Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital INSS lança prova de vid...

INSS lança prova de vida por reconhecimento facial

O projeto-piloto tem início no dia 20 de agosto e será liberado para 500 mil pessoas. Os segurados irão receber um aviso pelo aplicativo Meu INSS, por e-mail e por SMS.

A partir do dia 20 de agosto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera a opção de prova de vida por reconhecimento facial. A princípio, o projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério da Economia e o Dataprev, está disponível para 500 mil segurados.

Os beneficiários que tiverem essa função liberada vão receber uma mensagem no app Meu INSS, um SMS/ligação da Central 135 e um e-mail (no endereço informado no cadastro).

A prova de vida é obrigatória para quem recebe o benefício do INSS por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Todos os anos os segurados precisam comprovar que estão vivos para continuar tendo direito aos depósitos e para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a prova de vida presencial, nas agências físicas, está suspensa desde março e deve permanecer assim até setembro, como forma de prevenir a propagação da doença.

É importante lembrar: as mensagens do INSS são apenas avisos e não vão solicitar nenhum dado. Se alguém entrar em contato pedindo informações pessoais, desconfie – todo o processo de prova de vida será feito dentro do aplicativo oficial.

Como fazer a prova de vida pelo celular?

Para que o reconhecimento (biometria) facial seja realizado, o beneficiário deve ter acesso a um smartphone com câmera frontal. Basta seguir estes passos:

  1. Baixar o aplicativo do Governo Digital, Meu gov.br;
  2. Enviar uma foto de seu rosto;
  3. Seguir as orientações do app, que podem ser: O reconhecimento facial por meio de: prova de vivacidade ou prova de identidade;
  4. Após essas duas etapas, o app indica se a pessoa é a mesma do CPF informado no cadastro.

Prova de vivacidade

Na prova de vivacidade, o cidadão é orientado a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. 

Prova de identidade

Já na prova de identidade, é necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.43

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post