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Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: é golpe

Golpistas usam programas e aplicativos supostamente legítimos para tentar infectar o seu aparelho. Saiba como se proteger.

Uma pessoa te liga se passando pela central de atendimento do seu banco e diz que sua conta está com um problema. Uma suposta loja te envia uma promoção por mensagem. Um aplicativo de recompensas te indica o caminho para receber um Pix.

As táticas variam, mas o objetivo é sempre o mesmo: do outro lado do telefone está um golpista. O objetivo dessa pessoa é que você instale um aplicativo ou outro tipo de programa no seu celular, sempre sob algum pretexto. Mas, na prática, o que acaba acontecendo é que o golpista ganha acesso ao seu celular.

As consequências são variadas: o programa pode ser um vírus ou malware, ou até mesmo um aplicativo legítimo (como aqueles que profissionais de TI usam para acessar aparelhos remotamente), mas que nas mãos erradas podem causar muitos danos.

Dependendo do caso, o fraudador pode conseguir acesso a suas redes sociais, senhas, contas bancárias… Tudo através de um programa que o próprio usuário instalou, sem que nem exista qualquer tipo de brecha nos apps invadidos.

https://www.youtube.com/watch?v=FD34mWgv6NU

Como se proteger?

Cair em um golpe desses é uma situação muito difícil, mas existem medidas que todas as pessoas podem tomar para se proteger:

  • Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: Instituições bancárias, lojas e outras empresas não fazem isso. Se alguém entrou em contato com você e te indicou que você deve clicar em um link ou baixar um aplicativo, desconfie sempre;
  • Mantenha seus aplicativos atualizados (especialmente os bancários): a versão mais atualizada de um app é sempre a mais segura, porque leva em consideração novas ameaças que tenham surgido. Por isso, ative as notificações de atualizações de aplicativos no seu celular.

Segurança no Nubank: como funciona?

O Nubank é uma das maiores instituições financeiras do Brasil, e manter seguro o dinheiro dos nossos clientes é a nossa maior prioridade. Por isso, desenvolvemos sistemas avançados de segurança (como o Modo Rua, as Defesas Inteligentes e o Alerta de Golpes), além de um ecossistema gigantesco de proteção e cibersegurança. Tudo isso funciona o tempo todo para te dar a maior segurança possível no seu dia a dia.

É importante, no entanto, que cada pessoa conheça as medidas de proteção que deve tomar no seu dia a dia.

Por saberem que não conseguem burlar a segurança do nosso aplicativo diretamente, golpistas usam táticas de engenharia social para fazer com que os próprios clientes fiquem vulneráveis – muitas vezes, o usuário cai em um golpe, instala um programa malicioso (ou cede informações confidenciais) e acaba dando acesso ao criminoso.

Por isso, fique atento às dicas:

  • O Nubank nunca liga ou envia mensagem solicitando que você instale algo. Se alguém entrou em contato com você se passando pela Central de Atendimento e te pediu para baixar algum app (seja por telefone, e-mail ou mensagem de texto), desconfie;
  • O Nubank nunca vai te enviar um link para clicar ou pedir que você instale algo no seu celular;
  • Nossos canais oficiais de atendimento são os telefones 4020 0185 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117, além do e-mail meajuda@nubank.com.br e o chat do aplicativo;
  • Mantenha seu aplicativo Nubank sempre atualizado. Estamos sempre lançando updates de segurança, e essa é uma forma de proteger seu app ainda mais. Mas lembre-se: faça essa atualização pela loja oficial de aplicativos do seu dispositivo.

Nossa segurança é sua prioridade. Você pode encontrar mais informações de como se proteger na nossa central SOS Nu – e, se tiver algum problema, entre em contato conosco assim que possível.

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