Pular navegação

Adiantamento do 13º salário: vale a pena fazer?

As empresas normalmente pagam o décimo terceiro no final do ano, mas existe a possibilidade de receber antes disso. Saiba como funciona.

Adiantamento do 13o salário: colagem de uma mão segurando uma carteira e algumas faíscas saindo da mesma, uma delas roxa.

O 13º salário normalmente é pago aos trabalhadores no final do ano, seja em uma ou duas parcelas. Algumas empresas podem fazer o pagamento com maior antecedência - mas essa não é uma regra. Por isso, algumas instituições financeiras oferecem a antecipação desse valor. Mas vale a pena?

Antecipar o seu décimo terceiro é como fazer um empréstimo: a instituição financeira te empresta antecipadamente o valor de seu décimo terceiro e você o devolve pagando juros; normalmente, o débito do empréstimo é feito somente em dezembro, quando o trabalhador de fato recebe o benefício.

Além disso, nem todas as instituições oferecem adiantamento de 100% do décimo terceiro a ser recebido – o valor varia conforme o limite de crédito que a pessoa tem disponível. Os juros serão cobrados sobre o valor emprestado.

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

A antecipação do 13º salário é uma linha de crédito que os bancos oferecem para seus clientes. Levando em conta que as empresas de todo o Brasil tem uma data limite para fazer o pagamento do benefício para seus funcionários, os bancos cobram taxas abaixo da média para essa linha de crédito - ela é uma das mais baratas do mercado.

Em outras palavras: os bancos, sabendo quando o cliente terá a quantia necessária para quitar o empréstimo, programam o débito na conta corrente para o final do ano. É um empréstimo de curto prazo, por isso as taxas de juros são mais baixas. 

Vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário?

Depende. Como se trata de um empréstimo, o valor que a pessoa pagará pelo adiantamento será maior do que o valor que receberá como décimo terceiro salário. Por isso, podemos dizer que vale a pena adiantar o benefício em casos de emergência, saúde ou para quitar dívidas

Em todos os casos, é importante fazer um planejamento financeiro: em dezembro, quando o décimo terceiro é pago, seja integralmente ou em parcelas, os gastos das famílias começam a ficar mais altos por conta das festas de Natal e ano novo, impostos de começo do ano – como IPVA, IPTU, DPVAT, e até material escolar.

Por isso, o benefício pode fazer falta lá pelo final do ano, e daí a importância de se planejar para não contrair outras dívidas.

Como calcular o 13º salário?

Quem trabalhou durante todo o ano em uma mesma empresa não terá dificuldades para saber o quanto vai receber de décimo terceiro salário: se o pagamento é feito em uma única parcela, ele será equivalente a exatamente seu salário do mês anterior

Por outro lado, se o benefício é pago em duas parcelas, não basta somente dividi-las ao meio. A primeira corresponderá à metade do salário do mês anterior, mas a segunda não: sobre ela vão incidir os descontos do INSS e do Imposto de Renda, que variam conforme o salário recebido.

Aqui explicamos como esse cálculo é feito.

E, no vídeo abaixo, entenda mais sobre o décimo terceiro:

https://www.youtube.com/watch?v=AD_p9KhsS1g

Quer saber mais sobre o décimo terceiro salário? Confira mais posts sobre o assunto aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.