Pular navegação

Como fazer um cartão de crédito?

Fazer um cartão de crédito pode ser (e muito!) vantajoso para sua vida financeira, mas também se tornar um problema. Saiba como fazer o seu e o que considerar.

Como fazer um cartão de crédito

Mais de 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, segundo uma pesquisa do SPC Brasil. Em fevereiro de 2019, quatro em cada dez brasileiros usaram esse meio para fazer compras. Essa é umas das formas meios de pagamento mais conhecidos no país - mas como fazer um cartão de crédito?

A verdade é que a maneira de fazer um cartão de crédito varia conforme os bancos ou instituições financeiras que o oferecem - mas existe um processo básico a ser seguido.

  • No site ou aplicativo da instituição financeira (ou, no caso de bancos com presença física, nas agências), você encontra o cartão que mais se adequa ao seu perfil, a partir de informações como renda mínima exigida pelo cartão, benefícios, etc;
  • Alguns documentos e informações pessoais seus são pedidos: CPF, nome completo, nome dos pais, endereço e renda mensal podem ser alguns deles; mas, novamente, isso varia conforme a instituição;
  • Passar pela análise de perfil e de crédito e aguardar uma resposta. Normalmente, o limite do cartão de crédito é estabelecido pela própria operadora ou instituição que controla o cartão, embora você também possa indicar o quanto deseja de limite.

Como fazer um cartão Nubank?

O primeiro produtos do Nubank foi o roxinho, um cartão de crédito sem anuidades e totalmente controlado pelo nosso aplicativo. Fazer o seu é simples - você pode escolher uma das três maneiras a seguir:

  • Nesta página ou pelo nosso site, clicando em Quero ser Nubank, no canto superior direito;
  • No aplicativo do Nubank, que você pode baixar no celular: é só clicar em "Pedir Convite";
  • Através da indicação de algum amigo que já tenha nosso cartão: basta acessar o link recebido, que você será direcionado para a URL nubank.com.br/indicacao e seguir as instruções.

O processo é o mesmo - depois de seu pedido, vamos analisar seus documentos e seu perfil - e retornamos com uma resposta. Se o seu pedido for aprovado, os passos seguintes são simples:

  • Fazer o download do aplicativo Nubank, se você ainda não o tem instalado no seu smartphone;
  • Inserir o código do convite do cartão de crédito, recebido por e-mail;
  • Escolher um limite de acordo com o pré-estabelecido pelo Nubank;
  • Escolher uma data de vencimento para o pagamento da sua fatura;
  • Digitar uma senha para o seu cartão;
  • Assinar a tela do aplicativo;
  • E pronto! 

O que saber antes de fazer um cartão de crédito?

Nubank milhas Smiles: homem sorrindo segurando um cartão de crédito Nubank na frente do rosto

O cartão de crédito pode ser de grande ajuda, mas também uma dor de cabeça para quem não sabe como ele funciona, quais taxas podem ser cobradas e como se planejar para usá-lo da maneira correta.

Por isso, antes de fazer um cartão de crédito, é importante saber, basicamente: um cartão de crédito nada mais é do que uma forma de empréstimo.

Com ele, o usuário tem um certo montante ao longo do mês para gastar sem que o dinheiro saia de sua conta na hora. O valor total dos gastos é pago de uma vez só, quando vence a fatura.

A instituição que emite o cartão determina o limite que cada cliente tem para gastar ao longo do mês, e também quais taxas e juros são cobrados pelo uso do cartão. Isso varia conforme o tipo do cartão de crédito contratado - pode ser um cartão de crédito básico ou diferenciado.

  • O cartão de crédito básico é um cartão comum para compras;
  • O cartão de crédito diferenciado oferece programas de benefícios ou recompensas.

Taxas do cartão de crédito

Algumas das taxas mais comuns do cartão de crédito são:

  • Anuidade: o Nubank é uma das opções de cartão de crédito sem anuidade, mas ainda existem opções de cartões que cobram essa taxa. Ela pode cobrada em uma única parcela ou dividida em parcelas ao longo do ano;
  • Avaliação emergencial de crédito: o cliente por essa taxa quando gasta mais do que o limite pré-aprovado pelo banco ou instituição que emitiu o cartão;
  • Saque: a cada saque feito usando o cartão de crédtio, seja no Brasil ou no exterior, pode ser cobrada uma taxa - isto é, se o seu cartão tiver esta função habilitada. Vale lembrar também que, no caso de saques no exterior, ainda é cobrado o IOF sobre o valor sacado.
  • Segunda via do cartão: caso seja necessário emitir um novo cartão devido a roubo, perda ou furto, alguns bancos podem cobrar uma taxa.

Juros do cartão de crédito

Quando o valor total da fatura não é pago, incidem juros no cartão de crédito chamados de crédito rotativo. Esse crédito só pode ser aplicado por 30 dias – após isso, a instituição financeira deverá trocar o tipo de dívida, normalmente para o crédito parcelado..

Aqui você entende mais sobre o crédito rotativo e como ele funciona.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.