Pular navegação

Meu INSS: tudo o que dá para fazer pelo app, sem ir à agência

Solicitar aposentadoria, desbloquear consignado, fazer prova de vida, agendar perícia e verificar o benefício são algumas das 90 opções disponíveis pelo app.
Imagem padrão

Se você é aposentado, pensionista ou beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não precisa sair de casa para resolver alguma pendência. É possível fazer isso direto pelo app Meu INSS.

O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS e também pode ser acessado pelo site. Na hora de baixar, atenção: lembre-se de fazer isso a partir da loja oficial do seu celular e cheque o desenvolvedor do aplicativo – deve ser "Serviços e Informações do Brasil".

A seguir, saiba tudo o que é possível fazer pelo app Meu INSS. Se você quer contratar empréstimo consignado ou já tem um, o app é seu aliado.

Como acessar o app Meu INSS?

Primeiro, é necessário baixar o app na loja de aplicativos do seu celular. Depois, garanta que você tenha uma senha Gov.br. Caso não tenha, acesse aqui este conteúdo, que te explica cada etapa de como criar uma senha Gov.br com segurança.

Baixou a app da loja oficial do seu celular e já tem a senha Gov.br criada? Agora, basta acessar o Meu INSS. Você pode fazer isso pelo app e também pelo site a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br – ou app baixado no celular – e clique em “cadastrar senha”;
  2. Insira seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
  3. Clique em “não sou um robô” e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
  4. Responda as perguntas pessoais e clique em “continuar”;
  5. Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
  6. Assim que terminar, clique em “criar senha”;
  7. Após isso, escolha a opção “entrar com gov.br’, e insira a senha que você criou no Gov.br;
  8. O usuário vai precisar digitar o CPF, a senha cadastrada, ler e aceitar os termos de uso;
  9. Pronto! Agora, você pode aproveitar os serviços da plataforma.

Conheça os serviços disponíveis no app Meu INSS e como usá-los

O aplicativo Meu INSS é aliado para aposentados e outros beneficiários do INSS. Com ele, você pode simular sua aposentadoria, realizar prova de vida, dentro outros serviços. Agora, diante dos problemas enfrentados pelo INSS em 2025, os beneficiários também conseguem desbloquear as ofertas de empréstimo consignado.

Conheça tudo o que é possível fazer pelo app do INSS.

Desbloquear empréstimo consignado do INSS

Em abril de 2025, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da República divulgaram que as aposentadorias de milhões de beneficiários do INSS sofreram descontos indevidos de mensalidades de instituições e associações que oferecem serviços a esse público. Diante do problema, o Governo cancelou parcerias com dezenas de instituições e bloqueou os descontos nos benefícios – mesmo daqueles beneficiários que autorizaram esse desconto.

Entenda como saber se você teve descontos indevidos no seu benefício do INSS

Outra medida foi o bloqueio de novas autorizações para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, independentemente da data de concessão do benefício previdenciário. Na prática, não será possível contratar empréstimo consignado, pedir portabilidade e nem refinanciamento por 60 dias, contados a partir do dia 8 de maio – data em que foi publicado o Despacho com essa decisão no Diário Oficial da União.

Contudo, quem quiser fazer uma nova operação de consignado (contratação, portabilidade ou refinanciamento) pode desbloquear esse serviço pelo app Meu INSS utilizando biometria facial.

Importante reforçar que essa exigência de liberar as operações de consignado por biometria valia desde abril de 2019. Agora, ela vale para todos os segurados, independentemente da data de concessão do benefício.

Como fazer o desbloqueio de empréstimo consignado no app Meu INSS?

Desbloquear as novas operações de consignado do INSS é simples. Siga as orientações:

  • Abra o app Meu INSS, toque no ícone de lupa que está no canto superior direito da tela e busque pelo serviço digitando "Desbloquear benefício";
  • O app vai mostrar alguns serviços relacionados a sua busca. Encontre “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” e clique nele;
  • Clique em “Avançar”, caso ele esteja bloqueado. Uma lista de benefícios ativos vai aparecer – ou seja, se você tiver uma aposentadoria e uma pensão ativos, esses benefícios vão aparecer. Selecione aquele que deseja usar para operações de consignado;
  • A partir daqui, o app vai exigir um reconhecimento facial. Toque em “Avançar” para que o app faça a leitura do seu rosto. Leia as instruções que aparecem na tela sobre iluminação, a forma que você deve segurar o celular e posicionar o seu rosto, etc. Clique em "Avançar";
  • A câmera do seu celular será aberta. Lembre-se das orientações que leu sobre o posicionamento do seu rosto, e siga o que o app lhe pede. Quando o sistema finalizar a leitura facial, seu pedido será finalizado.

Tenho empréstimo consignado do Nubank. E agora? O que acontece?

Nada. O bloqueio estabelecido pelo INSS e Ministério da Previdência vale apenas para novas operações de crédito consignado, como a contratação do crédito em si, refinanciamento e portabilidade. Se você já tem um empréstimo consignado, seja do Nubank ou de outra instituição financeira, nada acontece. Os contratos anteriores ao dia 8 de maio de 2025 seguem normalmente. Não se preocupe, você não precisa fazer nada e os descontos das parcelas continuarão sendo feitos na sua folha de pagamento.

Você estava interessado no empréstimo consignado do INSS do Nubank? Não se preocupe: o bloqueio para novas operações valem por 60 dias. Mas, se você tem pressa, o Nu tem outras possibilidades de crédito, como o empréstimo pessoal, o empréstimo com investimentos como garantia, a Antecipação do Saque-Aniversário do INSS e outras modalidades de consignado.

