Pular navegação

O que abre e fecha no feriado? Confira o horário de funcionamento dos serviços do Nubank 

Agências bancárias não abrem no Dia do Trabalhador, em 1º de maio. No Nubank, transações via TED, pagamento de boletos e operações de investimentos têm horários diferenciados. Saiba o que abre e fecha em diferentes serviços.

Imagem de uma mão feminina morena, mexendo em post its num quadro cheio deles, amarelos e roxos. Tem um post it roxo com um sinal de check.

O Dia do Trabalhador  é considerado feriado nacional e celebrado em 1º de maio – que, em 2024, cai em uma quarta-feira. Na data, alguns serviços de diversos setores, inclusive os do Nubank, funcionam com horários diferenciados. Abaixo, confira o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador. 

Como ficam os serviços do Nubank no feriado do Dia do Trabalhador? 

Para operações feitas pelo app do Nubank, o funcionamento será da seguinte forma:

Transações via TED

  • 1/05: não funcionam;
  • 2/05: voltam a funcionar normalmente.

Pagamentos de boletos

  • Boletos bancários e de consumo com vencimento no dia 1º de maio podem ser pagos sem juros e sem multa no dia 2 de maio. Isso só não vale para boletos referentes a impostos e tributos. Nesses casos, é necessário que você realize os pagamentos até dia 30 de abril para evitar multas, juros e a emissão de uma nova guia.

Operações de investimentos de renda fixa, renda variável e fundos de investimentos

  • Aplicações e resgates de investimentos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto e CDBs, de renda variável, como ações e fundos de investimentos realizados após as 14h de 30 de abril, serão processados no dia 2 de maio.

Movimentações com as Caixinhas

  • Caixinhas com fundo Nu Reserva Imediata: as movimentações em fundos solicitadas após às 14h do dia 30 de abril serão processadas no dia 2 de maio. Não haverá resgate no dia 1º de maio;
  • Caixinhas com RDB resgate diário: aplicações e resgates de renda fixa realizados após as 14h de 30 de abril serão processados no dia 2 de maio. Não haverá resgate no dia 1º de maio.
https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Agências bancárias

Agências bancárias

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário no dia 1º de maio. O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Já o Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

As contas de consumo, como água, energia, telefone, e os carnês com vencimento no dia 1/05 poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil seguinte (2 de maio).

Se preferir, você pode antecipar o pagamento ou agendar o débito em conta, que pode ser feito nos caixas eletrônicos e pelo internet banking.

Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis.

Atendimento do INSS

As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 1º de maio, devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador. O atendimento retorna na quinta-feira, 2 de maio.

Para quem busca atendimento, é possível acessar o Meu INSS para requerer benefícios, emitir documentos e extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Além disso, você pode tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô.

Caso precise de informações, o cidadão também conta com a Central 135, já que o atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo do feriado.

Bolsa de Valores

No dia 1º de maio, não haverá negociações na B3. Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do segmento de empréstimo de ativos.

A Bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto durante o feriado.

Já na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. Além disso, não serão realizados registros e negociações no mercado de câmbio pronto.

Saúde

Na área da saúde, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas as AMAs atenderão normalmente, das 7h às 19h, no feriado de 1º de maio. 

Outros estabelecimentos também funcionarão normalmente:

  • HospitaIs Municipais (HMs);
  • Prontos-socorros municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
  • Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), na maioria das capitais, os shoppings irão funcionar das 14h às 20h no feriado.

Já os restaurantes da praça de alimentação devem abrir das 11h às 23h.

Casas Lotéricas

Na quarta-feira, as casas lotéricas devem funcionar, mas, segundo a Caixa Econômica Federal, os horários podem variar de acordo com o estabelecimento.

Rodízio de veículos

Geralmente, em feriados, não há rodízio de carros ou de caminhões nas capitais. As faixas exclusivas de ônibus também costumam ser liberadas. Verifique as informações do seu estado para ter certeza.

Transporte Público

O transporte público da cidade de São Paulo deve operar em ritmo especial durante o feriado do Dia do Trabalhador. Verifique as informações da sua cidade para saber como será o funcionamento do transporte público por aí.

Leia também: 

Como usar o Assistente de pagamentos do Nubank?

Como pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito do Nubank?

Pix no crédito do Nubank: tudo o que você precisa saber para fazer Pix com seu cartão

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.