Pular navegação

Teve o celular roubado? Saiba o que fazer

Respire fundo e confira um guia rápido do que fazer caso seu celular seja roubado ou furtado.

Celular roubado: Uma moeda conectada a um aparelho celular com tela roxa.
Ter o celular roubado é horrível. Afinal, a vida das pessoas está todinha nesses pequenos aparelhos, hoje em dia. Mas, caso isso tenha acontecido com você, respire fundo e veja abaixo o que fazer. Quase metade dos brasileiros já tiveram o celular roubado uma vez, mostra uma pesquisa da Panorama Mobile Time com a Opinion Box de 2019. Em 2021, o país teve 847,3 mil registros de celulares roubados ou furtados ao longo do ano, o que representa pelo menos um aparelho roubado por minuto, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em momentos de grandes aglomerações, como o Carnaval, isso pode ficar ainda mais comum: os dados da folia de 2023 já apontam que mais de 3 mil celulares foram furtados na capital paulista em cinco dias de festa.
Lidar com essa situação não é nada fácil: como bloquear o celular roubado? Como garantir que seus dados não serão acessados? Como rastrear o aparelho? Quando registrar ou não um Boletim de Ocorrência?
E, além de tudo, ter o celular roubado é horrível. Afinal, a vida das pessoas está todinha nesses pequenos aparelhos hoje em dia. Mas, caso isso tenha acontecido com você, respire fundo e confira abaixo o que fazer e como lidar com a situação.

Teve o celular roubado? Veja um passo a passo do que fazer

  1. Avise todos os bancos e instituições financeiras nas quais possui conta ou cartão de crédito ou débito;
  2. Entenda quando fazer um boletim de ocorrência;
  3. Entre em contato com a operadora do telefone para bloquear a linha;
  4. Desconecte suas redes sociais e outros apps do aparelho;
  5. Mude suas senhas;
  6. Se a geolocalização estiver ativada, busque o aparelho.
Abaixo, veja detalhes sobre cada um desses passos.

1. Avise bancos e instituições financeiras o quanto antes

É muito importante comunicar todas as instituições financeiras onde você possui uma conta ou produto ativo para bloquear esses serviços imediatamente, caso tenha acesso a eles via telefone (com apps, por exemplo). Isso vale especialmente se o seu celular seja furtado com a tela desbloqueada – ou seja, quando o acesso a ele está livre. Se você for cliente Nubank, pode ligar no número 0800 608 6236 ou 4020 0185 (para capitais e regiões metropolitanas), ou ainda procurar por outros canais oficiais de atendimento. Também é possível desconectar o seu aplicativo do celular usando um computador ou tablet. Para isso, é preciso proceder da seguinte forma:
  • Entre no nosso site: www.nubank.com.br;
  • Na parte de cima, no canto direito da tela, faça login com seu CPF e senha do app;
  • Clique em “Estou sem celular”, abaixo do QR Code;
  • E depois em “Desconectar tudo”;
  • Esse processo pode demorar até uma hora – por isso, é importante entrar em contato com nosso time.
Pronto! As informações do seu app foram desvinculadas do seu aparelho roubado. Ou seja, quem estiver com seu dispositivo móvel não conseguirá acessar seu app do Nubank.

2. Faça o boletim de ocorrência: entenda quando (e como) fazer

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, quando existe furto, roubo ou perda de celular, pode ser registrado um Boletim de Ocorrência (o mesmo vale para documentos pessoais). Fazer um registro de B.O é importante não só para que as autoridades possam investigar e, eventualmente, recuperar o seu celular, mas também é importante para que os órgãos de segurança pública tenham números mais reais desses casos e, assim, possam tomar as medidas necessárias para preveni-los. Também vale a pena registrar um B.O. quando a geolocalização do dispositivo estiver desativada e, portanto, não for possível encontrá-lo – falamos mais sobre isso abaixo. Hoje, é possível fazer o registro de um B.O. pela internet, pelo site da Secretaria de Segurança Pública do estado em que você vive, informando seus dados pessoais, documentos e detalhando a situação de roubo ou furto o máximo possível. É importante dizer que as operadoras autorizam o bloqueio do dispositivo com o boletim de ocorrência em mãos.
Celular roubado: ilustração de uma mão segurando uma lupa com o vidro roxo.

