Pular navegação

Como funciona o chip do cartão de crédito?

O que ele tem? Para que serve? E, mais importante: ele torna a minha compra mais segura?

Chip do cartão: ilustração mostra o chip do cartão de crédito em destaque

Colocar o cartão na maquininha, checar o valor, digitar a senha e confirmar. Comprar com cartão de crédito ou débito é tão comum que dificilmente a gente se pergunta para que serve aquele pequeno chip inserido no cantinho do plástico. 

O chip, ou microchip do cartão, armazena as informações necessárias para efetuar a transação de forma mais segura do que a tarja magnética (aquela fita que fica na parte de trás do cartão).

Dentro do chip estão informações como Método de Verificação do Cardholder (CVM) - ou, em outras palavras, as formas ou regras que as operadoras têm para verificar se quem está usando o cartão é realmente o dono do cartão. Pode ser por assinatura, digitação da senha, entre outras validações. 

Veja mais: Afinal, o que são os números do cartão de crédito?

Por que cartão de crédito tem validade?

Como funciona uma compra com chip?

A cada vez que você usa o cartão para um pagamento, o chip gera um código que pode ser usado uma única vez. Esse código vale somente para aquele momento, para aquela compra, e é validado com a operadora. Por isso, mesmo que alguém consiga copiar os dados do chip, não seria possível validar outra transação. 

Por isso, o chip é uma camada a mais de segurança dos cartões e, se ele for danificado, não é possível validar os dados registrados e a comunicação não funciona. Nesse caso, é preciso reemitir o cartão do cliente

Fique atento: as informações do cliente que não estão no chip já podem ser suficientes para que pessoas mal-intencionadas usem os dados do cartão em transações online.

Por isso, em caso de perda ou roubo, notifique sempre a sua operadora o mais rápido possível e, se puder, efetue o bloqueio do cartão pelo seu aplicativo. 

Veja aqui como é feito um cartão de crédito

Conheça o cartão Nubank: sem anuidade, sem burocracia e com um atendimento ao cliente humano e disponível 24 horas.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.