Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é o código de débi...

O que é o código de débito automático e onde encontrá-lo?

Conheça a sequência de números necessária para automatizar suas contas mensais – e entenda o que fazer se não a encontrá-la.



O débito automático comemora 29 anos no Brasil em 2021. A função surgiu por aqui em 1992, inicialmente para contas de água, luz, gás e telefone. Hoje, também é possível automatizar o pagamento de outros tipos de despesas, como internet e alguns tributos (como o IPTU). Para isso, é necessário o código de débito automático.

A título de curiosidade, o débito automático está entre os meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira: 24% paga suas contas em débito automático – à frente de transferências eletrônicas, vale refeição ou alimentação, segundo a última edição da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, do Banco Central.  

Afinal, cadastrar as contas em débito automático pode trazer mais tranquilidade na hora de pagar as contas mensais. Para isso, você só precisa do código de débito automático. 

Débito automático Nubank: saiba tudo sobre essa função

O que é o código de débito automático?

Número de identificação de débito automático, código de débito automático ou código para débito automático: estes são alguns dos nomes que podem aparecer na sua conta para indicar os números necessários para cadastrar uma conta em débito automático. 

Geralmente, ele está no boleto que você recebe mensalmente. É uma sequência somente de números, mas menor que o longo código de barras: alguns códigos tem 9 dígitos, outros 12 dígitos.

Se você quer automatizar o pagamento de uma conta, precisa informar este código para o banco ou instituição financeira escolhida – seja por meio do app ou outro canal de atendimento disponível.

Onde encontrar o código de débito automático?

Infelizmente, não existe uma padronização sobre em qual lugar da fatura o código de débito automático pode ser encontrado – nem se ele realmente vai estar lá. Em algumas cobranças o número está em cima, em outras ele vem embaixo… Por isso, é importante olhar em todos os cantos para ver se você encontra. 

E se não tiver o código de débito automático no meu boleto?

Caso você não encontre o código de débito automático no seu boleto, entre em contato com a concessionária ou empresa que emite a cobrança que você quer automatizar. Informe que você deseja cadastrar sua conta em débito automático e eles vão te informar o código. Depois, é só seguir as instruções da sua instituição financeira. 

Veja como usar o débito automático no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post