Pular navegação

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

O Modo Rua do Nubank é uma solução exclusiva e inovadora que permite aos clientes limitar transações sempre que estiverem fora de casa. Saiba como deixar seu aparelho protegido mesmo em situações mais sensíveis.

Na imagem, uma mão segura um celular com a tela virada para frente. A tela mostra a função Modo Rua dentro do aplicativo Nubank. A imagem está em um fundo degradé de roxo até rosa, e embaixo está escrito "Modo Rua"

O Modo Rua do Nubank nasceu para deixar o seu aplicativo ainda mais protegido. Funciona assim: você escolhe redes confiáveis (como as da sua casa, do trabalho e de familiares) e, ao sair na rua, seu app vai limitar o valor de transferências via Pix, TED e pagamento de boletos. E quem define esse limite é você – assim, seu dinheiro fica mais seguro caso seu celular seja roubado ou furtado.

A gente sabe que nem sempre é possível ter controle do nosso ambiente. Portanto, em situações com mais riscos, ter o Modo Rua ativado no seu app do Nubank elimina pelo menos essa dor de cabeça.

O Modo Rua é uma função inovadora e exclusiva do Nubank para proteger ainda mais o seu dinheiro.

Por enquanto, ele funciona para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Em breve, outras funções (como pedir um empréstimo e realizar uma compra no cartão) também entrarão na ferramenta. Deste modo, mesmo que o criminoso consiga fazer um empréstimo, o Modo Rua impedirá que o dinheiro saia da conta acima do limite estabelecido.

Com o Modo Rua, o Nubank avança nos cuidados com a sua segurança digital, usando a tecnologia para proteger e facilitar a sua vida. Ele é mais um entre vários outros mecanismos de segurança que já oferecemos no app, como o Alerta de Golpe, a autenticação multifatorial e uma série de defesas inteligentes da nossa infraestrutura.

https://www.youtube.com/watch?v=FAEsqnBlYuo

Clique aqui e descubra tudo que o Nubank faz pela sua proteção

Como ativar o Modo Rua do Nubank?

Para ativar o Modo Rua no app do Nubank, basta definir um limite de gastos fora de casa e indicar suas redes Wi-Fi seguras. Você pode escolher mais de uma rede – pense naquelas que você usa com frequência. Inclusive, se na sua casa você tem duas redes diferentes (uma 4G e outra 5G, por exemplo), cadastre as duas.

Depois de ativado, ele vai funcionar como uma camada extra de segurança para seu dinheiro e sua conta. Confira o passo a passo:

  • Entre no menu principal do app, indicado pelo botão de perfil no canto superior esquerdo da tela;
  • Vá na seção “Segurança”;
  • Clique em “Modo Rua” e depois em "Continuar";
  • Estipule o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;
  • Agora, selecione suas redes Wi-Fi seguras;
  • Clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.

Fácil, não é? E o melhor: depois de concluir a ativação, você não precisa mais repetir esse processo. Quando retornar para uma das suas redes seguras, suas transações voltam para o padrão automaticamente.

https://www.youtube.com/watch?v=2nVy7m30Vzo

Modo Rua automático: uma exclusividade dos clientes Nubank Ultravioleta

Para clientes Ultravioleta, a função Modo Rua é ativada automaticamente para transferências acima de R$ 15 mil. Isso significa que transações feitas acima desse valor só serão aprovadas após o reconhecimento facial.

Caso desejem, os clientes Ultravioleta podem alterar esse valor e cadastrar suas redes Wi-Fi seguras na Central de Proteção do app, exclusiva para quem é Nubank Ultravioleta. Clique aqui para saber mais.

E se eu precisar fazer uma transferência mais alta?

Se estiver na rua e quiser fazer transações acima do limite que você estabeleceu, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Ele é uma espécie de "prova de vida" para indicar que é você mesmo que está lá no momento. 

Com o reconhecimento facial, não adianta fazer uma foto da foto, ou subir imagem da galeria na plataforma – se não é você com o rosto na câmera, não vai funcionar. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

Como fazer o reconhecimento facial do Modo Rua?

O reconhecimento facial será exigido no momento em que você tentar realizar uma operação acima do limite que estabeleceu. Para realizá-lo, basta aproximar o rosto em frente à tela do seu celular e seguir os comandos indicados no app.

Se você é uma pessoa cega ou com baixa visão, toque no botão "Ajuda por voz durante o reconhecimento facial" para receber auxílio durante o processo de reconhecimento facial. O ideal é que você não utilize nenhum acessório que possa esconder o seu rosto, como óculos escuros, máscaras de proteção ou chapéus e bonés. 

Como usar o Modo Rua?

Para ter a melhor experiência possível com o Modo Rua, você pode estipular um limite de transações que faça sentido no seu dia-a-dia e que te deixe confortável em usar o app. Ou seja: nem muito alto, nem muito baixo.

Afinal, se você colocar, por exemplo, um limite de R$ 5, é provável que precise ficar o tempo todo confirmando sua identidade na rua. Melhor procurar por um meio termo.

Você também deve escolher suas redes Wi-Fi com sabedoria: cadastre apenas redes confiáveis, como as da sua casa e do seu trabalho. Evite também conectar o seu dispositivo em redes públicas. 

Confira boas práticas de uso do Modo Rua aqui

Como alterar o limite do Modo Rua?

Para alterar o limite do Modo Rua, basta seguir o passo a passo:

  • Entre na seção “Segurança”, no menu principal. Depois, clique em “Modo Rua”;
  • Clique no botão “Proteções”;
  • Na área de Pix, TED e boletos, clique no botão de lápis para mudar o valor;
  • Escolha o novo valor e clique em “Definir valor máximo”;
  • Pronto, suas definições foram salvas!

Como deixar meu celular ainda mais seguro?

Para conhecer outras formas de proteger ainda mais o seu aparelho, visite o site nubank.com.br/seguranca, nossa central de informações sobre segurança digital, com dicas para prevenção de golpes e instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular ou cartão ou uma fraude bancária, por exemplo.

Pack de Proteção do Nubank

O Modo Rua também faz parte do Pack de Proteção do Nubank, um conjunto de defesas do aplicativo do Nubank que protege o dinheiro, as transações e a conta dos clientes. Ele é formado por três ferramentas principais: o Modo Rua, o Alerta de Golpe e as Defesas Inteligentes.

Todo cliente Nubank e Nubank Ultravioleta já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor – a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua (exceto para clientes Ultravioleta, que têm essa proteção ativada automaticamente).

Sabe quando você vai fazer um Pix e recebe uma mensagem te avisando que aquela transação parece suspeita? Ou, ainda, quando você está fora de casa e precisa confirmar sua identidade antes de fazer transferências em um valor alto demais? Estas são algumas situações em que o Pack de Proteção oferece mais segurança e menos preocupação. 

Leia também:

App Nubank é seguro? Sim! A gente explica

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

SOS Nu: conheça o guia de segurança do Nubank em caso de golpes, roubos e outras emergências

Navegue