Pular navegação

Como funciona o Google Pay?

O Google Pay permite que usuários de aparelhos Android façam pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, sem precisar usar o cartão de crédito físico. Veja como ativar e usar o aplicativo.

Duas mulheres rindo juntas

O Google Pay é um serviço de carteira digital que permite realizar pagamentos tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.

Uma carteira digital é um app ou serviço que armazena dados de cartões de crédito e débito – e, em alguns casos, dinheiro também – para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch (relógio inteligente, em tradução livre) ou algum outro dispositivo digital.

Ele funciona através do aplicativo do seu banco ou instituição financeira, vinculado ao app do Google Pay, e está disponível para aparelhos Android. Para utilizá-lo, basta adicionar cartões de crédito e débito no app pelo aplicativo de sua instituição financeira ou pelo aplicativo do Google Pay, disponível na Play Store. 

É importante verificar se essa opção é oferecida pela operadora do seu cartão.

Abaixo, veja como usar essa tecnologia.

Onde usar o Google Pay?

O Google Pay, mesmo sendo um meio de pagamentos digitais, pode ser usado tanto em sites e aplicativos quanto em lojas físicas - basta que o lugar onde você está fazendo sua compra ofereça esse formato de pagamento.

Em lojas: Basta conferir se o estabelecimento aceita pagamento por aproximação. Se a resposta for sim, é só aproximar seu celular desbloqueado da maquininha na hora de pagar. Se as lojas exibirem estes símbolos abaixo, significa que você pode pagar dessa forma:

Em aplicativos e sites: Se a página exibir o botão "Pagar com Google Pay" a seguir, na hora de finalizar a compra, será possível pagar com Google Pay.

Como pagar com Google Pay?

Para fazer o pagamento por aproximação usando o Google Pay:

  1. Desbloqueie o seu aparelho Android;
  2. Aproxime o celular de uma maquininha que aceite pagamentos por aproximação (identificadas com o mesmo símbolo de "contactless" presente em seu cartão físico). 

Para habilitar compras por aproximação, basta em seu celular entrar em:

1- Configurações;

2 - Na barra de buscas digitar NFC;

3 - Habilitar a opção NFC.

Caso a opção NFC não apareça, isso significa que seu celular não suporta pagamentos por aproximação. Mas você ainda poderá fazer compras online sempre que o botão Pagar com Google Pay estiver disponível.

Para pagar com o Google Pay em aplicativos e sites:

  1. Depois de fazer a compra, toque no botão do Google Pay para realizar o pagamento;
  2. Verifique o cartão de pagamento e o endereço de entrega
  3. Confirme seu pedido e pronto!

O Google Pay é seguro?

O Google Pay possui diversas camadas de segurança e tem uma das infraestruturas mais avançadas do mundo. Por isso, suas informações de pagamento e sua conta estão protegidas.

Vale dizer que, quando você efetua um pagamento em uma loja, usando o Google Pay, o app não compartilha o número real do seu cartão. Assim, seus dados permanecem seguros. 

Posso usar o Google Pay no Nubank?

Sim! Nesse caso, siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial do app Nubank, acesse “Meus Cartões”;
  2. Escolha se quer adicionar o seu cartão virtual ou físico;
  3. Selecione “Configurar” e depois “Adicionar ao Google Pay”;
  4. Digite sua senha de 4 dígitos (aquela que você usa para compras presenciais);
  5. Você será redirecionado para o app do Google Pay para continuar o processo. Basta seguir as instruções na tela e pronto! 

Segurança é uma prioridade no Nubank. Por isso, implementamos um limite diário no valor de R$ 3 mil para transações por meio de carteiras digitais, tanto no débito quanto no crédito, adicionando uma camada extra de proteção aos nossos clientes.

Leia também:

Como Cadastrar o Cartão Nubank no Google Pay

Google Pay e Nubank: como pagar com o roxinho usando a carteira digital

Chegou: Nubank libera pagamentos com Google Pay

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.