“Alô, pode passar seus dados bancários para agendar a perícia?”. Se essa for a mensagem de quem está do outro lado da linha, desconfie: o INSS informa que nunca solicita esse tipo de dado pelo telefone.
A informação é importante porque, no dia 24 de setembro, a agência começa a ligar para os beneficiários para remarcar atendimentos adiados por conta da pandemia.
Uma das preocupações ao entrar em contato com as pessoas é evitar que golpistas, se passando pelo INSS, se aproveitem do momento para extrair informações.O que está acontecendo com o INSS? Após quase 7 meses sem atendimento presencial, o INSS retomou, em setembro, o agendamento para segurados. Na prática, desde o dia 14, é possível fazer perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. No entanto, por conta da grande demanda reprimida, o INSS precisou adotar um novo procedimento. A agência informou que fará reagendamentos automáticos de todos os atendimentos que estavam em atraso e entrará em contato por telefone para remarcar. Ou seja:
- Os segurados serão avisados por ligações até dia 25 de setembro.
- E quem não receber a ligação até a próxima sexta (25)? Nesse caso, segundo o INSS, é porque o telefone no cadastro não estava válido.
- Se você não receber a ligação até o dia 25, basta ligar para o número 135. A partir do dia 28 de setembro, esse serviço de reagendamento também vai estar disponível no app Meu INSS.
- E quem não puder ir na data agendada? Basta também ligar no 135 para remarcar.