Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Seguros Prêmio do seguro –...

Prêmio do seguro – o que significa esse termo?

As expressões que aparecem nos contratos de seguros costumam ser meio confusas - aliás, às vezes significam o contrário do que parecem. Entenda o que é o prêmio do seguro.



Se você está pensando em fazer um seguro – de vida, de casa, de automóvel – talvez esteja se sentindo um pouco perdido ao se deparar com tantos termos técnicos que aparecem no contrato. Prêmio do seguro, por exemplo, não é uma recompensa – é justamente o oposto.

Entender as informações do contrato é muito importante para tomar a melhor decisão possível.. Abaixo, veja o que quer dizer prêmio do seguro e outras informações importantes sobre ele.

Antes, o que é seguro?

Um seguro é um contrato feito entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora. Esse documento estabelece que alguém, um bem material, patrimônio ou algum outro objeto – chamado de segurado – possuem cobertura contra determinados riscos.

Em outras palavras: se algum dos riscos contra os quais o segurado possui uma cobertura acontecer, o seguro é acionado e a pessoa que o contratou recebe uma indenização. 

O que isso quer dizer, na prática?

O seguro é como uma proteção contra riscos que algo ou alguém corre. Por exemplo, no caso de roubo ou furto da casa, que normalmente acaba gerando grande perda financeira. Para se prevenir em uma situação dessas, o proprietário ou proprietária contrata um seguro que vai indenizá-lo em determinado valor. 

O que é prêmio?

Não é uma recompensa, como o nome parece dizer. O prêmio é o valor que você paga para ter direito à cobertura do seguro que contratou. Ou seja: para ter direito ao seguro, é necessário fazer o pagamento de um valor específico, definido no momento da contratação. Esse pagamento é o prêmio.

Somente depois do pagamento do prêmio (que pode ser mensal, anual, ou único) é que o contrato de seguro passa a valer.

Em palavras simples: o prêmio é o preço do seguro. Esse nome pouco intuitivo é um dos muitos exemplos que mostram o quanto a indústria de seguros é burocrática. Como prêmio é normalmente associado a algo bom, as pessoas tendem a não perceber que um prêmio do seguro alto significa que elas terão que pagar mais.

Como é calculado o prêmio do seguro?

O valor do prêmio – ou preço do seguro – depende de alguns fatores: alguns deles são o tipo de seguro, a cobertura oferecida pela apólice e o perfil de risco do segurado (que incluem idade, local de residência e reclamações de indenização já feitas).

Lembrando que a apólice nada mais é do que o contrato do seu seguro, onde são especificados todos os detalhes de sua cobertura, vigência, cláusulas e condições.

Geralmente, quanto maior a cobertura e o risco, maior será o prêmio, ou o custo para o cliente. Em casos de seguro de vida, por exemplo, se o contrato cobrir poucas circunstâncias de falecimento e o contratante for um jovem saudável, a seguradora acaba tendo menos chances de pagar uma indenização. Portanto, o prêmio deve ser menor.

Já se a apólice tiver uma cobertura ampla e o contratante for alguém mais idoso ou com condições de saúde precárias, as chances de a seguradora pagar uma indenização são maiores e, por isso, o prêmio poderá ser maior.

Se o seguro for de automóvel, a seguradora leva em conta fatores como o valor do carro, índice de roubo do modelo, estilo (modelos mais novos e esportivos, por exemplo, costumam ser mais leves e correr mais e, por isso, tem maior chance de colisão)….

No entanto, existem situações em que o prêmio do seguro é fixo – ou seja,  não é influenciado pelo perfil do titular – costuma ser o caso do seguro para aparelhos eletrônicos. É importante sempre verificar essas informações com a seguradora antes de contratar.

O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?

O atraso ou não pagamento do prêmio pode fazer com que o seguro seja suspenso, ou até mesmo cancelado. Se isso acontecer, o titular não terá direito à indenização caso aconteça algum dos incidentes cobertos. 

A apólice (contrato) precisa especificar quais são as condições para que o seguro seja suspenso ou cancelado.

Qual a diferença entre prêmio e indenização?

Prêmio e indenização podem soar iguais, mas, no mercado de seguros, são opostos: o prêmio é o que o cliente paga; a indenização é o que ele recebe. 

Em outras palavras: o prêmio é o preço pago pelo seguro, aquele valor que uma pessoa deve pagar para poder contratá-lo. A indenização, por outro lado, é o pagamento do benefício quando o seguro é acionado e o segurado tem uma cobertura para aquele acontecimento. A indenização é o pagamento feito pela seguradora ao cliente (titular do seguro).

Ainda tem dúvida sobre o mercado de seguros? Veja mais:

Como funciona o seguro de carros: da franquia à cobertura

O que é uma apólice de seguro? Para quê serve?

Sinistro: entenda o que esse termo quer dizer no mercado de seguros

Tipos de seguro de vida: quais existem e quais as diferenças entre eles?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.79

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post