Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Já ouviu falar do golpe...

Já ouviu falar do golpe do INSS? Veja cuidados ao remarcar atendimento

Com a reabertura das agências, o INSS vai ligar para usuários e remarcar consultas até 25 de setembro. Entenda como funciona esse processo e evite mensagens de golpistas.

“Alô, pode passar seus dados bancários para agendar a perícia?”. Se essa for a mensagem de quem está do outro lado da linha, desconfie: o INSS informa que nunca solicita esse tipo de dado pelo telefone.  

A informação é importante porque, no dia 24 de setembro, a agência começa a ligar para os beneficiários para remarcar atendimentos adiados por conta da pandemia. 

Uma das preocupações ao entrar em contato com as pessoas é evitar que golpistas, se passando pelo INSS, se aproveitem do momento para extrair informações. 

O que está acontecendo com o INSS?

Após quase 7 meses sem atendimento presencial, o INSS retomou, em setembro, o agendamento para segurados. Na prática, desde o dia 14, é possível fazer perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. 

No entanto, por conta da grande demanda reprimida, o INSS precisou adotar um novo procedimento. 

A agência informou que fará reagendamentos automáticos de todos os atendimentos que estavam em atraso e entrará em contato por telefone para remarcar.

Ou seja: 

  • Os segurados serão avisados por ligações até dia 25 de setembro. 
  • E quem não receber a ligação até a próxima sexta (25)? Nesse caso, segundo o INSS, é porque o telefone no cadastro não estava válido. 
  • Se você não receber a ligação até o dia 25, basta ligar para o número 135. A partir do dia 28 de setembro, esse serviço de reagendamento também vai estar disponível no app Meu INSS
  • E quem não puder ir na data agendada? Basta também ligar no 135 para remarcar. 

Mas atenção: o INSS não solicita dados bancários ou informações sobre o valor do seu benefício para fazer o agendamento. Se você receber uma ligação desse tipo, a recomendação é desligar imediatamente e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

Esse tipo de golpe, em que criminosos entram em contato por telefone, e-mail ou redes sociais, é conhecido como Phishing. Temas de grande destaque, como a pandemia, costumam ser usados de isca para atrair a atenção e extrair dados das pessoas. Aqui, você vê mais dicas para se proteger.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post