Pular navegação

Dia do Solteiro: o que é e o que tem a ver com seu bolso?

Na China, o dia 11 de novembro ficou conhecido como o dia para celebrar a solteirice e se presentear. Agora, essa tradição chegou ao Brasil. Veja como se preparar.

Dia do Solteiro: foto de uma mulher com camiseta preta e óculos de sol amarelo fazendo uma bola de chiclete com a boca.

Se você viu propagandas por aí sobre o Dia do Solteiro e ficou se perguntando "ué, mas não foi em agosto?", fique tranquilo que você não está maluco. No Brasil, essa data é comemorada oficialmente no dia 15 de agosto. Mas uma tradição chinesa está criando uma nova data comercial focada em oferecer descontos para os clientes: 11 de novembro.

O que é o Dia do Solteiro na China?

Celebrado em 11 de novembro, o Dia do Solteiro é o momento para os chineses comemoram a solteirice. A tradição, chamada de Guanggun Jie na China, começou em 1993 com estudantes da Universidade de Nanquim.

O objetivo, na época, era fazer um evento contrário ao Dia dos Namorados, incentivando os estudantes solteiros a se presentearam. Hoje, essa é a principal data comercial na China.

Mas por que 11 de novembro?

Talvez você já tenha percebido que, em numerais, o Dia do Solteiro fica 11/11 (1-1-1-1). São quatro "uns", representando quatro pessoas solteiras uma ao lado da outra. Por isso, os estudantes da Universidade de Nanquim escolheram especificamente essa data.

Como o Dia do Solteiro cresceu?

Aos poucos, o Dia do Solteiro foi se tornando mais popular entre os chineses e entrou para o calendário comercial. Até que, em 2009, uma empresa de comércio eletrônico adotou a data como seu grande dia de vendas, oferecendo descontos agressivos nos produtos – algo como o que aconteceu com a Black Friday nos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, o Dia do Solteiro é uma data tão importante para o comércio chinês que, em 2018, movimentou mais de US$40 bilhões em apenas 24 horas – número que cresce ano após ano.

Em outras palavras, essa data é para a China o que a Black Friday e a Cyber Monday são para os Estados Unidos.

Como essa data chegou ao Brasil?

O Dia do Solteiro chinês chegou ao Brasil assim como a Black Friday: com redes varejistas adotando a data como um dia para oferecer descontos e aumentar as vendas.

Ainda é um movimento pequeno, mas o objetivo é o mesmo: vender. Por isso, é importante ficar atento para não sair comprando por impulso e acabar endividado

Como controlar os gastos no Dia do Solteiro?

Se você não pode ver uma promoção que já está passando o cartão, é essencial se planejar para aproveitar o Dia do Solteiro sem arrumar um relacionamento sério com as dívidas. 

1- Comece listando o que você gostaria de comprar ou separe um orçamento específico 

Não se deixe levar pelas ofertas ou pelas porcentagens piscantes de desconto. Liste tudo o que você gostaria de comprar e o que realmente precisa – ou tenha uma quantia já separada para gastar. 

Assim, fica mais fácil se manter dentro do planejamento e não sair comprando produtos que você não vai usar – tipo aquela peça que você jurou que ia usar num jantar especial, mas que só está juntando pó no armário.

2- Pesquise os preços

Com a lista dos produtos ou a verba já definida, chegou a hora de pesquisar os preços. Compare em diferentes lojas, veja o histórico ao longo do tempo e anote os valores. Assim, será possível ver se os produtos anunciados no Dia do Solteiro estarão realmente com desconto.

3- Lembre-se dos gastos de fim de ano

É fácil se perder nas promoções e esquecer que pela frente ainda tem Black Friday, amigos secretos, Natal, Reveillon, contas de início de ano, carnaval e por aí vai…

Abaixo, veja alguns conteúdos para se planejar:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.