Você já ouviu falar desse golpe. Talvez até conheça alguém que tenha sido vítima – mas… sabe mesmo como funciona a clonagem de aparelho ou de app de chamadas? O que os criminosos fazem, de fato, para ter acesso ao seu telefone?
Primeiro, é preciso entender que o nome popular de “clonagem” costuma ser usado para se referir a dois tipos diferentes de golpes: clonagem do aparelho e uso de apps de mensagens.
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1. Clonagem do aparelho
O que é: quando alguém consegue usar a sua linha para fazer chamadas – e você paga a conta. Um celular clonado, nas palavras da própria Anatel, é um telefone “reprogramado para transmitir o código do aparelho e o código do assinante habilitado”.
Ou seja: o celular clonado é o aparelho usado pelo criminoso para fazer ligações telefônicas como se fosse o aparelho da vítima – assim, essas chamadas são debitadas na conta do titular da linha.
Como acontece
Esse tipo de golpe é mais sofisticado e costuma ocorrer com uso de tecnologias ilegais de monitoramento. Funciona assim:
- Cada telefone possui uma combinação única de código do aparelho e código do assinante;
- Sempre que o celular é ligado, essa combinação precisa ser enviada para uma rede para a autenticação;
- Usando aparelhos como scanners de frequência, criminosos tentam interceptar essa comunicação e, assim, habilitar os códigos também em outro aparelho;
- Se isso acontecer, a prestadora de serviço não consegue distinguir o aparelho clonado do original habilitado: é como se houvesse apenas um.
Segundo a Anatel, esse tipo de fraude geralmente acontece quando se está no modo “roaming” – ou seja, fora da área de cobertura original da operadora, e operando no chamado modo analógico.
No entanto, o golpe de clonagem não é trivial – é preciso explorar alguma vulnerabilidade do sistema. Segundo a Anatel, “existem várias soluções sofisticadas para a detecção e prevenção de fraudes de clonagem e as prestadoras têm procurado dispor destes recursos como parte de suas operações”.
Como saber se fui afetado?
Um dos indícios mais comuns é começar a receber muitas chamadas erradas – pessoas buscando alguém no seu telefone – ou ter dificuldades para completar ligações. Outros indícios são créditos acabando muito rápido, ou a conta chegando mais alta do que de costume.
Como se prevenir:
Para se prevenir, a recomendação é checar sempre sua fatura, evitar usar o modo analógico do telefone (ativar a opção Digital sempre que possível) e procurar estabelecimentos seguros para fazer a manutenção do aparelho. Além disso, caso vá comprar um aparelho usado, a Anatel recomenda checar se ele não é roubado – para fazer isso basta consultar com a prestadora se aquele aparelho consta do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI).
2. Clonagem de app
O que é: quando alguém tem acesso ao seu aplicativo de troca de mensagens e consegue se comunicar com seus contatos como se fosse você.
Como acontece: o golpe mais comum é o de induzir a vítima ao erro, fazendo com que ela entregue o acesso ao app aos criminosos.
Funciona assim:
- A maioria dos apps de mensagens possui um sistema de verificação por meio de SMS.
- Se você tentar cadastrar seu número em um novo dispositivo, por exemplo, uma mensagem costuma ser enviada para o seu telefone para que você confirme o cadastro.
- Os criminosos então criam um falso pretexto para entrar em contato com a vítima: uma loja oferecendo uma promoção, uma oportunidade imperdível, um sorteio, uma verificação de segurança da operadora, etc…
- O próximo passo é dizer que, para confirmar o prêmio/checagem ou o que quer que seja, um código será enviado para o seu telefone – e você precisa repassar esse código a eles.
- Em paralelo, os próprio criminosos tentam cadastrar o seu app (usando seu número de telefone) em um novo aparelho. O sistema do app, então, envia uma mensagem ao número com um código para confirmar – e a vítima muitas vezes repassa esse código.
- Com o código, os criminosos conseguem “clonar” a sua conta de mensagens – na verdade, assumir controle dela.
- Muitas vezes, se passam por você para pedir dinheiro ou pagamentos a seus contatos em seu nome.
Como se prevenir?
- Desconfie sempre de links, SMSs ou mensagens que pedem para você clicar em algo;
- Nunca passe senhas ou códigos de serviços que usa a terceiros;
- Ative sempre todas as camadas de proteção, senha e verificação em múltiplas etapas do seu serviço de mensagens;
- Nao deixe seu celular desbloqueado em locais públicos, como festas;
- Em caso de problemas, contate imediatamente o suporte do app e avise seus conhecidos que outra pessoa pode estar enviando mensagens em seu nome.
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