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Qual a diferença entre DDA e débito automático?

Apesar dos nomes parecidos, os sistemas são bem diferentes – e entender isso é essencial para saber quando e como utilizar o DDA e o débito automático. Confira as características de cada um.

Imagem de uma calculadora lilás, com os números 2023 na tela, um celular desligado no meio, uma caixinha de clip, um globo terrestre e um headphone. Tudo numa superfície verde clara.

Na hora de buscar soluções que facilitem o controle das contas a pagar, duas opções conhecidas são o DDA (Débito Direto Autorizado) e o DA (Débito Automático). Mas não se deixe enganar pelos nomes parecidos: os dois sistemas são bem diferentes, e entender isso é essencial para saber quando e como utilizar cada um.

O DDA permite verificar em um único lugar os boletos de cobrança a pagar emitidos no seu CPF ou CNPJ. Já o débito automático realiza o pagamento das contas cadastradas de forma automatizada (e cada sistema funciona para tipos de contas diferentes).

Abaixo, confira as diferenças entre o DDA e o débito automático.

Qual a diferença entre DDA e débito automático?

O que fazContas permitidasComo funciona
DDA (Débito Direto Autorizado)Permite checar no app, internet banking e outros canais eletrônicos todos os boletos de cobrança emitidos no CPF ou CNPJ de alguém.Boletos de cobrança, como de condomínio, escola, faculdade e plano de saúde.Ao se cadastrar no DDA, a pessoa consegue verificar os boletos a pagar e, se quiser, autorizar o pagamento utilizando o saldo da conta.
Débito automáticoRealiza o pagamento automático de contas mensais utilizando o saldo da conta.Contas de serviços públicos e alguns tributos, como água, luz, telefone, internet e IPTU.Ao cadastrar uma conta em débito automático, o pagamento é realizado automaticamente com o saldo da conta no dia do vencimento.

A seguir, tire suas dúvidas sobre as duas opções. 

O que é DDA, o Débito Direto Autorizado?

Criado em 2009, o DDA é um sistema que permite acessar de forma eletrônica (aplicativo, internet, telefone, caixa eletrônico ou outros canais da instituição financeira) os boletos de cobrança emitidos em nome de uma pessoa (física ou jurídica).

Dessa forma, sempre que um novo boleto for emitido, a pessoa será avisada pela instituição financeira e poderá autorizar o pagamento da cobrança utilizando o saldo da conta – por isso o nome Débito Direto Autorizado.

Quais contas podem ser incluídas no DDA?

Podem ser incluídos no DDA os boletos de cobrança, como de condomínio, escola, faculdade, plano de saúde, entre outros. 

Importante: contas de serviços públicos, como água e luz, e arrecadação de tributos, como o IPTU, não podem ser incluídos no DDA, pois não são do tipo boleto de cobrança.

Como funciona o DDA?

Para usar o DDA, a pessoa precisa se cadastrar como "sacado eletrônico" (o nome formal para pagador) em uma instituição financeira em que ela tem conta e que oferece o Débito Direto Autorizado aos seus clientes.

Então, sempre que empresas emitirem cobranças em seu nome, será possível checá-las no app, internet banking, caixas eletrônicos e outros canais da instituição financeira onde você cadastrou o DDA.

Vale dizer que também é possível verificar cobranças que não estão em seu nome, mas que são de sua responsabilidade (como o boleto da faculdade dos filhos ou o plano de saúde dos pais).

Para isso, a pessoa para quem a cobrança foi emitida originalmente (como o filho, no caso da faculdade) precisa autorizar o DDA no nome de quem vai pagar a conta.

Como funciona o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar todos os boletos em um único lugar.

Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

Saiba mais sobre o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank

O que é débito automático?

Débito automático é um serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras para quitar automaticamente contas recorrentes usando o saldo disponível na conta do cliente. Com isso, o responsável pela conta não precisa fazer o pagamento de forma manual todos os meses.

Quais contas podem ser pagas com débito automático?

De forma geral, o débito automático pode ser utilizado para quitar contas de serviços públicos, privados e alguns tributos. Os exemplos mais comuns são luz, água, gás, telefone, internet e o IPTU.

Como funciona o débito automático?

O débito automático funciona como um meio de pagamento automatizado para contas frequentes. Em vez de pagar o boleto de forma manual, a pessoa autoriza o débito automático e a instituição financeira faz o pagamento automaticamente todos os meses usando o saldo disponível na conta.

Para usar o débito automático, é necessário ser cliente de uma instituição financeira que oferece esse serviço (como o Nubank) e ter alguma conta mensal que permita essa forma de pagamento – como de água, luz e gás.

Depois, é só cadastrar a conta em débito automático e garantir que tenha saldo suficiente para quitar o boleto no dia do vencimento.

Saiba tudo sobre o débito automático do Nubank

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

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