Pular navegação

Como proteger o celular no réveillon? E o que fazer se ele for roubado?

Além do look branco e do espumante gelado, lembre-se também de proteger o seu celular durante o Ano Novo. Confira dicas para começar 2024 sem sustos.

Imagem de uma mão branca, com unhas pretas, segurando um globo espelhado em frente a uma cortina de papel metalizado rosa.

O réveillon costuma ser a oportunidade perfeita para reunir amigos, familiares e celebrar a chegada de um ano novo perto de quem você ama – e essa festa pode ser ainda melhor se for feita em um lugar especial. Mas, em meio ao agito, como proteger o celular?

Durante as festas de fim de ano, as movimentações em avenidas e praias lotadas podem ser um chamariz para crimes como roubo e furto de celular. 

Se você pretende passar o período de festas fora de casa, pode seguir alguns passos para deixar seu aparelho protegido. A seguir, você confere cinco orientações sobre como proteger o celular e outras dicas caso ele seja roubado ou furtado.  

https://www.youtube.com/watch?v=d6ArxN2e70A

Como proteger o celular antes de sair de casa?

Existem cinco passos que você pode seguir: usar o bloqueio automático de tela no seu celular, ativar a autenticação de dois fatores nos seus aplicativos e redes sociais, criar senhas complexas, trocar o seu e-mail de recuperação das suas senhas e, por último, ativar o Modo Rua no seu app do Nubank. Confira as vantagens de cada um logo abaixo.

1. Use o bloqueio automático de tela

Esse é o jeito mais fácil de evitar que suas informações fiquem expostas caso alguém pegue o seu celular desbloqueado. Como o próprio nome já diz, o bloqueio automático de tela literalmente bloqueia o aparelho automaticamente após alguns segundos sem atividade. 

Funciona assim: você entra nas configurações do seu dispositivo, procura pelas informações de segurança e define qual será o tempo limite até que o celular fique bloqueado sem que você precise fazer nada. Durante o período de festas, escolha o menor tempo possível. Em cada dispositivo o modo de fazer essa operação será diferente. Se você estiver com dúvidas, consulte as instruções do fabricante do aparelho. 

2. Ative a autenticação de dois fatores nos apps

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção para seus aplicativos. Ela é interessante pois, mesmo que a senha do seu celular fique exposta, será necessário fazer uma segunda verificação de identidade para ter acesso a uma conta. Essa segunda verificação pode ser feita com uma senha extra ou com biometria. 

3. Crie senhas complexas 

Uma boa senha é aquela que só você saberia. Para alcançar a proteção ideal, faça uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. Também não é indicado usar a mesma senha em todos os apps e logins.

https://www.youtube.com/watch?v=E5VeiIlj7rU

4. Troque o seu e-mail de recuperação de senhas

Sabe quando você esquece sua senha e usa o e-mail para recuperá-la? Um criminoso pode fazer a mesma coisa para controlar seus dados, caso esse e-mail de recuperação esteja conectado ao aparelho roubado. Para evitar esse tipo de problema, crie um e-mail exclusivo para a recuperação e deixe-o logado em outro lugar seguro (como no seu computador pessoal ou outro aparelho que você só usa em casa).

5. Ative o Modo Rua do Nubank

O Modo Rua do Nubank é uma camada extra de segurança no seu app do Nubank, onde você pode limitar suas transações de Pix, transferências e pagamento de boletos toda vez em que estiver fora de casa. Se você precisar realizar transações acima do limite que estabeleceu, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. 

O reconhecimento facial do Nubank é uma espécie de "prova de vida" capaz de indicar que é você mesmo que está lá no controle – isso significa que não adianta tirar uma foto da foto, subir uma imagem da sua galeria ou tentar fazer a transação apenas com a senha. Se não é você com o rosto na câmera, não vai funcionar. 

https://www.youtube.com/watch?v=2nVy7m30Vzo

Para clientes Ultravioleta, o Modo Rua é ativado automaticamente. O limite pré-definido é de R$ 15 mil, mas é possível alterá-lo pela Central de Proteção do app.

Quer saber mais? Clique aqui e descubra como ativar o Modo Rua do Nubank no seu app.

Fui roubado. E agora?

Caso você tenha perdido o seu celular, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e procurar um lugar seguro e uma autoridade que possa te ajudar a resolver a situação. Depois, existem algumas ações práticas que você precisa tomar para impedir que criminosos invadam seu dispositivo. Confira algumas delas abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=fkACb_Ww4O8

1. Abra um B.O

Registrar um boletim de ocorrência é algo fundamental em caso de furto, roubo ou perda do celular. Se você estiver na rua, pode ir até uma delegacia e fazer o registro ou conduzir o processo em casa, pela internet, no portal da secretaria de segurança pública do seu estado. 

Além de receber orientação profissional, o seu caso poderá fazer parte de estatísticas que colaboram para a criação de políticas públicas de proteção e segurança na sua região. Em alguns casos, o dispositivo também pode ser recuperado.

2. Se você é cliente do Nubank, use a plataforma Me Roubaram

Em caso de furto ou roubo, o ideal é que você peça pelo bloqueio da sua conta e cartão o mais rápido possível.

Com o Nu, você pode fazer isso de um jeito rápido e fácil, com a plataforma Me Roubaram. Você entra nela, digita seu CPF, sua senha de acesso ao app e, em poucos passos, consegue desconectar sua conta do aparelho instantaneamente. O mesmo vale caso seja necessário bloquear o seu cartão.

Importante: mesmo depois de usar o Me Roubaram, ainda será necessário informar ao nosso time de atendimento sobre o que aconteceu. Após seu registro na plataforma, contate nossa área de suporte ao cliente em um dos nossos canais oficiais, como os telefones 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades). 

Clientes Ultravioleta têm atendimento exclusivo, com tempo de espera, e podem ainda contar com o Suporte de Emergência 24h, que é específico para casos sensíveis. Entenda melhor aqui.

Atendimento Nubank: como pedir ajuda, fazer uma reclamação e entrar em contato?

3. Bloqueie seu IMEI e o chip do celular

O bloqueio de IMEI deixa o chip do seu celular inutilizável. Para fazer isso, será necessário entrar em contato com a operadora telefônica e solicitar o bloqueio. Ele é importante pois impede que os criminosos usem os dados móveis do seu telefone, façam ligações a partir dele ou usem aplicativos de mensagens como o Whatsapp.

4. Apague os dados do seu celular

Dispositivos com ferramentas de rastreamento costumam oferecer a opção de redefinir as configurações de fábrica do celular. Isso irá apagar todo o seu histórico de acessos no aparelho e impedir que entrem em apps de instituições financeiras ou acessem informações sensíveis sobre você. 

Esse processo é irreversível e está disponível em sistemas operacionais como Android e iOS. Em cada caso, é necessário confirmar o passo a passo e as informações necessárias com o fabricante.

5. Avise as pessoas 

Além de se cercar de pessoas que te ajudem a lidar com a situação, é importante que você tente avisar todos os seus contatos sobre o que aconteceu. Desse modo, caso um golpista use sua identidade para tentar enganar alguém, você evita que outras pessoas caiam em golpes.

6. Consulte o SOS Nu

Se algo acontecer com a sua conta do Nubank ou caso você não tenha certeza sobre o que fazer após um crime, entre no SOS Nu, um guia de emergência com instruções claras para vítimas de roubo, furto, coerção e outros crimes que comprometam sua segurança.

Leia também:

Por que contratar um seguro de celular?

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

Celular clonado: entenda o golpe de invasão

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.