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Por que minha conta do Nubank foi bloqueada?

O bloqueio de contas é uma medida de proteção do Nubank que ajuda a garantir mais segurança em todo o sistema financeiro. Entenda por que ele acontece e o que fazer caso sua conta tenha sido bloqueada.

Perfil de uma mulher branca de cabelos curtos segura com as duas mãos um celular e visualiza sua conta no aplicativo do Nubank, ao fundo e desfocado um homem branco olha para um notebook em cima de uma mesa de madeira com um caderno aberto e alguns papéis espalhados.

O Nubank nasceu para lutar contra a complexidade do sistema financeiro. E parte da nossa missão é garantir um sistema seguro e de confiança para todos. É por isso que, em alguns casos, nossas medidas de proteção podem gerar o bloqueio da conta do Nubank de um cliente. A segurança e a proteção dos dados dos nossos clientes sempre foram uma prioridade, e continuarão sendo.

Se você ouvir que o Nubank está bloqueando contas, fique atento a fake news: bloqueios podem acontecer por alguns motivos e, para garantir a segurança, nossa equipe faz uma análise. cuidadosa da conta.

Entenda a seguir os motivos que podem levar uma conta do Nubank a ser bloqueada, e o que fazer caso você acredite que a sua entrou nessa situação.

Por que a minha conta foi bloqueada?

Uma conta do Nubank pode ser bloqueada quando recebemos algum tipo de denúncia ou quando uma atividade suspeita é identificada. O objetivo é garantir não só a segurança dos nossos clientes, mas de todo o sistema financeiro. 

Estamos constantemente aprimorando nossos métodos para identificar comportamentos suspeitos e investindo em ações de segurança para proteger nossos clientes e toda a indústria. Uma das formas de fazer isso é através de bloqueios preventivos dos produtos.

O bloqueio da conta do Nubank é feito para que possamos analisar os dados e garantir que o uso da conta é legítimo e a transação é segura. Quando isso acontece, nossa equipe de segurança trabalha com agilidade para compreender a situação e ajudar clientes a resolver o problema. 

Durante esse processo, as equipes de atendimento ao cliente não têm permissão para compartilhar informações nem mesmo com os titulares da conta. Essa também é uma medida de proteção para que fraudadores não tenham conhecimento sobre a investigação e dados de clientes, nem possam tentar fazer algo para impedi-la. 

Em quais situações uma conta pode ser bloqueada?

Uma conta pode ser bloqueada nas seguintes situações:

  • Quando é necessário confirmar se o cadastro e os documentos enviados por um cliente são legítimos – assim garantimos que não há fraude de identidade;
  • Quando há uma movimentação suspeita ou denúncia. Nestes casos, checamos a transação para saber se o dinheiro que o cliente recebeu ou está tentando movimentar é mesmo dele;
  • Quando há algum uso incorreto dos nossos produtos ou serviços;
  • Quando há suspeita de que sua conta não está sendo utilizada por você.

O que acontece quando uma conta é bloqueada?

Cada processo tem suas particularidades. Geralmente, após identificarmos algo que gera o bloqueio da conta do Nubank, todas as atividades no app ficam indisponíveis. 

Quando o cliente entra em contato conosco questionando o bloqueio, explicamos que a conta foi bloqueada e que estamos seguindo todos os procedimentos de verificação necessários para a liberação.

Entendemos que pode ser frustrante não receber todas as informações, mas essa é uma medida essencial de proteção – em alguns casos, ela pode proteger inclusive o próprio cliente que teve a conta bloqueada, caso um fraudador esteja tentando invadi-la sem seu conhecimento.

No caso de bloqueios temporários, o cliente pode até não perceber que sua conta foi bloqueada, recuperando o acesso a ela pouco tempo depois. 

Para casos em que o processo dura mais tempo, nós comunicamos o desbloqueio da conta por e-mail. Em todas as situações, o e-mail será a principal ferramenta de contato do Nubank com o cliente. Se precisarmos de mais informações para o desbloqueio da conta, vamos solicitar por e-mail.

Durante o processo, o dinheiro do cliente estará protegido e será liberado após análise, desde que não haja indícios de fraude. 

Não acho que minha conta deveria ter sido bloqueada. E agora?

Nós temos o dever de proteger os clientes e fazer uma análise atenta caso seja identificado um comportamento suspeito. Vez ou outra, um cliente legítimo pode ter a sua conta bloqueada em uma situação onde identificamos algum tipo de risco, mas esses casos são poucos.

Essa é uma medida que visa, inclusive, proteger a própria pessoa em alguns casos. Nós trabalhamos ao máximo para minimizar o transtorno aos nossos clientes legítimos. Nestes casos, nosso time de segurança revisa o bloqueio para identificar que está tudo certo e liberar seu acesso.  

Todo esse processo é feito pensando na sua segurança e na segurança de todo o mercado. Sistemas financeiros mais seguros trazem benefícios para todos os clientes, incluindo aqueles que foram bloqueados por engano e depois liberados.

Se você identificou um problema e gostaria de reportá-lo, basta acessar os canais de atendimento oficiais do Nubank e enviar a sua solicitação.

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