Pular navegação

Como saber se meu celular foi clonado? Entenda esse tipo de golpe

Afinal, como acontece o golpe da clonagem do celular? É fácil? Comum? Saiba o que você pode fazer para se prevenir.

ilustração mostra uma caixa com uma mão saindo segurando um celular

Provavelmente, você já ouviu falar do golpe do celular clonado. Talvez até conheça uma pessoa que tenha sido vítima ou recebeu mensagens falsas de um criminoso se passando por alguém conhecido. E aí você se pergunta: “como saber se meu celular foi clonado?”

O primeiro passo para encontrar a resposta é entender que o nome popular de "clonagem" costuma ser usado para se referir a tipos diferentes de golpes. No entanto, o mais comum deles envolve o chip do aparelho.

Abaixo, entenda como funciona esse golpe e o que os criminosos fazem, de fato, para ter acesso ao seu telefone. Além disso, confira dicas para não ter seu celular clonado.

Celular clonado: entenda esse golpe de clonagem do chip

A clonagem do chip é conhecida como clonagem de celular ou do aparelho. Embora o criminoso não tenha acesso físico ao seu smartphone, ele toma o controle do número do seu chip, e, consequentemente, de tudo o que está vinculado a ele – desde a linha telefônica, pacote de dados, SMS etc. 

Essa prática é conhecida também como SIM swap, ou troca de SIM card, o nome “oficial” do chip de celulares.

Fazer ligações com a sua linha pode ser uma das consequências, mas a maior dor de cabeça está relacionada à possibilidade do fraudador ter acesso a autenticação enviadas por aplicativos via SMS ou ligação – as confirmações de identidade que são feitas por esses meios. Assim, ele consegue entrar nas suas contas nesses apps e sites.

Como esse golpe acontece?

As táticas mais comuns envolvem o uso de informações obtidas de forma ilícita na operadora, como o próprio cliente, ou por meio de vazamentos de dados.

No primeiro caso, quadrilhas burlam processos das operadoras e conseguem dados de clientes de forma ilícita. No segundo, os clientes das operadoras são enganados pelos fraudadores, que contatam as vítimas com apenas algumas das informações e manipulam a pessoa para que forneça o restante dos dados necessários. Esse tipo de tática é chamada de engenharia social

No último caso, os golpistas adquirem informações geradas por vazamentos de dados disponíveis na dark web. Com a posse das informações, os fraudadores realizam junto à operadora a ativação do chip em outro aparelho.

De acordo com as informações da Anatel, "existem várias soluções sofisticadas para a detecção e prevenção de fraudes de clonagem e as prestadoras têm procurado dispor destes recursos como parte de suas operações".

Como saber se meu celular foi clonado?

Alguns sinais ajudam a identificar se o seu celular foi clonado: 

. Você não consegue fazer ligações;

. O 3G/4G/5G da sua operadora não funciona;

. Você não recebe SMSs;

. Perde o acesso às suas contas em aplicativos.  

Vale lembrar que, com o amplo uso do Wi-Fi e aplicativos de mensagens, muitas vezes as vítimas demoram a identificar problemas com o pacote de internet e as ligações tradicionais no celular.

Por isso, é fundamental que em caso de qualquer suspeita, a pessoa faça os testes necessários e procure ajuda com a operadora. 

Para mais dicas de como deixar seu celular mais seguro, assista ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=d6ArxN2e70A

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.