Por maior que seja o cuidado, muita gente já ficou sem o celular de uma hora para outra. De uma tela quebrada até um roubo, perder o celular de repente gera dor de cabeça. Isso sem contar o gasto para repor o aparelho – algo que impacta no orçamento e pode bagunçar as contas de casa. Uma alternativa para evitar esse estresse é contratar um seguro de celular.
A seguir, entenda como esse serviço funciona, quais são os tipos de cobertura mais comuns e o que você deve considerar antes de contratá-lo.
Como funciona um seguro de celular?
O seguro de celular funciona da mesma forma que outros seguros: você contrata uma cobertura para determinados eventos (como roubo, furto ou quebra do aparelho), e, caso um deles aconteça, recebe uma indenização.
No caso dos seguros de celular, essa indenização pode ser das seguintes formas:
- A seguradora arca com os custos do conserto do celular após encaminhá-lo para uma assistência técnica; ou
- A empresa fornece um novo aparelho para repor aquele que foi danificado ou roubado; ou
- O cliente recebe uma indenização em dinheiro, se essa opção estiver especificada em contrato.
Existem situações que podem não ser cobertas pelo seguro, como mau uso do aparelho ou descuido do usuário. Nesse cenário, dependendo das regras do contrato, o seguro não pode ser acionado. Por isso, é importante se atentar às cláusulas do seguro contratado antes de assinar.
Quanto custa um seguro de celular?
Normalmente, os valores de um seguro de celular dependem do modelo de aparelho que você tem e da cobertura que deseja caso aconteça alguma coisa.
Por causa do risco envolvido, aparelhos mais caros têm custos mais elevados do que modelos mais simples ou antigos.
O que um seguro de celular cobre?
A cobertura do seguro de celular depende do que você contratar e do que estiver descrito na apólice. Os planos básicos costumam cobrir roubos ou furtos qualificados, enquanto outros cobrem situações como quebras ou furtos simples.
Ou seja: se o seu plano cobrir apenas roubos e você for furtado, não será possível acionar o seguro. Nessa situação, você precisa arcar com os custos de um novo aparelho, já que o incidente não estava classificado entre os riscos cobertos pelo seguro.
Vale ficar atento e optar pela cobertura que faça mais sentido para você. Alguns tipos de danos cobertos por planos completos são:
- Quedas, danos causados em tentativas de furto ou roubo, queda de raios;
- Problemas elétricos como curto-circuito, descarga ou oscilações de energia;
- Queda de líquidos ou imersão na água;
- Roubo com ameaça;
- Furto simples (quando alguém leva o aparelho sem que a pessoa perceba);
- Furto qualificado (quando alguém rompe algum obstáculo para levar o celular – como quebrar o vidro do carro).
Também existem planos que se estendem para problemas fora do Brasil, o que pode valer a pena especialmente para quem viaja para o exterior com frequência.
Como funciona a franquia de um seguro de celular?
A maioria das empresas que oferecem seguro de celular cobra um valor de franquia para o cliente que acionar o serviço. A franquia do seguro é como uma taxa que o segurado deve pagar somente quando resgatar a cobertura e fica em torno de 25% do valor do celular.
Ou seja: ela funciona como uma coparticipação, em que você paga uma parte e a seguradora complementa com o restante.
Esse valor da franquia deve ser estabelecido na apólice do seguro.
Vale a pena ter um seguro de celular?
A resposta para essa pergunta é: depende das suas necessidades e do que você procura.
Hoje, o celular é parte fundamental do dia de muitas pessoas, seja para trabalhar, registrar momentos, pedir delivery, se divertir. Então, se você é uma pessoa que usa muito o celular e nem cogita ficar sem o aparelho, perdê-lo da noite para o dia pode ser estressante.
Nesse caso, ter um seguro de celular pode te ajudar a ter mais liberdade e tranquilidade para usar o dispositivo em qualquer lugar sabendo que, se algo acontecer, você não precisará desembolsar um valor alto que não estava previsto.
Mas atenção: é importante pesquisar as ofertas do mercado e analisar alguns pontos antes de fechar negócio, como por exemplo:
- Preço;
- Cobertura oferecida;
- Valor da franquia;
- Forma de indenização;
- Período de carência (tempo em que o aparelho fica sem cobertura logo após a contratação do seguro, geralmente 30 dias);
- Suporte ao cliente.
Afinal, o melhor seguro é aquele que atende às suas necessidades e que se encaixa no seu bolso. Pesquisar antes de assinar qualquer contrato é sempre a melhor opção.
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O Nu Celular Seguro é o seguro de celular do Nubank. Caso aconteça alguma coisa com o seu aparelho, você não vai precisar se preocupar com gastos inesperados que atrapalhem seu orçamento.
Com o Nu Celular Seguro, você pode personalizar uma cobertura específica para as suas reais necessidades. As coberturas disponíveis são:
- Furto simples e qualificado, ou roubo;
- Dano acidental (como tela quebrada ou danos por água, por exemplo);
- Cobertura completa, que inclui furto simples, qualificado, roubo e dano acidental.
Além disso, o nosso seguro aceita celulares comprados no exterior e cobre eventos que tenham acontecido em qualquer lugar do mundo.
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