Desde o dia 24 de março de 2020, o atendimento presencial nas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspenso, em todo o Brasil, até dia 30 de abril.
A medida tem como objetivo evitar o deslocamento de usuários às agências durante o período de isolamento social, para conter a propagação do novo coronavírus, conforme orientação das autoridades públicas e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por esse motivo, a recomendação é que as pessoas acessem os serviços pelo de forma online, pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível para versões do iOS e Android.
Como usar o app Meu INSS?
Primeiro, é necessário realizar um cadastro. Veja como fazer:
- Acesse o site meu.inss.gov.br e clique em "cadastrar senha";
- Insira seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
- Clique em "não sou um robô" e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
- Responda as perguntas pessoais e clique em "continuar";
- Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva - quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
- Assim que terminar, clique em "criar senha";
- Após isso, escolha a opção "entrar com gov.br';
- O usuário vai precisar digitar o CPF, a senha cadastrada, ler e aceitar os termos de uso;
- Pronto! Você será direcionado para a página com a lista de serviços do Meu INSS.
O que é possível fazer no app Meu INSS?
No aplicativo Meu INSS, os segurados conseguem fazer pedidos de aposentadoria, pensão e salário-maternidade, por exemplo. Além disso, o usuário pode acessar o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o documento com detalhes sobre o período contributivo e extrato de pagamentos.
É possível, ainda, ter acesso a carta de concessão de benefício e emitir o extrato de declaração do Imposto de Renda. Pessoas que precisam de auxílio-doença também conseguem anexar os atestados médicos pelo app.
Quem enfrentar dificuldades para acessar as plataformas ou preferir ligar, pode entrar em contato pelo telefone 135.
Lembrando que as agências irão funcionar em regime de plantão, em horário comercial, focados exclusivamente em prestar esclarecimento aos segurados e beneficiários sobre a forma de acesso aos canais de atendimento remotos.
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