Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças

Dia do Solteiro: o que é e o que tem a ver com seu bolso?

Na China, o dia 11 de novembro ficou conhecido como o dia para celebrar a solteirice e se presentear. Agora, essa tradição chegou ao Brasil. Veja como se preparar.

Se você viu propagandas por aí sobre o Dia do Solteiro e ficou se perguntando “ué, mas não foi em agosto?”, fique tranquilo que você não está maluco. No Brasil, essa data é comemorada oficialmente no dia 15 de agosto. Mas uma tradição chinesa está criando uma nova data comercial focada em oferecer descontos para os clientes: 11 de novembro.

O que é o Dia do Solteiro na China?

Celebrado em 11 de novembro, o Dia do Solteiro é o momento para os chineses comemoram a solteirice. A tradição, chamada de Guanggun Jie na China, começou em 1993 com estudantes da Universidade de Nanquim.

O objetivo, na época, era fazer um evento contrário ao Dia dos Namorados, incentivando os estudantes solteiros a se presentearam. Hoje, essa é a principal data comercial na China.

Mas por que 11 de novembro?

Talvez você já tenha percebido que, em numerais, o Dia do Solteiro fica 11/11 (1-1-1-1). São quatro “uns”, representando quatro pessoas solteiras uma ao lado da outra. Por isso, os estudantes da Universidade de Nanquim escolheram especificamente essa data.

Como o Dia do Solteiro cresceu?

Aos poucos, o Dia do Solteiro foi se tornando mais popular entre os chineses e entrou para o calendário comercial. Até que, em 2009, uma empresa de comércio eletrônico adotou a data como seu grande dia de vendas, oferecendo descontos agressivos nos produtos – algo como o que aconteceu com a Black Friday nos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, o Dia do Solteiro é uma data tão importante para o comércio chinês que, em 2018, movimentou mais de US$40 bilhões em apenas 24 horas – número que cresce ano após ano.

Em outras palavras, essa data é para a China o que a Black Friday e a Cyber Monday são para os Estados Unidos.

Como essa data chegou ao Brasil?

O Dia do Solteiro chinês chegou ao Brasil assim como a Black Friday: com redes varejistas adotando a data como um dia para oferecer descontos e aumentar as vendas.

Ainda é um movimento pequeno, mas o objetivo é o mesmo: vender. Por isso, é importante ficar atento para não sair comprando por impulso e acabar endividado

Como controlar os gastos no Dia do Solteiro?

Se você não pode ver uma promoção que já está passando o cartão, é essencial se planejar para aproveitar o Dia do Solteiro sem arrumar um relacionamento sério com as dívidas. 

1- Comece listando o que você gostaria de comprar ou separe um orçamento específico 

Não se deixe levar pelas ofertas ou pelas porcentagens piscantes de desconto. Liste tudo o que você gostaria de comprar e o que realmente precisa – ou tenha uma quantia já separada para gastar. 

Assim, fica mais fácil se manter dentro do planejamento e não sair comprando produtos que você não vai usar – tipo aquela peça que você jurou que ia usar num jantar especial, mas que só está juntando pó no armário.

2- Pesquise os preços

Com a lista dos produtos ou a verba já definida, chegou a hora de pesquisar os preços. Compare em diferentes lojas, veja o histórico ao longo do tempo e anote os valores. Assim, será possível ver se os produtos anunciados no Dia do Solteiro estarão realmente com desconto.

3- Lembre-se dos gastos de fim de ano

É fácil se perder nas promoções e esquecer que pela frente ainda tem Black Friday, amigos secretos, Natal, Reveillon, gastos de começo do ano, carnaval e por aí vai…

Abaixo, veja alguns conteúdos para se planejar:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter