Como funciona o golpe da maquininha de cartão que bloqueia pagamentos por aproximação

Um vírus está infectando maquininhas para roubar dados das vítimas na hora do pagamento. Entenda o golpe e saiba como se proteger.

Tem golpe novo na praça: um grupo de cibercriminosos criou um novo malware capaz de infectar maquininhas e comprometer pagamentos feitos no cartão de crédito e no cartão de débito. 

O novo golpe simula que a transação foi bloqueada durante o pagamento por aproximação (sejam eles feitos com cartão ou com carteiras digitais) e, por isso, o cliente é obrigado a inserir o cartão na maquininha e digitar a senha para concluir a transação. É nesse momento que os dados da vítima são copiados, permitindo que o cartão dela seja clonado. 

Abaixo, entenda mais sobre o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação e veja como se proteger.

Como esse golpe acontece?

O alerta do novo golpe de cartão de crédito foi feito pela empresa de segurança digital Kaspersky. Segundo a empresa, no momento em que o cliente tenta pagar por aproximação, a maquininha infectada exibe a mensagem "ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO". Nessa modalidade de golpe, até os cartões com chip e senha estão sob risco. 

Para infectar as maquininhas, em geral os criminosos se passam pelas empresas que prestam serviços de pagamento para enganar lojistas. Eles entram em contato dizendo que a maquininha do estabelecimento precisa de reparos e que é necessário fazer uma atualização do sistema por um link. Ao clicar no link, o lojista deixa sua maquininha exposta e o grupo instala o vírus que dá acesso remoto a ela. 

Por que o pagamento por aproximação é bloqueado?

Pagamentos por aproximação são considerados seguros, pois cada transação é única – sempre que você encosta o cartão, o celular ou o smartwatch para pagar uma compra, um identificador é gerado automaticamente. Ele inutiliza os seus dados bancários caso ele seja copiado.

O novo golpe ataca justamente essa camada de segurança, já que os clientes são obrigados a pagar do jeito "tradicional": inserindo o cartão de crédito na maquininha e digitando a senha para concluir a transação. Neste momento os dados do cartão e senha são copiados pelo vírus que está instalado.

Como posso me proteger?

A melhor maneira de se proteger do golpe do cartão de crédito é usando outra forma de pagamento: caso você identifique uma mensagem suspeita na maquininha do estabelecimento, verifique se o lojista aceita pagamentos via Pix ou use dinheiro. 

No caso dos lojistas, a melhor coisa a se fazer é prestar bastante atenção em mensagens e e-mails que surgem de repente. Antes de clicar em qualquer link ou baixar qualquer arquivo, certifique-se de que a pessoa que entrou em contato é mesmo uma funcionária da empresa de maquininhas. Na dúvida, fale com a prestadora de serviços e verifique se aquela operação é mesmo comum ou se há algo de errado. 

Outra coisa importante é usar um antivírus na máquina de trabalho da sua empresa, além de mantê-lo atualizado. Os antivírus são capazes de identificar malwares que podem prejudicar o seu sistema e comprometer pagamentos. 

Fraudaram meu cartão Nubank. E agora?

Você pode conduzir esse processo diretamente no app do Nu, de forma instantânea. Basta seguir o passo a passo:

  • Entre no seu app do Nubank;
  • Procure por "Meus cartões" na tela inicial do app;
  • Clique no seu cartão físico;
  • Digite sua senha de quatro dígitos (ela é a mesma usada para autorizar seus pagamentos);
  • Clique no botão "bloquear". Na tela seguinte, clique em "bloquear" novamente.

Pronto, seu cartão de crédito estará bloqueado temporariamente. Isso significa que, se você quiser, poderá desbloqueá-lo a qualquer momento – basta entrar no app novamente, repetir esse processo e procurar pelo botão "desbloquear".

Para cancelar o cartão definitivamente e solicitar um novo, você também pode realizar o processo pelo app de acordo com o passo-a-passo:

  • Abra a tela inicial do app;
  • Clique novamente em “Meus cartões”;
  • Selecione o cartão físico;
  • Clique em “Configurar”;
  • Selecione a opção “Cartão perdido, roubado ou danificado”;
  • Escolha o motivo correspondente;
  • Confirme o endereço de entrega;
  • Clique em “Pedir novo cartão” e confirme com sua senha de quatro dígitos. 

Durante o período sem o cartão físico, você ainda poderá continuar usando o seu cartão virtual para compras online. Se necessário, você também pode entrar em contato com o nosso atendimento por um dos nossos canais oficiais. Eles estão disponíveis 24 horas, sete dias por semana, para te ajudar a resolver qualquer situação. 

Você também pode nos enviar uma denúncia pelo nosso e-mail pagina.falsa@nubank.com.br, detalhando como tudo aconteceu e, se possível, fornecendo evidências sobre o golpe e sobre a maquininha. Essa é uma forma de evitar que outras pessoas sejam vítimas do mesmo crime.

Se você identificar compras que não reconhece, também é possível reportá-las diretamente no app. Se você tem dúvidas sobre esse e outros golpes e quer saber como se proteger melhor, pode consultar também o SOS Nu, o guia de emergência do Nubank em casos de golpes, furtos, coerções e outros crimes.

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui

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