você procure pelo time para mais informações.

Senhas roubadas na hora da digitação

Preste atenção antes de sair digitando a senha do seu cartão de crédito. Alguns vendedores mal intencionados podem se aproveitar da pressa ou distração dos foliões para induzir você a digitar a senha antes da hora.

Por isso, tenha certeza de que você está realmente na parte de finalização da compra (quando a maquininha do cartão pede a senha) e não em alguma outra etapa, como a de inserir o valor da compra, o que deixaria os números à mostra no visor. Durante a época de Carnaval, os golpistas também costumam ficar de olho na senha digitada na hora de passar a compra na maquininha. 

Para curtir o Carnaval com segurança, tome cuidado ao pagar suas compras em qualquer estabelecimento, barraca, tenda ou quiosque durante as festas e não deixe que outras pessoas espionem o que você está digitando.

Golpe do valor errado na maquininha

Novamente, esse é um golpe aplicado por vendedores ou prestadores de serviço mal intencionados: eles podem se aproveitar da distração das pessoas e inserir na maquininha um valor muito maior do que o que o cliente realmente tem que pagar.

Por exemplo, inserir um 0 a mais em uma compra de R$100,00 faz com que ela se transforme em um gasto de R$1 mil.

Por isso, preste atenção ao valor antes de digitar a senha. O mesmo cuidado é válido em casos em que o vendedor oferece uma maquininha com defeito ou com pouca visibilidade na tela. Se desconfiar que há algo de errado, não digite sua senha.

Cartão trocado na hora de pagar

Além de prestar atenção na senha, os golpistas também vão atrás dos números do cartão ou do próprio cartão físico. Um golpe comum durante o Carnaval é o da troca de cartão. Na distração, muita gente não confere se está recebendo de volta o seu cartão ou um outro qualquer.

Por isso, a dica é: não dê o cartão na mão de vendedores. Prefira passar você mesmo o seu cartão na maquininha.

Outra dica, válida para quem for pular blocos de rua, é colar um adesivo no cartão, em alguma parte longe do chip e da tarja magnética. Um detalhe como esse pode te ajudar a enxergar, de cara, se o cartão certo está voltando para você.

Fantasie seu cartão: saiba como personalizar seu cartão neste Carnaval

Você também pode estipular um limite de crédito para suas transações durante o Carnaval. Além de garantir o controle das finanças, ter um teto de gastos registrado no app pode te proteger caso o cartão de crédito seja perdido, furtado ou roubado.

Meu cartão de crédito foi clonado no Carnaval. E agora?

Se o seu cartão de crédito foi clonado, a primeira coisa a se fazer é bloquear o cartão de crédito e reportar todas as compras que você não conhece para a sua instituição financeira. 

No caso do Nubank, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no app e abra sua fatura;
  • Toque na compra que deseja reportar para acessar os detalhes dela;
  • Selecione "Reportar problema";
  • Escolha o motivo pelo qual você deseja contestar a transação;
  • Siga o passo a passo, descrevendo exatamente o que houve, e reporte a transação;
  • Precisamos de toda documentação que possa nos ajudar a resolver o seu caso (comprovante de cancelamento, tentativa de contato com o estabelecimento, conversa com o SAC e etc). Basta anexar no próprio app, quando solicitado;
  • Pronto, seu pedido foi registrado.

Se isso acontecer com seu cartão do Nubank, você deve entrar em contato com a nossa equipe imediatamente – eles irão te orientar e te ajudar a resolver o problema com um atendimento humanizado, disponível 24 horas, sete dias por semana.

Leia também:

Já conhece o Modo Rua? Saiba como funciona a ferramenta que deixa o app do Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

Como organizar as finanças depois dos gastos do Carnaval?

Os bancos abrem no Carnaval?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.