Pular navegação

Pix natalino do Nubank? É golpe: veja como se proteger

No golpe do Pix natalino, criminosos se passam pelo Nubank e enviam mensagens de WhatsApp com falsa promoção de Natal. Entenda e saiba o que fazer caso tenha clicado em links falsos.

O Nubank nasceu para lutar contra a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Também faz parte do nosso compromisso garantir que esse sistema seja seguro e confiável para todos. Por isso, quando criminosos tentam usar o nome do Nubank para aplicar crimes e enganar clientes, como no golpe do Pix natalino, é nosso dever alertar. 

Neste golpe, que começa com uma mensagem enganosa compartilhada pelo WhatsApp, a falsa promoção chamada "Nubank Natal Feliz" supostamente ofereceria R$ 50 via Pix para clientes que entrassem em um link fraudulento.

O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe. 

O texto da promoção falsa é acompanhado de uma imagem do logo do Nubank e também incita os clientes a agirem rápido, antes que todos os falsos cupons de Pix sejam resgatados. Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes. 

Saiba quais são os 4 sinais de um golpe

Descubra, a seguir, o que fazer caso você receba essa mensagem.

Recebi uma mensagem sobre o Pix natalino. O que devo fazer?

Se você receber esse tipo de mensagem pelo WhatsApp ou redes sociais, desconfie. Não clique no link nem forneça informações pessoais. Você ainda pode denunciar o contato diretamente no aplicativo. Tome cuidado também com a sua chave Pix: caso ela seja o seu número de CPF, por exemplo, não divulgue, assim os golpistas não terão acesso a ele. 

Se você clicou no link e teme que seus dados tenham sido expostos, entre em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento e consulte também nossa página de segurança digital, no link nubank.com.br/seguranca. Lá você encontra orientações sobre como se prevenir e o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais.

Se você é cliente Ultravioleta e precisa de ajuda urgente, use o Suporte de Emergência 24h, um canal direto de atendimento que ajuda a resolver problemas de forma rápida, a qualquer hora do dia. Por meio desse canal, você será atendido por uma pessoa especialista nesses temas mais sensíveis, sem robôs ou respostas automáticas. O Suporte de Emergência 24h está na seção Central de Proteção do seu app.

Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank?

Se você foi impactado por uma mensagem do Pix Natalino ou qualquer outra tentativa de golpe, é possível nos alertar usando o Canal de Denúncias do Nubank. Lá, você pode registrar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas com produtos e serviços Nu, basta entrar no link, procurar pelo botão "Fazer denúncia" e descrever o que aconteceu. 

Promoção de fim de ano do Nubank

No momento, a única promoção vigente no Nubank é a "N Chances de Ganhar", que rende prêmios semanais para os participantes que realizam pagamentos com o cartão de crédito. Clique aqui para saber como participar e conferir o regulamento.

Leia também:

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

Me Roubaram: como bloquear seu cartão e deslogar sua conta Nubank em casos de roubo, furto e perda

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.