Pular navegação

App Nubank é seguro? Sim! A gente explica

Não se preocupe: enquanto você aproveita as vantagens do Nubank, nós cuidamos da sua segurança em tempo integral. Saiba quais são as ferramentas que deixam seu app mais seguro.

O Nubank é uma empresa digital. Por aqui, a gente oferece aos clientes a possibilidade de controlar a sua vida financeira em tempo real por meio de um aplicativo.

Desde o pedido dos nossos produtos – cartão de crédito, contaconta PJmaquininha no appconta para menores de 18empréstimo pessoalseguro de vidaseguro de celular e investimentos – até o cadastro das informações pessoais: tudo é feito pelo aplicativo de forma simples e transparente, e não há motivos para se preocupar. O app Nubank é seguro pois a forma como o cadastro é feito, o desbloqueio por biometria, as senhas e outras ferramentas de segurança que você nem vê o tornam muito seguro

A seguir, você descobre mais sobre cada camada de segurança do seu app.

Cadastro no app Nubank

Assim que alguém é aprovado e se torna cliente Nubank, é necessário concluir o cadastro pelo aplicativo. Basta enviar uma selfie segurando o documento (RG, CNH ou RNE).

Esse é um recurso que disponibilizamos para garantir ainda mais a segurança das informações dos nossos clientes, e que garante que determinada conta é vinculada a uma pessoa.

Senhas: 8 e 4 dígitos

Ao se tornar cliente, o usuário deve criar uma senha de 8 dígitos para ter acesso ao app Nubank. Ela deve ser alfanumérica – ou seja, conter letras e números.

https://www.youtube.com/watch?v=2SSOhoKvj0M

Esta senha é diferente da senha do cartão de crédito, que possui 4 dígitos. Lembrando que a senha do cartão também é utilizada para autorizar transações no app, como transferências e pagamentos. Ambas são criadas pelo próprio cliente no momento em que o cadastro é feito. 

Caso seja necessário, a senha de acesso ao app pode ser trocada dentro do próprio app. Já a senha do cartão, que também autoriza transações, não pode ser alterada, mas pode ser consultada somente após passar por um reconhecimento facial com teste de Prova de Vida.

Vale lembrar: tanto sua senha de acesso ao app quanto a do cartão são pessoais e não devem ser informadas a absolutamente ninguém.

App Nubank: desbloqueio por biometria

Clientes Nubank também podem desbloquear o aplicativo usando a mesma biometria digital ou facial cadastrada no seu aparelho celular para confirmar sua identidade. Para usar essa função, basta ativá-la dentro de “Segurança”, clicando em Acesso ao app. Não se preocupe, pois esta proteção já está ligada por padrão para todos os nossos clientes.

Importante: Todos os nossos processos são feitos dentro das regulamentações do Banco Central e as informações compartilhadas no app Nubank são protegidas por sigilo bancário.

Reconhecimento facial com teste de Prova de Vida

Além do desbloqueio por biometria digital, o app do Nubank tem uma camada de segurança chamada de reconhecimento facial com teste de Prova de Vida. O reconhecimento facial é uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial e outros algoritmos para identificar uma pessoa pelo rosto. 

No caso do Nu, essa ferramenta é utilizada como teste de Prova de Vida, já que é capaz de medir vários outros dados biométricos para confirmar que é você mesmo que está com o rostinho na tela durante uma operação. Tudo é feito em tempo real, ou seja, se alguém tentar usar uma foto para se passar por você, não vai funcionar. 

Pack de Proteção do Nubank

O Pack de Proteção do Nubank é um conjunto de defesas e ferramentas que atuam de forma integrada para manter o seu dinheiro e as suas transações seguras. O Pack é formado por três ferramentas:

Dessas três, a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua (abaixo, você confere como fazer isso), enquanto que as outras duas funcionam automaticamente no seu app.

https://www.youtube.com/watch?v=FSiDypWfUdY

Isso significa que, além das camadas de segurança que você pode ver e configurar (como o Modo Rua e as suas senhas, por exemplo), existem também uma série de outras ferramentas que atuam em silêncio, te protegendo mesmo quando você não percebe.

