Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro “Por que preciso f...

“Por que preciso ficar atualizando meu celular toda hora?”

Cansou das notificações do aparelho? Não entende a quantidade de apps que pedem atualização no telefone? Calma. Veja porque esses avisos são importantes - e o que está em risco quando você decide ignorá-los.

Você abre o telefone para checar uma mensagem important e…. Pipoca na tela um pedido de atualização de aplicativo. A vontade de passar para o lado e deixar para depois é enorme – mas saiba que manter os seus apps e o seu telefone atualizados é parte importante da sua segurança e também da performance do aparelho. 

Sim. Bateria ruim, problemas para acessar alguns serviços e lentidão na hora de usar apps podem ser sinônimo de software ou produto desatualizados. 

Além disso, ao ignorar todos os avisos de atualização você corre sério risco de comprometer seu aparelho – e, consequentemente, suas informações. 

“Mas updates consomem internet e espaço!” Não é bem assim. Você pode deixar para fazer essas operações quando estiver conectado a um wi-fi e, em muitos casos, as atualizações deixam alguns apps até mais leves. 

Confira, abaixo, 4 bons motivos para manter seu aparelho atualizado – e alguns cuidados básicos para tornar sua vida digital mais segura. 

Por que manter seu telefone atualizado?

Ter acesso a novidades

Aplicativos ou serviços operacionais são criaturinhas vivas. Desenvolvedores e empresas estão constantemente atualizando funcionalidades, lançando melhorias e criando mais opções e integrações. 

Um jogo, por exemplo, pode ganhar expansões. Um app de rede social pode ganhar novos emojis, ou novas possibilidades de postagem. Um serviço de streaming pode ganhar opções de visualização com resolução melhor…. E o único jeito de ter acesso a essas melhorias é atualizando seus apps. 

Reparo de bugs

As empresas também constantemente descobrem falhas que precisam ser corrigidas. 

Na maioria das vezes, essas falhas podem passar despercebidas para o usuário, ou podem dar problema apenas para uma base pequena, durante determinada operação específica. No entanto, a atualização previne que ela ocorra em mais aparelhos. 

Um exemplo: um bug que faz com que um app ligue alguma funcionalidade que consome bateria de forma indevida. 

Segurança

Segurança digital é um jogo de gato e rato. Os hackers ou fraudadores tentam explorar possíveis falhas e vulnerabilidades de sistemas – e, também, encontrar formas de enganar os usuários e fazê-lo entregar as suas informações por meio de phishing (veja tudo sobre esse tipo de golpe aqui). 

Por isso, desenvolvedores e empresas estão constantemente atualizando seus programas, corrigindo falhas encontradas e tornando processos mais seguros. 

Na comunidade de desenvolvedores, se alguem descobre uma falha em um aplicativo ou programa, é comum que avise a empresa antes de tonar essa informação pública – assim, ela tem tempo de soltar uma correção para que seus usuários fiquem protegidos. 

Quando uma nova atualização é lançada corrigindo uma possível falha, hackers e golpistas podem se aproveitar de quem ainda não atualizou o aparelho e explorar essa brecha

Isso significa que toda atualização corrige um problema de segurança?

Não. Mas significa que, ao nunca atualizar seus apps e aparelho, você fica mais exposto na eventualidade de isso acontecer. 

Performance

Sabe aquela sensação de que o telefone está lento demais? Bom, isso pode acontecer por diversos motivos – falta de memória, excesso de aplicativos abertos… Mas um motivo pode ser software ou sistema operacional desatualizado. 

O sistema operacional do seu aparelho – como iOS ou Android – é a base sobre a qual rodam as funcionalidades do telefone e os apps instalados nele. Conforme novos apps, recentes, são lançados, as configurações originais podem ficar obsoletas. É por isso (também) que as empresas lançam atualizações para ajudar o telefone a conversar melhor com os programas. 

Atualizações que melhoram a performance podem incluir melhorias no consumo de bateria ou no acesso à câmera, por exemplo. 

Meu telefone não aguenta uma atualização. E agora?

Se seu telefone está sem espaço para um update importante de sistema operacional, pode ser que você tenha muitos aplicativos instalados. Nesse caso, vale tentar deletar alguns dos que não usa e manter aqueles mais essenciais. 

Outra opção é seu telefone já não ter mais suporte do fabricante para atualizações. Isso pode acontecer – algumas empresas oferecem updates até 5 anos após o lançamento de um aparelho. Outras, cortam esse apoio após 3 anos. 

Um indicativo de que seu telefone não está sendo atualizado é o fato de não ser compatível com novas versões de aplicativos. 

Dicas de segurança para seu smartphone

  • Baixe apenas apps de lojas oficiais. Apps “não oficiais” são uma porta de entrada comum para criminosos e vírus. Essa dica é ainda mais importante ao usar um telefone desatualizado.
  • Ative camadas extras de segurança nos seus apps: coloque senhas, biometria ou autenticação de dois fatores sempre que possível. 
  • Nos apps de bancos ou instituições financeiras, além das medidas acima, configure para que a senha/digital seja pedida sempre que o app for aberto. 
  • Nunca deixe suas senhas anotadas no próprio telefone. 
  • Cuidado com wi-fi público. Evite fazer transações por meio de redes desconhecidas.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post