Pular navegação

API de pagamento: o que é e como funciona? 

A sigla para Application Programming Interface é o nome dado ao sistema de comunicação entre instituições financeiras e e-commerces, para facilitar os processos de pagamentos pelas lojas virtuais.

API é o nome dado ao sistema de comunicação entre instituições financeiras e e-commerces.

Um pagamento seguro e com processos simples interfere diretamente na conversão de vendas de um e-commerce. Os clientes precisam sentir segurança ao compartilhar dados confidenciais quando fazem compras e é nesse ponto em que uma API de pagamento pode se encaixar. 

Com a quantidade enorme de informações sobre golpes circulando pela internet e as constantes mudanças de comportamento do consumidor, a criação de estratégias para atender e oferecer a melhor experiência se faz ainda mais necessária.

Por isso, o sistema de comunicação entre instituições financeiras e lojas virtuais veio para facilitar o acesso do lojista a aplicativos externos, que contribuem para melhorar as vendas. 

Quer saber o que é a API de pagamento, para que serve, como funciona e quais são seus benefícios? Saiba mais a seguir. 

O que é uma API de pagamento? 

A sigla API vem do inglês Application Programming Interface, que pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicativos. Essa solução tecnológica consiste em uma programação pré-definida que determina a interface de acesso a um sistema online. Em outras palavras, a API é como se fosse uma ponte que conecta os dados entre dois lugares diferentes. 

No caso de uma API específica de pagamento, esse sistema de comunicação possibilita o acesso do e-commerce aos aplicativos de pagamento, fazendo a ligação entre a loja virtual e as instituições financeiras por meio de códigos de programação. 

Para que serve uma API de pagamento? 

Basicamente, uma API de pagamento serve para automatizar os processos de pagamento na loja virtual. A tecnologia facilita a transmissão de dados entre cliente, e-commerce e instituições financeiras durante a compra online.

A implementação de uma API ajuda a identificar e filtrar as tarefas essenciais para o fluxo de finalização da compra, automatizando as atividades da plataforma e garantindo ao usuário um pagamento mais seguro e prático. 

É a partir de uma API, por exemplo, que o e-commerce faz a comunicação com a provedora de pagamentos realizados via Pix, transmitindo as informações de reconhecimento da compra. Assim, a plataforma pode seguir para os próximos passos de confirmação e entrega. 

Mais um exemplo: imagine que o cliente fez uma compra e, para ter a confirmação do pagamento, ele precisa compartilhar o CPF e o número do cartão de crédito. Se o seu e-commerce tem uma API de pagamento integrada, a tecnologia envia rapidamente essas informações para a instituição financeira para confirmar a conclusão da compra ou não. 

Para etapas burocráticas do checkout, o sistema de programação pode emitir segunda via do boleto ou nota fiscal, gerar alertas para datas de vencimento de boletos, oferecer opções de parcelamento durante o ato da compra e ainda calcular juros e multas instantaneamente. 

Como funciona a API de pagamento?

Garantir segurança e rapidez no compartilhamento de informações é o principal objetivo de uma API de pagamento. Para que isso aconteça, resumidamente, funciona da seguinte forma:

  1. O e-commerce implanta a tecnologia na etapa de checkout da compra; 
  2. Depois do cadastro com dados pessoais e de entrega, o cliente escolhe um dos meios de pagamento disponíveis; 
  3. Na sequência, a API de pagamento recebe as informações criptografadas e, nesse momento, inicia a interpretação dos dados, como validação do cartão de crédito; 
  4. Por fim, a tecnologia envia ao usuário um aviso automático com a confirmação da compra, sem a necessidade de sair da plataforma. 

Depois da implementação inicial, as etapas seguintes acontecem em questão de segundos, imperceptíveis ao consumidor, que se preocupa apenas com o preenchimento dos dados e com o método de pagamento escolhido. 

Quais são os benefícios da API de pagamento? 

Toda a gestão do negócio se beneficia com a integração de uma API de pagamento. Isso porque os processos básicos são operados de modo automático, contribuindo para um melhor controle e padronização. 

Com as tarefas simplificadas e o gerenciamento de informações realizado por um sistema, sem interferência manual, a loja virtual ganha agilidade, agregando valor ao negócio e aumentando a performance.

Além dos benefícios acima, também é possível citar: 

  • Redução de custos de operação, já que as funcionalidades ficam centralizadas em uma tecnologia, sem a necessidade de desenvolver outras aplicações para o checkout da compra; 
  • Menor volume de dados, impactando diretamente no processamento e desempenho da plataforma de e-commerce; 
  • Redução na margem de erros, como cobranças indevidas ou não identificação do pagamento;
  • Relatórios completos de mensuração e análise de métricas específicas sobre os meios de pagamento mais utilizados, produtos mais vendidos e outras informações. 

Ou seja, os e-commerces que possuem uma API de pagamento garantem processos mais transparentes e uma experiência melhor ao cliente. E, para o lado do varejista, mais agilidade e produtividade nas atividades de rotina.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.