Pular navegação

Como é feito um cartão de crédito?

De uma placa de plástico às mãos dos clientes, o cartão passa por muitas etapas que pouca gente conhece. Vem ver como é!

Como é feito um cartão de crédito: um cartão em tons de cinza e roxo conectado a palavra crédito

Quem tem um cartão de crédito está acostumado a usá-lo para tudo: as compras no mercado, o pãozinho do café, o almoço com a família, o presente do mozão. É algo tão rotineiro que a gente nem se pergunta como aquele pequeno pedaço de plástico foi feito.

Geração espontânea? Que nada! A fabricação do cartão de crédito passa por muitas etapas até chegar na mão do cliente. Abaixo, veja como ele é feito.

Como o cartão de crédito é fabricado?

https://youtu.be/Igio_IMXJo8

Se engana quem pensa que cada emissor de cartão segue suas próprias regras. Todo mundo precisa seguir a mesma norma ISO/IEC 7813:2006, que especifica os detalhes de um cartão – seja de crédito ou débito.

Basicamente, a fabricação de cartão de crédito segue as seguintes etapas:

1- Produção da placa 

A fabricação do cartão começa com a produção de uma grande placa de plástico, que depois vai se transformar em vários cartões.

2- Personalização do cartão

Com a placa de plástico pronta, um tipo de impressão é feita na frente e no verso dela para personalizar os cartões e deixá-los com a cara do emissor.

No caso do Nubank, por exemplo, é essa impressão que deixa o cartão roxinho, com o logo do Nu e da Mastercard (a bandeira dos nossos cartões).

3- Corte dos cartões

Depois que a placa de plástico recebe a impressão, ela vai para uma máquina que faz o corte de cada cartão. Depois, eles vão para outra máquina que faz a marcação do espaço onde o chip será colocado.

4- Finalizações

Com todos os cortes feitos, os cartões estão prontos para receber os outros elementos: o chip, a tarja magnética e o selo holográfico.

5- Testes

Quando os cartões estão prontos, eles passam por testes para garantir a qualidade do produto. São máquinas que ficam dobrando e entortando o cartão para verificar a resistência. Afinal, ninguém quer um cartão que quebra bem na hora da compra...

6- Envio aos clientes

Devidamente pronto e testado, o cartão então recebe os detalhes de cada cliente – como nome, número do cartão, data de validade e código de segurança. (Aliás, você sabe o que todos esses números significam? Veja aqui.) Com isso, ele está pronto para ser empacotado e enviado ao cliente.

Ainda não conhece o Nubank?

O cartão de crédito Nubank não tem anuidade, é internacional, controlado pelo app e ainda pode ter a função débito liberada. Tudo isso com um atendimento ao cliente humano de verdade pronto para resolver qualquer problema 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Conheça aqui o Nubank e todos os seus produtos – incluindo uma conta digital sem tarifas de manutenção e que rende mais do que a poupança.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.