Pular navegação

INSS lança prova de vida por reconhecimento facial

O projeto-piloto tem início no dia 20 de agosto e será liberado para 500 mil pessoas. Os segurados irão receber um aviso pelo aplicativo Meu INSS, por e-mail e por SMS.

A partir do dia 20 de agosto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera a opção de prova de vida por reconhecimento facial. A princípio, o projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério da Economia e o Dataprev, está disponível para 500 mil segurados.

Os beneficiários que tiverem essa função liberada vão receber uma mensagem no app Meu INSS, um SMS/ligação da Central 135 e um e-mail (no endereço informado no cadastro).

A prova de vida é obrigatória para quem recebe o benefício do INSS por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Todos os anos os segurados precisam comprovar que estão vivos para continuar tendo direito aos depósitos e para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a prova de vida presencial, nas agências físicas, está suspensa desde março e deve permanecer assim até setembro, como forma de prevenir a propagação da doença.

É importante lembrar: as mensagens do INSS são apenas avisos e não vão solicitar nenhum dado. Se alguém entrar em contato pedindo informações pessoais, desconfie - todo o processo de prova de vida será feito dentro do aplicativo oficial.

Como fazer a prova de vida pelo celular?

Para que o reconhecimento (biometria) facial seja realizado, o beneficiário deve ter acesso a um smartphone com câmera frontal. Basta seguir estes passos:

  1. Baixar o aplicativo do Governo Digital, Meu gov.br;
  2. Enviar uma foto de seu rosto;
  3. Seguir as orientações do app, que podem ser: O reconhecimento facial por meio de: prova de vivacidade ou prova de identidade;
  4. Após essas duas etapas, o app indica se a pessoa é a mesma do CPF informado no cadastro.

Prova de vivacidade

Na prova de vivacidade, o cidadão é orientado a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. 

Prova de identidade

Já na prova de identidade, é necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.