3. Veja como bloquear o celular roubado e a linha telefônica

O primeiro passo depois de ter seu celular roubado é entrar em contato com sua operadora telefônica e solicitar o bloqueio da sua linha e também do dispositivo – para o segundo, é preciso ter em mãos o número IMEI do celular e o boletim de ocorrência do fato.
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, uma identificação única e global que todo celular tem – ele é formado por uma sequência de 15 números.
Todo dispositivo possui um. O bloqueio do celular é feito com sua operadora, que comunicará todas as demais operadoras do país para impedir que ele seja usado novamente – e, para isso, é preciso o número IMEI. Uma vez bloqueado, o celular se torna inútil: ele fica completamente bloqueado e é impossível voltar a usá-lo.

E como descobrir o IMEI do celular roubado?

O IMEI do celular pode ser encontrado de algumas formas. Para quem teve o celular roubado, a principal maneira de descobrir esse código é procurar na caixa do aparelho. Geralmente, o número está perto do código de barras. Outra forma de encontrar o IMEI sem o aparelho é pela nota fiscal do produto. Em alguns casos, esse código aparece no campo “Dados Adicionais”. Agora, se você não foi roubado mas quer se prevenir, o IMEI também pode ser encontrado no próprio celular. Isso pode variar conforme a fabricante do smartphone, mas, na grande maioria das vezes, ele pode ser encontrado nas configurações do dispositivo, na aba Sobre (dentro de configurações). Se não encontrar, basta digitar *#06# como se fosse fazer uma ligação, para que o número seja mostrado na tela de seu celular. Na prática, portanto, o ponto mais importante é ter o número de seu IMEI sempre em mãos, anotado em algum lugar, e entrar em contato com sua operadora para solicitar o bloqueio.

4. Desconecte suas redes sociais e outros apps

Uma boa medida é desconectar todos os seus perfis de redes sociais do dispositivo que foi roubado ou furtado – antes ou depois de bloquear o celular. Para isso, você deve acessar as redes sociais de outro dispositivo (ou pelo computador, se possível) e, nas configurações do seu perfil, pedir para encerrar a sessão de todos os dispositivos onde você estava conectado. É simples e rápido. Outro detalhe: no caso do WhatsApp, a recomendação da própria empresa é bloquear o chip de sua linha telefônica com a operadora o quanto antes e solicitar, via e-mail, que a conta seja desativada. Aqui eles mostram como fazer isso.

5. Mude suas senhas

Mesmo depois que você se desconectar de todos os apps com informações sensíveis (como suas redes sociais e os apps de instituições financeiras, por exemplo), ainda é importante que você altere suas senhas. Esse é mais um modo de garantir que ninguém terá acesso às suas contas mesmo após o roubo. Você pode aproveitar o momento para padrões de senha diferentes e mais complexos. Clique aqui para saber como criar uma senha forte e o que fazer para protegê-la.

6. Geolocalização ativada? Saiba como localizar o celular roubado

Com a geolocalização ativada no aparelho, caso você perca seu celular ou ele seja furtado, fica mais fácil encontrá-lo através de serviços como o Encontre meu iPhone, de dispositivos iOS, e Encontre meu Android – não só encontrá-lo, mas também bloquear o uso do celular para que ele volte a ser usado somente quando estiver em suas mãos. Por isso, se certifique de que a geolocalização está ou não ativada. Mas não se esqueça: você pode usar essa ferramenta como um apoio para bloquear o seu aparelho à distância, mas é bem importante que, pela sua própria segurança, você nunca tente ir atrás dos criminosos por conta própria.

Confira outras formas de se proteger no SOS Nu

Em situações de emergência, como a de roubo de celular, por exemplo, você também pode contar com a ajuda do SOS Nu, a central de informações de segurança do Nubank. Além de orientações práticas sobre como agir diante de uma situação de emergência, você encontra dicas sobre como proteger melhor suas informações em ambientes digitais. Conheça o SOS Nu. Leia também: Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular Como funciona um seguro de celular? Celular clonado: entenda o golpe de invasão Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.