Pular navegação

Já ouviu falar do golpe do INSS? Veja cuidados ao remarcar atendimento

Com a reabertura das agências, o INSS vai ligar para usuários e remarcar consultas até 25 de setembro. Entenda como funciona esse processo e evite mensagens de golpistas.

imagem de um cadeado roxo preso por uma corrente
“Alô, pode passar seus dados bancários para agendar a perícia?”. Se essa for a mensagem de quem está do outro lado da linha, desconfie: o INSS informa que nunca solicita esse tipo de dado pelo telefone.   A informação é importante porque, no dia 24 de setembro, a agência começa a ligar para os beneficiários para remarcar atendimentos adiados por conta da pandemia. 
Uma das preocupações ao entrar em contato com as pessoas é evitar que golpistas, se passando pelo INSS, se aproveitem do momento para extrair informações. 
O que está acontecendo com o INSS? Após quase 7 meses sem atendimento presencial, o INSS retomou, em setembro, o agendamento para segurados. Na prática, desde o dia 14, é possível fazer perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.  No entanto, por conta da grande demanda reprimida, o INSS precisou adotar um novo procedimento.  A agência informou que fará reagendamentos automáticos de todos os atendimentos que estavam em atraso e entrará em contato por telefone para remarcar. Ou seja: 
  • Os segurados serão avisados por ligações até dia 25 de setembro. 
  • E quem não receber a ligação até a próxima sexta (25)? Nesse caso, segundo o INSS, é porque o telefone no cadastro não estava válido. 
  • Se você não receber a ligação até o dia 25, basta ligar para o número 135. A partir do dia 28 de setembro, esse serviço de reagendamento também vai estar disponível no app Meu INSS
  • E quem não puder ir na data agendada? Basta também ligar no 135 para remarcar. 
Mas atenção: o INSS não solicita dados bancários ou informações sobre o valor do seu benefício para fazer o agendamento. Se você receber uma ligação desse tipo, a recomendação é desligar imediatamente e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135. Esse tipo de golpe, em que criminosos entram em contato por telefone, e-mail ou redes sociais, é conhecido como Phishing. Temas de grande destaque, como a pandemia, costumam ser usados de isca para atrair a atenção e extrair dados das pessoas. Aqui, você vê mais dicas para se proteger. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.