Pular navegação

Débito automático: como funciona?

O débito automático permite que o pagamento de contas recorrentes seja efetuado, todo mês, de forma automatizada, usando o saldo da conta. Tire suas dúvidas.

Imagem de uma calculadora branca ao lado de uma pasta preta e fichas em tons de lilás e roxo.

Pagar contas todo mês sem precisar se preocupar ou precisar fazer isso manualmente pode parecer um sonho pra muita gente, mas é justamente isso que o débito automático faz por você. Ele é ideal para quem tem dificuldade de lembrar de todas as contas a serem pagas ou aqueles que preferem que o pagamento seja efetuado na mesma data todo mês. 

A ferramenta permite que o pagamento de contas recorrentes seja feito de forma automatizada, usando o saldo em conta do cliente. Mas como funciona o débito automático na prática? Como faz para usar? Tem como cancelar? Entenda essas e outras questões abaixo.

O que é débito automático?

Débito automático é um serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras para quitar automaticamente contas recorrentes, como as de água, luz, telefone e internet, usando o saldo que o cliente tem disponível em sua conta cadastrada.

Para isso, o usuário deve cadastrar as contas que deseja pagar dessa forma, e garantir que haja saldo suficiente na conta bancária.

Como funciona o débito automático?

No débito automático, em vez de pagar o boleto de forma manual, a pessoa autoriza o débito e a instituição financeira faz o pagamento automaticamente todos os meses usando o saldo disponível na conta.

Dessa forma, você garante que as contas serão pagas em dia sem precisar se preocupar com diversas datas de vencimento ao longo do mês – nem correr o risco de pagar multa e juros por atraso no pagamento.

Quais contas podem ser pagas no débito automático?

De forma geral, o débito automático pode ser utilizado para quitar contas frequentes. Os exemplos mais comuns são luz, água, gás, telefone, internet e alguns tributos, como o IPTU.

Dependendo da instituição financeira, também é possível pagar outras contas em débito automático, como condomínio, mensalidade de escola e cursos de longa duração. 

Como colocar uma conta em débito automático?

O processo para colocar uma conta em débito automático pode variar. Em algumas instituições financeiras é possível automatizar o pagamento de contas diretamente pelo aplicativo. Para isso, a pessoa só precisa do código do débito automático, que pode ser encontrado no boleto da empresa que emite a cobrança ou entrando em contato com ela.

Em outras palavras, o cliente precisa optar pelo débito automático na empresa que emite a cobrança, indicar os dados da conta e, só depois, confirmar a operação por algum canal de atendimento da instituição, como internet banking ou caixa eletrônico.

Antes de escolher o débito automático, é importante conferir como funciona esse processo na sua instituição financeira.

Como funciona o débito automático do Nubank?

O débito automático Nubank é uma das funcionalidades do assistente de pagamentos, criado para te ajudar a automatizar transferências e despesas recorrentes – como as de água, luz, telefone, gás e internet. Assim, fica mais fácil manter as contas em dia.

Em vez de pagar a conta manualmente todos os meses, você as coloca no débito automático do Nubank e, na data de vencimento, ela é paga automaticamente com o dinheiro da conta – pessoal ou PJ.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre o assistente de pagamentos do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA&t=2s

Débito automático do Nubank: saiba tudo sobre essa função

É possível cancelar o débito automático de uma conta?

Sim, é possível cancelar o débito automático de uma conta. No entanto, o processo para fazer isso também varia de acordo com cada instituição financeira.

O que acontece se não tiver dinheiro na conta para o débito automático?

Se a pessoa cadastrar um boleto em débito automático e, no dia do pagamento, não tiver dinheiro na conta, existem duas possibilidades:

  • Caso o cliente tenha limite no cheque especial, a conta será paga usando esse recurso. O problema é que esse tipo de crédito tem juros muito altos e pode impactar o orçamento se não for quitado de forma rápida, por isso esta não é a melhor opção;
  • Se o cheque especial não estiver disponível, o pagamento não será realizado e o cliente deverá quitar o boleto manualmente. Caso isso seja feito após a data de vencimento, também serão cobrados multa e juros pela empresa emissora da cobrança.

O que acontece se pagar uma conta que estava em débito automático?

Se você pagou manualmente uma conta que estava em débito automático e não consegue pausar o pagamento automático naquele mês, o boleto será quitado duas vezes e você ficará com crédito na empresa que emitiu a cobrança, que pode ser debitado da conta seguinte.

Agora, se a sua instituição oferece a opção de pausar o débito automático por certo período, você pode fazer isso antes do pagamento para evitar a cobrança dupla.

Dá para transferir o débito automático de uma instituição para outra?

Se você cadastrou uma conta em débito automático na instituição A, mas mudou de ideia e quer realizar o pagamento pela B, o processo de troca pode variar. Por isso, é essencial checar como funciona em cada caso.

Leia também:

Como ativar o Buscador de Boletos no app do Nubank?

Como usar o Assistente de pagamentos do Nubank?

Fatura do cartão de crédito Nubank: como encontrar as informações no app

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.