Pular navegação

Como funciona o Alerta de Golpe do app do Nubank?

O recurso do Alerta de Golpe ajuda a evitar que seu dinheiro pare em mãos erradas. Entenda como ele funciona.

Vista de cima a parte de trás do topo da cabeça de uma mulher que segura na sua mão esquerda seu celular visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, enquanto com a outra mão despeja suco de uva de uma jarra transparente em um copo, do lado uma tigela de castanhas e ao fundo uma porção de frutas dentro de uma pia.

O Nubank nasceu para descomplicar a vida das pessoas, com produtos e serviços financeiros fáceis de usar e seguros. Temos sistemas de defesa inovadores e eficientes para garantir a segurança de nossos clientes – um deles é o Alerta de Golpes.

O Alerta de Golpe é uma das ferramentas que compõem o nosso Pack de Proteção, que engloba também o Modo Rua e as Defesas Inteligentes. Como diz o nome, essa função avisa o cliente quando ele está prestes a fazer uma transação para uma conta potencialmente suspeita.

Importante: o Alerta de Golpe é uma ferramenta a mais para ajudar a te proteger. Mas é muito importante estar sempre atento a potenciais golpes e nunca enviar dinheiro sem se certificar de que a conta de destino é confiável.

Confira aqui dicas para identificar um golpe

Entenda, a seguir, como funciona o Alerta de Golpe do Nu.

Alerta de Golpe do Nubank: o que é?

O mecanismo de um golpe tem sempre uma lógica: capturar pessoas pouco atentas que caem em situações que parecem seguras, mas não são.

Criar páginas que se parecem legítimas, mas são falsas; promoções boas demais para ser verdade – e normalmente não são; usar engenharia social para parecer uma história bem contada, essas são só algumas das estratégias usadas pelos golpistas.

A gente fala sobre isso em nosso canal do Youtube. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=3sgGfjFTS5s

A boa notícia é que clientes Nu têm uma defesa adicional para se prevenir contra isso. Afinal, entre a série de ferramentas de inteligência artificial que protegem o seu dinheiro, existe o Alerta de Golpe.

O Alerta de Golpe é um recurso que pode te sinalizar caso você esteja prestes a confirmar uma transação para uma conta suspeita. Ele aparece como um pop-up no app antes de você concluir a transação, seja ela de Pix ou TED. O que permite a você pensar melhor, revisar as informações ou até pesquisar mais antes de efetivar a transação.

Como o Alerta de Golpe funciona?

O Alerta de Golpes usa como base o banco de dados do Banco Central (Bacen), assim como o nosso próprio banco de dados do Nubank, gerado por relatórios internos. Ou seja, a combinação dessas informações aliada a nossa tecnologia permite que alertas apareçam na tela do app dos nossos clientes quando tivermos informações de que uma conta de destino pode não ser confiável.

O alerta aparece com a mensagem "Suspeita de fraude detectada". Se você receber esse alerta, terá a opção de prosseguir ou não com a transação.

A opção final sempre será sua – nós queremos te munir com o máximo de informações para tomar uma decisão melhor.

Veja, no gif abaixo, como o alerta de golpe aparece no seu app.

Quer saber mais sobre segurança no Nubank? Então acesse a página do SOS Nu e conheça todas as funcionalidades do Nu para proteger o seu dinheiro.

Leia também:

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

Como funcionam as defesas inteligentes que protegem os produtos do Nubank?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.