Pular navegação

Como funcionam as Defesas Inteligentes que protegem os produtos do Nubank?

Os serviços do Nubank têm uma camada de segurança criada a partir de um sistema de inteligência artificial que te protege mesmo quando você não percebe. Descubra o que são as Defesas Inteligentes e como elas funcionam.

O Nubank nasceu para descomplicar a vida financeira das pessoas e oferecer produtos e serviços que simplifiquem a sua relação com o dinheiro. E essa simplicidade se estende também às nossas defesas, que garantem que suas informações e o seu dinheiro estão seguros sem causar atritos no seu dia a dia.

No Nubank, nós temos soluções de segurança eficientes e precisas, que protegem nossos clientes do momento em que eles abrem a conta e ao longo de todo o relacionamento com a gente. 

Por isso, desde o primeiro dia, investimos em uma série de ferramentas de segurança capazes de proteger seu dinheiro, sua identidade e seus dados contra possíveis ataques, golpes e fraudes. 

Além das camadas de segurança que você consegue ver e configurar, como as senhas, o Modo Rua e a proteção de acesso ao app, existem outras defesas que atuam em silêncio, te protegendo mesmo quando você não percebe.

As Defesas Inteligentes também fazem parte do nosso Pack de Proteção, um conjunto de ferramentas que atuam de forma simultânea para proteger o seu dinheiro e suas transações. Com o uso de inteligência artificial, somos capazes de te proteger mais e melhor. Conheça algumas dessas defesas abaixo. 

O que são as Defesas Inteligentes do Nubank?

Defesa Inteligente é o nome que nós damos a um sistema de proteção construído com inteligência artificial. 

A partir dele, usamos algoritmos para extrair padrões de dados que nos indicam comportamentos atípicos com o perfil do usuário. Em outras palavras, os sistemas do Nubank entendem automaticamente como cada cliente se comporta e conhecem seus hábitos. Desse modo, somos capazes de nos antecipar em relação aos ataques que nascem a partir da quebra de um padrão.

Ou seja: se alguém tentar invadir sua conta ou tentar fazer uma transação com os dados do seu cartão quebrando o padrão que a inteligência artificial já conhece, as Defesas Inteligentes são capazes de agir na hora para combater o ataque. 

Isso acontece pois a inteligência artificial faz análises personalizadas e individuais, com base no comportamento de cada transação e de cada cliente.

Sabe quando alguma compra do seu cartão de crédito é riscada? Ou quando você recebe uma mensagem no app te pedindo para confirmar alguma transação? Esses são exemplos de como a nossa Defesa Inteligente age diante de comportamentos suspeitos.

Esse sistema funciona a todo o momento, em todas as etapas da jornada dos nossos clientes: na abertura da conta, no login do dispositivo, em transações financeiras, em compras fora do app e até quando você entra em contato com a gente.

Sempre que uma nova conta é aberta, o sistema é capaz de prever se ela será usada por um cliente legítimo ou por um criminoso que tenta se passar por cliente, mas que na verdade só quer usar a conta para aplicar golpes, por exemplo.

O mesmo vale para o uso do cartão de crédito, transferências e pedidos de empréstimo: as Defesas Inteligentes do app do Nubank podem identificar se uma transação é ou não legítima a partir de padrões de comportamento nos dados analisados. 

Em quais situações as Defesas Inteligentes podem me proteger?

As Defesas Inteligentes atuam em diversas situações, como:

  • Quando há uma suspeita de fraude de identidade na abertura de uma conta;
  • Quando tentam usar a conta para receber valores de forma indevida ou aplicar golpes e fraudes em outros clientes;
  • Quando há uma movimentação suspeita ou fora dos padrões de comportamento de um cliente;
  • Quando tentam obter benefícios financeiros indevidos com a conta; 
  • Quando há algum uso incorreto dos nossos produtos ou serviços, que fere os Termos de Uso do Nubank;
  • Quando há uma tentativa de invasão de conta.

Além de proteger a sua conta e o seu dinheiro, as Defesas Inteligentes protegem também todo o sistema financeiro, impedindo que criminosos utilizem os sistemas do Nubank para aplicar golpes e fraudes.

Leia também:

Por que minha conta do Nubank foi bloqueada?

App Nubank é seguro? Sim! A gente explica

O que é Machine Learning e o que isso tem a ver com o Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.