Aproveitar os blocos de rua, as festas, o encontro com amigos ou até mesmo curtir um momento de descanso em parques. Não é todo mundo que vai ter folga durante o Carnaval 2025, mas quem garantiu esses dias sem trabalho tem planos para curtir a folia de jeitos diferentes. E para todas essas formas de aproveitar, é importante redobrar a atenção e buscar dicas de segurança no Carnaval.
É que ainda que você busque fugir dos blocos, pode acabar em lugares com alguma aglomeração de pessoas. As praias nesse período costumam ficar lotadas, por exemplo. E onde tem mais gente, a preocupação com segurança aumenta. Mas isso não precisa acabar com a sua folga. Com algumas dicas de segurança, é possível proteger sua integridade física, seus bens e seus dados.
A seguir, saiba o que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Procon-SP recomendam para você aproveitar o Carnaval como quiser do jeito mais seguro possível.
Dica de segurança no Carnaval 1: vai pegar estrada? Garanta a manutenção do seu carro
A dica não é nova, mas é sempre bom reforçar: se a sua ideia é viajar durante o Carnaval 2025, garanta que a manutenção do seu carro esteja em dia, e que você terá combustível suficiente para a sua viagem.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pane seca é um dos principais motivos de multas nas estradas, prejudica o trânsito e ainda pode causar acidentes. Pane seca é quando um veículo para de funcionar por falta de combustível e é considerada uma infração de trânsito.
Quem for flagrado parado por falta de combustível recebe uma multa de R$ 130,16 pela infração e ainda recebe quatro pontos na carteira de motorista.
Dica 2: vai alugar uma casa ou apartamento para o Carnaval 2025? Fique atento aos golpes
Alugar uma casa ou apartamento por temporada pela internet está cada vez mais comum. Mas antes de realizar qualquer pagamento, preste atenção:
- O preço está atrativo demais para a temporada? Desconfie, pode ser golpe;
- Tenha um contrato: a Lei do Inquilinato permite contratos temporários para períodos de até 90 dias;
- Se possível, visite o local antes: essa dica vale principalmente se você não conhece a cidade;
- Escolha usar plataformas confiáveis para realizar essa locação e até mesmo corretores de imobiliárias conhecidas.
Conheça aqui mais dicas para evitar golpes durante as viagens
Dica 3: vai para algum bloco ou festa sozinho? Avise alguém de confiança
Você ama um bloco de Carnaval, mas seus amigos querem ficar em casa? Está tudo bem aproveitar esse momento sem eles, mas avise alguém da sua confiança onde estará. Encontrou aquele amor de Carnaval no caminho? Não saia com a pessoa sem antes informar quem ela é e para onde vocês vão a esse contato de confiança.
Dica 4: vai aproveitar a festa na sua cidade? Deixe o carro em casa
Em períodos de grande aglomeração, o ideal mesmo é deixar o carro em casa e usar transporte público ou veículo por aplicativo. Além de você não ficar travado no trânsito, preserva o seu bem.
Dica de segurança no Carnaval 5: celular e cartão bem escondidos
O roubo e furto de celulares e cartões são bem comuns em locais com grande aglomeração, como é o caso dos blocos de Carnaval. Por isso, mantenha esses itens bem guardados e até escondidos com você. Vale usar doleira debaixo da fantasia, pochetes à sua frente, bolsos falsos por dentro das roupas.
Dica 6: desabilite o pagamento por aproximação dos cartões físicos
A Febraban recomenda essa medida durante o Carnaval 2025 por causa do golpe da maquininha no celular. Quando você realiza um pagamento por aproximação com o seu cartão físico, basta aproximar o cartão da maquininha. Dependendo do valor, não há necessidade de digitar senha.
No meio da aglomeração, golpistas aproximam celulares que funcionam como maquininhas de cartão do seu bolso ou pochete, sem que você perceba, na tentativa de realizar transações via aproximação com o seu cartão físico.
Caso você queira usar a aproximação no Carnaval, deixe o cartão físico em casa e cadastre seus cartões no celular. O pagamento por aproximação feito com o aparelho exige reconhecimento facial.
