Pular navegação

Como funciona a Prova de Vida do INSS?

Todo ano, os segurados da previdência social devem comprovar que ainda estão vivos para garantir o pagamento do benefício. Entenda.

Prova de Vida INSS como funciona: fotografia de duas mulheres sentadas em uma mesa, conversando, com cadernos apoiados na mesa

Quem contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social tem direito a alguns benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Mas, para garantir os pagamentos da previdência social aos beneficiários, é necessário realizar a chamada Prova de Vida do INSS

Mas o que é a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida do INSS é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS deve ser realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.

Como funciona a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida do INSS deve ser feita uma vez por ano pelos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Para isso, o segurado deve ir ao banco em que recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto.

Além disso, algumas instituições também utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento, como caixa eletrônico, para fazer a prova de vida.

Segundo o governo, os beneficiários que moram em outro país também devem fazer a Prova de Vida do INSS todos os anos.

E quem não pode ir até uma agência?

Seja por motivos de doença, seja por dificuldade de locomoção, os beneficiários do INSS que não puderem ir até uma agência bancária podem fazer a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social.

O governo também anunciou a expansão da prova de vida por reconhecimento facial para os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas que não realizaram a checagem em 2020. Entenda como funciona.

Prova de Vida do INSS em 2021

Por causa da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou por mais dois meses a medida que impede o bloqueio do pagamento do INSS para os beneficiários que não fazem a prova de vida desde março de 2020.

Com isso, a Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de maio deste ano, seguindo o seguinte calendário:

Quem deveria ter feito a prova de vida emDeve fazer a prova de vida em
Março e abril de 2020Maio de 2021
Maio e junho de 2020Junho de 2021
Julho e agosto de 2020Julho de 2021
Setembro e outubro de 2020Agosto de 2021
Novembro e dezembro de 2020Setembro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021Outubro de 2021
Março e abril de 2021Novembro de 2021

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.