Simulação de aposentadoria

Se você está prestes a se aposentar e quer ter certeza do tempo de contribuição registrado no sistema, quanto tempo ainda falta e em que modalidades e condições você poderá se aposentar é só acessar o ícone Simular Aposentadoria na página inicial do app Meu INSS. 

O Simulador busca automaticamente todas as informações e dados de vínculos de trabalho registrados no sistema do INSS. Assim, ele consegue calcular o tempo de contribuição e avalia quanto tempo falta para você se aposentar.

Saiba mais sobre o simulador de aposentadoria aqui.

Pedir aposentadoria

Os tempos de filas exaustivas no INSS para quem deseja podem estar chegando ao fim. Também no menu da tela principal do app existe o serviço "Pedir Aposentadoria", mas antes de clicar nele, é importante que você acesse o extrato de contribuição.

Em "Extrato de Contribuição (CNIS)" fica registrado todas as contribuições ao INSS já feitas pelo trabalhador, seja na forma de pessoa física ou jurídica. 

Se estiver tudo certo, clique em "Pedir Aposentadoria" e selecione uma das seguintes categorias:

  • Simular aposentadoria: onde você consegue avaliar as suas opções;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Acordo Internacional - Aposentadoria por Idade Rural. 

Ao selecionar qualquer uma das opções, o app vai gerar diversas telas que precisam ser preenchidas. Também é necessário responder a algumas perguntas e enviar documentos comprobatórios para conseguir o benefício.

Extrato de Imposto de Renda

Até poucos anos atrás, o informe de rendimentos para declaração do Imposto de Renda só chegava pelos correios. Agora, basta clicar no menu "Extrato de Imposto de Renda", selecionar o ano de vigência desejado no canto superior esquerdo, clicar em avançar e acessar as informações.

Agendar perícia

As pessoas que desenvolvem problemas de saúde e têm vínculo empregatício com alguma empresa ou pagam INSS por um CNPJ (MEI ou outras categorias) têm direito ao auxílio-doença – um benefício mensal, que é pago enquanto durar a enfermidade. Entretanto, para ter acesso ao benefício é necessário agendar uma perícia médica. 

Para agendar a perícia, clique no menu "Agendar Perícia". Em seguida, aparecerá uma tela com as seguintes opções:

  • Perícia Inicial - Serviço destinado a realização de perícia médica para novos requerimentos por incapacidade;
  • Perícia de Prorrogação - Serviço para  prorrogação dos benefícios por incapacidade já ativos;
  • Remarcar Perícia. 

Ao selecionar uma das opções, o app irá gerar novas telas de cadastro ou confirmação de informações, além  de perguntas para que a solicitação seja processada. Preencha todos os campos e clique em "Prosseguir" até a finalização das etapas. 

Benefícios assistenciais (BPC)

Os benefícios assistenciais destinados às pessoas com deficiência, idosos ou trabalhadores portuários avulsos também podem ser solicitados pelo Meu INSS. 

Para requerer, selecione uma das opções abaixo:

  • Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência;
  • Benefício Assistencial ao Idoso;
  • Benefício ao Trabalhador Portuário Avulso.

Ao clicar em qualquer uma das opções, o beneficiário será direcionado para telas de cadastro ou confirmação. Porém, existe outra etapa obrigatória para qualquer um dos benefícios acima: dar acesso pelo app ao banco de dados do CadÚnico – sistema que permite o acesso das famílias de baixa renda aos programas sociais do Governo Federal. 

Consultar benefícios

Para consultar os seus benefícios ativos e inativos ou status de solicitação de benefícios, acesse o menu "Meus Benefícios". Ao clicar, outra tela com a lista completa dos benefícios ativos ou inativos irá aparecer. 

Também é possível ver o extrato de pagamentos em "Ver Extrato" ou fazer download da lista em "Baixar PDF".

Declaração de Beneficiário do INSS

No Meu INSS é possível imprimir uma declaração que informa a existência ou não (consta ou nada consta) de um benefício vinculado ao seu CPF. Para ter acesso à declaração, basta clicar no botão "Declaração de Beneficiário do INSS" também no menu principal e, em seguida, clicar em "Consultar".

Declaração de atividade

Agora também é possível emitir um documento que mostra as atividades declaradas no INSS. Basta clicar no botão "Declaração de Atividade" e, em seguida, em "Consultar". 

Prova de Vida

A prova de vida é uma exigência do INSS para quem recebe benefícios. O objetivo é comprovar que o beneficiário está vivo para garantir a continuidade dos pagamentos.

Conheça outros serviços disponíveis no Meu INSS

Ao todo, mais de 90 serviços podem ser acessados de maneira digital, direto pelo app. Além dos já listados, é possível consultar:

  • Salário-maternidade urbano;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Carta de concessão do benefício;
  • Revisão de benefício;
  • Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
  • Recursos;
  • Cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Reativar benefício, entre outros.

Conheça a lista completa, com todos os serviços disponíveis, clicando aqui.

O agendamento de atendimento presencial poderá ser feito pelo app, site ou pelo número 135.

Quer saber mais sobre o Meu INSS? Leia também:

Simulador de aposentadoria do INSS: saiba quando você vai se aposentar

Como se cadastrar no INSS? Saiba como fazer

Saiba como criar uma conta Gov.br

Empréstimo consignado: conheça tudo sobre essa modalidade

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.