Saiba aqui mais dicas para proteger o seu cartão no Carnaval
Dica 7: personalize o seu cartão e não perca ele de vista
Outra recomendação da Febraban é que você personalize o seu cartão com adesivos e fique atento ao realizar compras com vendedores ambulantes. Isso por causa do golpe da troca do cartão. Nessa fraude, os criminosos ficam bem atentos na hora em que você vai digitar a senha na maquininha. Na hora de devolver o cartão, eles distraem os foliões com conversas ou empurrões, e devolvem um cartão falso.
Na prática, eles conseguem o seu cartão e a sua senha de forma rápida. Nesse golpe, geralmente os criminosos agem em grupo: enquanto o suposto vendedor está ali prestando atenção em você, outro está atrás, te empurrando ou chamando a sua atenção para que você não perceba a troca de cartões.
Por isso, fique atento. Insira você mesmo o cartão na maquininha, esconda ao máximo a tela na hora de digitar a sua senha, e não se distraia com empurrões ou conversas. Ao receber o cartão de volta, confira se ele é realmente o seu.
Dica 8: não aceite fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado
Isso por causa do golpe da maquininha. Essa fraude funciona assim: o golpista usa uma maquininha com o visor danificado e insere um valor muito maior do que aquele combinado com o consumidor. Ao dar a maquininha para que a pessoa digite a senha, a pessoa não consegue checar o valor que está ali. O golpista usa então uma narrativa para convencer a pessoa de que é só um pequeno problema. E muita gente cai, acaba digitando a senha e pagando muito mais do que deveria por um produto ou serviço.
Por isso, se a maquininha tiver com algum problema no visor, retire o seu cartão e compre em outro lugar.
Dica 9: revise seus limites Pix antes de sair para a folia
Antes de sair de casa, reduza o seu limite de transações Pix. Mantenha um valor que poderá te ajudar em situações de emergência, mas que não seja tão alto a ponto de lhe causar prejuízos caso algo aconteça com o seu celular.
Clientes do Nubank que usam o Modo Rua não precisam se preocupar em fazer isso. Quem tem o Modo Rua ativo já estabeleceu um limite de transações Pix, pagamentos de boleto e transferências TED que podem ser realizadas fora de uma rede wi-fi cadastrada como segura. Fora dessas redes seguras, o que vale é o limite que você estabeleceu no app do Nubank.
Se você é cliente do Nubank, ative o Modo Rua antes de curtir o Carnaval 2025, e verifique as demais camadas de segurança do app – todas estão reunidas na Central de Proteção.
Dica 10: não compre produtos sem lacres ou abertos
O Procon-SP recomenda aos foliões não comprar bebidas e demais produtos sem lacres ou abertos. Um produto sem essas medidas de segurança pode não ser verdadeiro ou até estar “batizado". Por isso, cuidado.
Dica 11: cuidado com ingressos falsos
Além do Carnaval de rua, há também festas específicas, espaços VIPs, camarotes em sambódromos. E essa folia mais privada tem um custo, que pode ser alto. Por isso, o Procon-SP recomenda atenção na hora de comprar os ingressos.
Evite adquirir esses tickets de pessoas desconhecidas, por mensagens ou redes sociais. Busque os canais oficiais dos eventos.
Saiba aqui como saber se um ingresso é falso
Dica 12: use todas as ferramentas de segurança do seu aparelho, da sua instituição financeira, da sua operadora de telefonia e do seu cartão de crédito
Os sistemas operacionais iOS e Android, os mais populares do país, têm ferramentas de segurança que aumentam a segurança das suas informações caso o seu aparelho seja roubado e furtado. Busque conhecer todas elas e as mantenha ativas.
A sua instituição financeira e a bandeira do seu cartão de crédito também podem disponibilizar soluções de proteção. Informe-se sobre elas e as use. No Nubank, por exemplo, você pode aumentar a proteção da sua conta, seus investimentos e cartão diretamente pelo app. Além das camadas de proteção que o app já tem (as chamadas Defesas Inteligentes do Nu), existem ainda ferramentas extras de segurança que são ativadas pelo próprio cliente.
Leia também
Carnaval 2025: quanto custa aproveitar?
Como se preparar financeiramente para o Carnaval?
Carnaval com segurança: como cuidar do seu cartão de crédito?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.