Pular navegação

Reconhecimento facial: como funciona essa tecnologia?

Entenda a ferramenta capaz de identificar o rosto de uma pessoa e veja como ela é utilizada para combater fraudes.

Imagem de uma mulher segurando um celular. Ela está de costas para a câmera e usa uma jaqueta preta de couro.

Como provar que você é mesmo quem diz ser no mundo digital? Algumas ferramentas têm buscado responder a essa questão, melhorando os métodos de identificação de uma pessoa em ambientes virtuais. 

Uma delas é o reconhecimento facial, tecnologia capaz de reconhecer padrões e fazer uma identificação mapeando as características físicas do rosto de uma pessoa. Pode reparar: quase toda câmera de smartphone tem um sistema de identificação do rosto – e alguns deles conseguem até categorizar suas fotos em pastas específicas de acordo com quem está nelas. 

Além de um recurso fotográfico, o reconhecimento facial também pode ser utilizado para a sua proteção. 

Mas calma… O que é reconhecimento facial?

O reconhecimento facial (ou biometria facial) é uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial e outros algoritmos para identificar uma pessoa pelo rosto. 

Ele é capaz de ler suas características físicas através de uma câmera e detectar pontos específicos como tamanho do nariz, distância entre os olhos e formato da boca para saber se você é mesmo quem diz ser. 

Como a face humana tem uma composição básica, o reconhecimento facial visualiza essa composição a partir de formas geométricas e algorítmicas. Hoje, novas tecnologias com leitura 3D permitem que esse "mapa do rosto" seja feito de forma mais precisa. 

Assim como a leitura de impressões digitais ou a leitura da íris do olho, o reconhecimento facial é um tipo de segurança biométrica. 

Onde o reconhecimento facial é utilizado?

O reconhecimento facial tem se tornado cada vez mais popular, sendo utilizado de diferentes formas para proteger ou facilitar a troca de informações. A ferramenta é útil em outros contextos como:

Proteção de dados

Seja ao desbloquear a tela do seu celular ou controlando a entrada e saída de pessoas em ambientes sigilosos de uma empresa, por exemplo, o reconhecimento facial pode ser usado como escudo antifraude e impedir crimes de falsidade ideológica. 

Controle de fronteiras

Você já passou por algum aeroporto pelo mundo que exigiu uma leitura facial? No Brasil, as capitais São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram as primeiras no país a aderir ao sistema para identificar passageiros e controlar o fluxo de pessoas. Com ele, é possível reduzir filas, aumentar o nível de segurança dos aeroportos e automatizar processos.

Identificação de pessoas desaparecidas

Quando uma pessoa desaparece, a foto dela pode ser incluída em um banco de dados, o que facilita a identificação pela polícia caso a pessoa transite por algum espaço público vigiado por câmeras ou até mesmo em aeroportos e eventos. 

O que o reconhecimento facial tem a ver com meu dinheiro?

Operações financeiras realizadas pela internet já utilizam o reconhecimento facial como uma camada extra de proteção para clientes. 

Além de usar a senha, algumas instituições financeiras também pedem que o rosto dos clientes seja usado como prova de vida durante operações de risco, garantindo que o cliente é mesmo quem ele diz ser. Nestes casos, a identificação precisa ser feita "em tempo real", isto é, sem que seja utilizada uma foto ou uma representação falsa do rosto de uma pessoa. 

Esse tipo de tecnologia é importante para proteger contas bancárias e evitar que outras pessoas realizem operações fraudulentas se passando por você. Nestes casos, os usuários não correm o risco de terem senhas vazadas

Como o reconhecimento facial é usado no Nubank?

O reconhecimento facial do Nubank é feito com uma tecnologia diferente da que é usada no desbloqueio de um celular, por exemplo. Ela é chamada de Teste de Prova de Vida e garante que somente você conseguirá fazer essa transação. 

Além do reconhecimento facial, o aplicativo do Nubank também é capaz de medir vários outros dados biométricos que comprovam que é você mesmo naquele momento e que ninguém está usando uma foto para se passar por você, por exemplo. 

No Nubank, essa tecnologia já é utilizada como uma camada adicional de segurança para diversas operações sensíveis no seu aplicativo, como a recuperação e desbloqueio de PIN, autenticação de um novo aparelho celular e como o bloqueio do Modo Rua, uma função útil contra roubos e furtos de celular que pode ser ativada sempre que os clientes estiverem fora de casa.

Não é possível alguém parecido com você ser reconhecido pelo Teste de Prova de Vida, fazer uma "foto da foto" ou fazer upload de foto da galeria. Em outras palavras, se não é você de frente para a câmera na hora do teste, ele não será aprovado.

Leia mais:

Cibersegurança: o que é e como aplicá-la

Como proteger os seus dados em sites de e-commerce?

SOS Nu: um guia de como agir em caso de golpes, roubos e outras emergências

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.