Pular navegação

Golpe do empréstimo consignado: como funciona e como se proteger

O crédito consignado tem servido como isca para criminosos atraírem funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Saiba como identificar esse tipo de golpe e se proteger das ameaças.

Golpe do empréstimo consignado: veja como funciona e como se proteger

Quando o assunto é fraude financeira, não é novidade que os golpistas se aproveitam de assuntos do dia a dia e de temas que estão em alta para fisgar novas vítimas. Os golpes financeiros praticamente dobraram no último ano. É o que mostra um levantamento da PSafe, empresa de cibersegurança. Entre janeiro a julho de 2022, ocorreram 5.091.384 tentativas de golpes. No mesmo período de 2021, foram 2.581.200 tentativas de golpes bancários – um aumento de mais de 97%.

Muitas dessas fraudes têm como alvo idosos, pensionistas e servidores públicos. É o caso do golpe do empréstimo consignado

O consignado é um tipo de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS. Ele costuma ser oferecido para funcionários públicos (municipais, estaduais e federais), aposentados e pensionistas, e normalmente tem condições mais vantajosas que outras linhas de crédito, dado o baixo risco de inadimplência.

É importante ficar atento para não cair em golpes envolvendo o consignado. As abordagens costumam envolver falsos funcionários de instituições financeiras oferecendo vantagens exageradas para esse tipo de empréstimo.

Como funciona o golpe do empréstimo consignado?

Na maioria dos casos, os criminosos entram em contato com a vítima como se fossem instituições financeiras oferecendo empréstimo consignado com condições extremamente vantajosas, desde o valor disponível para contratação até taxas de juros bastante reduzidas.

Quando a pessoa se interessa pela oferta e decide contratar o empréstimo, os golpistas pedem que ela faça um depósito antecipado para que o valor seja liberado. 

Em outras situações, supostos funcionários do INSS ligam ou enviam e-mails para os beneficiários pedindo seus dados pessoais e bancários. Depois, os golpistas utilizam essas informações para abrir contas fraudulentas e até mesmo conseguir cartões de crédito e empréstimos como se fossem a vítima.  

Alguns fraudadores entram em contato por mensagens de WhatsApp afirmando que a pessoa tem uma ação judicial ou algum crédito para receber do Estado. Então, o criminoso convence a vítima a enviar algumas cópias de documentos. Com isso, o golpista elabora contratos de empréstimos consignados, forja assinatura e contrata um serviço indevido. A vítima recebe o valor pensando ser um crédito ao qual teria direito mas, na verdade, é um empréstimo contratado sem o seu consentimento. Infelizmente, a fraude só costuma ser percebida quando as parcelas começam a ser descontadas da aposentadoria ou da folha de pagamento.

Outro cenário bastante comum é quando golpistas criam um site falso com a intenção de enganar pessoas e solicitar pagamentos. Por isso, evite inserir qualquer tipo de informação em sites suspeitos, verifique sempre o domínio oficial da instituição, a url da página que você acessou e confira as informações de rodapé, como razão social, CNPJ e endereço, por exemplo.

Como se proteger de golpes usando o empréstimo consignado?

Algumas dicas para se proteger contra esse tipo de fraude são:

  • Desconfie de propostas vantajosas demais: Por mais interessante que uma oferta pareça, procure mais informações sobre as condições de pagamento e busque o contato da instituição por meio de canais oficiais de atendimento para checar a veracidade dela;
  • Empréstimos não precisam de pagamentos antecipados: Sejam eles taxas ou depósitos para a liberação do valor contratado;
  • O INSS não entra em contato por aplicativos de mensagem: Seja SMS, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários;
  • O INSS não oferece crédito: O contrato de empréstimo consignado e cartão de crédito é feito exclusivamente entre o beneficiário e sua instituição financeira, e cabe ao INSS autorizar a aplicar os descontos;
  • Nunca passe informações pessoais ou bancárias por telefone ou mensagem de texto;
  • Nunca compartilhe login e senhas.

Caí no golpe do empréstimo consignado. O que fazer?

Se você foi vítima de fraude ou não reconhece o empréstimo em seu nome, a orientação é procurar imediatamente a instituição financeira e registrar sua reclamação no site Consumidor.gov.br

Em caso de aposentado,  o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS (disponível em site e também em aplicativo para Android ou iOS) ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado. Não é necessário comparecer presencialmente nas unidades do INSS.

Se você tiver sido vítima e passado informações pessoais ao golpista, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (como o INSS, a instituição onde você recebe o benefício ou o banco por onde você recebe seu salário e seu pagamento é descontado direto no holerite). Assim, caso alguém tente usar seus documentos, você estará mais protegido.

Por que estamos todos tão sujeitos a cair em golpes? Entenda no episódio 26 do podcast Semanada, também disponível em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=38x3gOoS-Vc

Quer saber ainda mais detalhes de como se proteger? Acesse o SOS Nu, uma central de informações sobre segurança digital, com dicas para se proteger de golpes e instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular ou cartão ou uma fraude bancária, por exemplo.

Conheça o NuConsignado para servidores públicos federais

Se você quiser um consignado bastante seguro, com boas taxas e fácil de contratar, conheça o NuConsignado.

Além do empréstimo pessoal comum e do empréstimo com dinheiro guardado como garantia, servidores públicos federais que são clientes do Nubank podem solicitar o NuConsignado. O processo é realizado em poucos minutos e sem aquela burocracia toda que se encontra por aí. 

Com o NuConsignado, servidores públicos federais que possuem margem consignável e que desejam ter mais controle sobre as suas finanças, resolver pendências ou realizar um sonho , podem ter acesso a empréstimo consignado com menor taxa de juros e de forma segura, na hora que precisar. Tanto a contratação quanto o pagamento das parcelas é feito diretamente pelo aplicativo.

Na hora de pagar, a quantia é descontada automaticamente da conta do Nubank.  É importante ressaltar que o empréstimo consignado pode ser quitado em até 96 parcelas.

Leia também:

Golpe usando revisões do INSS: veja como funciona e como se proteger

Já ouviu falar do golpe do INSS? Veja cuidados ao remarcar atendimento

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.