Com o Pack de Proteção do Nubank, você tem mais segurança, menos dor de cabeça e não precisa se preocupar o tempo todo se sua conta e o seu dinheiro estão seguros. Nós cuidamos de tudo por você, em tempo integral, para que você possa viver suas escolhas sem medo. 

Confira abaixo, como funcionam cada uma das ferramentas que compõem o Pack de Proteção. 

Modo Rua

O Modo Rua é uma ferramenta  que permite que você defina um limite para transações de Pix, transferências e pagamento de boletos sempre que estiver fora de casa. Caso você precise realizar uma transação fora do limite que estipulou, pode fazer um reconhecimento facial dentro do app que funciona como uma "prova de vida". 

Isso significa que a transação só será autorizada caso seja você mesmo do outro lado da tela – não vale tirar uma foto da foto ou subir um arquivo do celular. Se não for você, a operação não será concluída. Mesmo que o seu celular seja roubado ou furtado, ou mesmo que a pessoa tenha a sua senha, ela não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

https://www.youtube.com/watch?v=Zk9CFx_SQrs

Como ativar o Modo Rua?

O processo é bem simples e rápido:

  • Entre no menu principal do app (canto superior esquerdo) e vá em "Segurança";
  • Clique em “Modo Rua”. Depois, clique em “Continuar”;
  • Neste momento, você precisa estipular o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Pense num valor que faça sentido com as suas movimentações financeiras do dia a dia, assim a gente não precisa confirmar sua identidade o tempo todo;
  • Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;
  • Agora, selecione suas redes de wi-fi seguras. Você pode cadastrar mais de uma rede, como a da sua casa, do escritório e de algum familiar, por exemplo. Se sua casa tem uma rede 2G e outra 5G, cadastre as duas;
  • Clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.

Leia também: Como usar o Modo Rua? Dicas e boas práticas para ter mais segurança

Defesas inteligentes

As Defesas Inteligentes são uma barreira nos produtos do Nubank que funcionam a partir de algoritmos de inteligência artificial e machine learning. Elas são capazes de analisar o comportamento dos usuários e, desse modo, identificar se alguma transação fora do seu perfil de compra for realizada por um fraudador, nós saberemos e seremos capazes de bloqueá-la automaticamente. 

Sabe quando você vê uma compra riscada da sua fatura de cartão de crédito? Ou quando te pedimos para confirmar uma transação antes de você concluí-la? Esses são exemplos de como as Defesas Inteligentes atuam pela sua proteção antes mesmo que você se exponha a alguma situação de risco.  

Alerta de Golpe

O Alerta de Golpe é um recurso capaz de te alertar caso você esteja prestes a realizar uma transação (seja Pix ou TED) para uma conta que já tenha sido associada a uma denuncia de golpe. Quando isso acontecer, uma mensagem de segurança aparecerá na sua tela indicando a possibilidade de risco. 

Após o alerta, você pode decidir se irá cancelar a transação ou não. Esse é um modo de proteção eficaz para evitar que o seu dinheiro caia em mãos erradas.

O cliente no controle

Além de todos esses recursos, o Nubank oferece, ainda, duas funções no app que ajudam seus clientes a terem ainda mais controle e segurança na hora de comprar com o cartão de crédito.

A primeira é o bloqueio pelo app. Não consegue encontrar o seu cartão? Em segundos, basta fazer o bloqueio pelo próprio aplicativo, a qualquer momento. Desbloquear também é simples: basta um toque no app para que o cartão volte a funcionar.

A segunda é o Cartão Virtual, que pode ser gerado também pelo app. Ele funciona como um segundo cartão, vinculado ao mesmo limite, porém com números diferentes dos do cartão físico.

O cartão Virtual Nubank é ideal para compras online ou cadastro em aplicativos. Assim, caso tenha algum problema com uma transação online, o cliente não fica sem seu roxinho físico. Você pode até criar vários cartões virtuais diferentes, e usar eles para diferentes lojas ou assinaturas.

Quer saber mais sobre o Cartão Virtual? Veja aqui.

Leia também:

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

SOS Nu: um guia de como agir em caso de golpes, roubos e outras emergências

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.