Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Sem categoria Adiantamento do 13º sal...

Adiantamento do 13º salário: vale a pena fazer?

As empresas normalmente pagam o décimo terceiro no final do ano, mas existe a possibilidade de receber antes disso. Saiba como funciona.

O 13º salário normalmente é pago aos trabalhadores no final do ano, seja em uma ou duas parcelas. Algumas empresas podem, claro, fazer o pagamento com maior antecedência – mas essa não é uma regra. Por isso, algumas instituições financeiras oferecem a antecipação desse valor. Mas vale a pena?

Antecipar o seu décimo terceiro é como fazer um empréstimo: o banco, ou instituição financeira, te empresta antecipadamente o valor de seu décimo terceiro e você o devolve pagando juros; normalmente, o débito do empréstimo é feito somente em dezembro, quando o trabalhador de fato recebe o benefício.

Nem todas as instituições oferecem adiantamento de 100% do décimo terceiro a ser recebido – o valor varia conforme o limite de crédito que a pessoa tem disponível. Os juros serão cobrados sobre o valor emprestado.

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

A antecipação do 13º salário é uma linha de crédito que os bancos oferecem para seus clientes. Levando em conta que as empresas de todo o Brasil tem uma data limite para fazer o pagamento do benefício para seus funcionários, os bancos cobram taxas abaixo da média para essa linha de crédito – ela é uma das mais baratas do mercado.

Em outras palavras: os bancos, sabendo quando o cliente terá a quantia necessária para quitar o empréstimo, programa o débito na conta corrente para o final do ano. É um empréstimo de curto prazo, por isso as taxas de juros são mais baixas. 

Vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário?

Depende. Como se trata de um empréstimo, o valor que a pessoa pagará pelo adiantamento será maior do que o valor que receberá como décimo terceiro salário. Por isso, podemos dizer que vale a pena adiantar o benefício em casos de emergência, saúde ou para quitar dívidas. 

Em todos os casos, é importante fazer um planejamento financeiro: em dezembro, quando o décimo terceiro é pago, seja integralmente ou em parcelas, os gastos das famílias começam a ficar mais altos por conta das festas de Natal e ano novo, impostos de começo do ano (IPVA, IPTU, DPVAT…) e até material escolar.

Por isso, o benefício pode fazer falta lá pelo final do ano, e daí a importância de se planejar para não contrair outras dívidas.

Como calcular o 13º salário?

Quem trabalhou durante todo o ano em uma mesma empresa não terá dificuldades para saber o quanto vai receber de décimo terceiro salário: se o pagamento é feito em uma única parcela, ele será equivalente a exatamente seu salário do mês anterior

Por outro lado, se o benefício é pago em duas parcelas, não basta somente dividi-las ao meio. A primeira corresponderá à metade do salário do mês anterior, mas a segunda não: sobre ela vão incidir os descontos do INSS e do Imposto de Renda, que variam conforme o salário recebido.

Aqui explicamos como esse cálculo é feito. 

Dúvidas sobre o décimo terceiro salário? Confira mais posts sobre o assunto aqui

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter