Pular navegação

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

O Modo Rua do Nubank é uma solução exclusiva e inovadora que permite aos clientes limitar transações sempre que estiverem fora de casa. Saiba como deixar seu aparelho protegido mesmo em situações mais sensíveis.

Em um ambiente externo durante o dia e com algumas árvores ao fundo, um homem branco de costas abraça uma mulher branca de cabelos cacheados sorrindo de olhos fechados enquanto segura em uma de suas mãos um celular.

O Modo Rua do Nubank nasceu para deixar o seu aplicativo ainda mais protegido. Funciona assim: você escolhe redes confiáveis (como as da sua casa, do trabalho e de familiares) e, ao sair na rua, seu app vai limitar o valor de transferências via Pix, TED e pagamento de boletos. E quem define esse limite é você – assim, seu dinheiro fica mais seguro caso seu celular seja roubado ou furtado.

A gente sabe que nem sempre é possível ter controle do nosso ambiente. Portanto, em situações com mais riscos, ter o Modo Rua ativado no seu app do Nubank elimina pelo menos essa dor de cabeça.

O Modo Rua é uma função inovadora e exclusiva do Nubank para proteger ainda mais o seu dinheiro.

Por enquanto, ele funciona para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Em breve, outras funções (como pedir um empréstimo e realizar uma compra no cartão) também entrarão na ferramenta. Deste modo, mesmo que o criminoso consiga fazer um empréstimo, o Modo Rua impedirá que o dinheiro saia da conta acima do limite estabelecido.

Com o Modo Rua, o Nubank avança nos cuidados com a sua segurança digital, usando a tecnologia para proteger e facilitar a sua vida. Ele é mais um entre vários outros mecanismos de segurança que já oferecemos no app, como o Alerta de Golpe, a autenticação multifatorial e uma série de defesas inteligentes da nossa infraestrutura.

https://www.youtube.com/watch?v=FAEsqnBlYuo

Clique aqui e descubra tudo que o Nubank faz pela sua proteção

Como ativar o Modo Rua do Nubank?

Para ativar o Modo Rua no app do Nubank, basta definir um limite de gastos fora de casa e indicar suas redes Wi-Fi seguras. Você pode escolher mais de uma rede – pense naquelas que você usa com frequência. Inclusive, se na sua casa você tem duas redes diferentes (uma 4G e outra 5G, por exemplo), cadastre as duas.

Depois de ativado, ele vai funcionar como uma camada extra de segurança para seu dinheiro e sua conta. Confira o passo a passo:

  • Entre no menu principal do app, indicado pelo botão de perfil no canto superior esquerdo da tela;
  • Vá na seção “Segurança”;
  • Clique em “Modo Rua” e depois em "Continuar";
  • Estipule o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;
  • Agora, selecione suas redes Wi-Fi seguras;
  • Clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.

Fácil, não é? E o melhor: depois de concluir a ativação, você não precisa mais repetir esse processo. Quando retornar para uma das suas redes seguras, suas transações voltam para o padrão automaticamente.

https://www.youtube.com/watch?v=2nVy7m30Vzo

Modo Rua automático: uma exclusividade dos clientes Nubank Ultravioleta

Para clientes Ultravioleta, a função Modo Rua é ativada automaticamente para transferências acima de R$ 15 mil. Isso significa que transações feitas acima desse valor só serão aprovadas após o reconhecimento facial.

Caso desejem, os clientes Ultravioleta podem alterar esse valor e cadastrar suas redes Wi-Fi seguras na Central de Proteção do app, exclusiva para quem é Nubank Ultravioleta. Clique aqui para saber mais.

E se eu precisar fazer uma transferência mais alta?

Se estiver na rua e quiser fazer transações acima do limite que você estabeleceu, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Ele é uma espécie de "prova de vida" para indicar que é você mesmo que está lá no momento. 

Com o reconhecimento facial, não adianta fazer uma foto da foto, ou subir imagem da galeria na plataforma – se não é você com o rosto na câmera, não vai funcionar. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

Como fazer o reconhecimento facial do Modo Rua?

O reconhecimento facial será exigido no momento em que você tentar realizar uma operação acima do limite que estabeleceu. Para realizá-lo, basta aproximar o rosto em frente à tela do seu celular e seguir os comandos indicados no app.

Se você é uma pessoa cega ou com baixa visão, toque no botão "Ajuda por voz durante o reconhecimento facial" para receber auxílio durante o processo de reconhecimento facial. O ideal é que você não utilize nenhum acessório que possa esconder o seu rosto, como óculos escuros, máscaras de proteção ou chapéus e bonés. 

Como usar o Modo Rua?

Para ter a melhor experiência possível com o Modo Rua, você pode estipular um limite de transações que faça sentido no seu dia-a-dia e que te deixe confortável em usar o app. Ou seja: nem muito alto, nem muito baixo.

Afinal, se você colocar, por exemplo, um limite de R$ 5, é provável que precise ficar o tempo todo confirmando sua identidade na rua. Melhor procurar por um meio termo.

Você também deve escolher suas redes Wi-Fi com sabedoria: cadastre apenas redes confiáveis, como as da sua casa e do seu trabalho. Evite também conectar o seu dispositivo em redes públicas. 

Confira boas práticas de uso do Modo Rua aqui

Como alterar o limite do Modo Rua?

Para alterar o limite do Modo Rua, basta seguir o passo a passo:

  • Entre na seção “Segurança”, no menu principal. Depois, clique em “Modo Rua”;
  • Clique no botão “Proteções”;
  • Na área de Pix, TED e boletos, clique no botão de lápis para mudar o valor;
  • Escolha o novo valor e clique em “Definir valor máximo”;
  • Pronto, suas definições foram salvas!

Como deixar meu celular ainda mais seguro?

Para conhecer outras formas de proteger ainda mais o seu aparelho, visite o site nubank.com.br/seguranca, nossa central de informações sobre segurança digital, com dicas para prevenção de golpes e instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular ou cartão ou uma fraude bancária, por exemplo.

Pack de Proteção do Nubank

O Modo Rua também faz parte do Pack de Proteção do Nubank, um conjunto de defesas do aplicativo do Nubank que protege o dinheiro, as transações e a conta dos clientes. Ele é formado por três ferramentas principais: o Modo Rua, o Alerta de Golpe e as Defesas Inteligentes.

Todo cliente Nubank e Nubank Ultravioleta já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor – a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua (exceto para clientes Ultravioleta, que têm essa proteção ativada automaticamente).

Sabe quando você vai fazer um Pix e recebe uma mensagem te avisando que aquela transação parece suspeita? Ou, ainda, quando você está fora de casa e precisa confirmar sua identidade antes de fazer transferências em um valor alto demais? Estas são algumas situações em que o Pack de Proteção oferece mais segurança e menos preocupação. 

Leia também:

App Nubank é seguro? Sim! A gente explica

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

SOS Nu: conheça o guia de segurança do Nubank em caso de golpes, roubos e outras emergências

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.