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Como receber o seguro-desemprego na sua conta?

Para facilitar o acesso ao benefício durante a pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores podem receber o seguro-desemprego na conta que desejarem e não somente pela Caixa Econômica Federal.
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Desde 24 de julho de 2020, quem solicita o seguro-desemprego pode receber  o dinheiro na conta bancária de sua preferência. Antes, o benefício era pago somente na Caixa Econômica Federal. A medida tem como objetivo facilitar o acesso ao seguro-desemprego durante a pandemia da Covid-19.

O depósito em conta poupança ou corrente, uso do cartão cidadão, saque em caixas eletrônicos do banco e o atendimento presencial nas agências continuam disponíveis. Porém, com a mudança, o beneficiário pode decidir onde quer receber o valor.

https://youtu.be/Xc4uNgmB6sc

Mas pode receber o seguro desemprego em qualquer conta?

Não. Existem alguns critérios. 

  • A conta escolhida deve ser de mesma titularidade - ou seja, pertencer à pessoa que vai receber o benefício. 
  • Os dados informados não devem ser de conta salário. Estas só devem receber depósitos e transferências de empregadores.

Como alterar a conta para receber o seguro desemprego? 

Para receber o benefício na sua própria conta bancária, na hora de solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador precisa informar se a conta é corrente ou poupança, o número e o nome do banco, o número da agência com o dígito verificador e o número da conta de mesma titularidade, sem esquecer do dígito verificador.

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br e também está disponível para quem buscar atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador.

Como solicitar o seguro-desemprego?

É possível ir pessoalmente a agências do Ministério do Trabalho (veja aqui uma lista completa por estado), mas também é possível fazer a solicitação online pelo site Emprega Brasil. 

  1. Acesse o site Emprega Brasil e clique em Cadastrar  (canto superior direito). É preciso preencher um cadastro primeiro que inclui seus dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, etc) e depois responder à cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho .
  2. Com o cadastro feito, acesse a página do Emprega Brasil e selecione a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  3. Preencha mais um cadastro (são oito páginas que irão ajudar o sistema a sugerir vagas de emprego disponíveis na sua área). 
  4. Agende interesse nas vagas e se inscreva em cursos de qualificação.
  5. Confirme o interesse em solicitar o seguro-desemprego.
  6. Agende o atendimento presencial para liberar as parcelas do seguro.
  7. O pagamento ocorre a partir de 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Número do requerimento para seguro-desemprego

Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

Veja aqui em detalhes como dar entrada no seguro desemprego ou acesso o site do MTE com um passo a passo ilustrado de como solicitar o benefício pela internet. Veja aqui.

Seguro-desemprego: como solicitar o benefício online

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