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Boleto de cobrança ou boleto de depósito Nubank: qual é a diferença?

Apesar dos nomes parecidos, os dois têm objetivos diferentes e devem ser usados em situações específicas. Entenda.

O boleto bancário faz parte do dia a dia do brasileiro – e do Nubank também. Desde 2018, nossos clientes podem usar o chamado boleto de depósito para depositar dinheiro próprio na conta. Mas não paramos por aí. Em maio de 2020, lançamos o boleto de cobrança na conta PJ como mais uma opção para pessoas jurídicas receberem pagamentos de seus clientes.

Apesar dos nomes parecidos, os dois têm objetivos diferentes e devem ser usados em situações específicas. 

  • O boleto de depósito é uma forma simples e gratuita de depositar dinheiro próprio na conta do Nubank – e na conta PJ – sem pagar tarifas de transferência de outras instituições. 
  • Já o boleto de cobrança está disponível apenas para clientes da conta PJ receberem pagamentos. 

Abaixo, veja em detalhes as diferenças entre o boleto de depósito e o de cobrança.

Boleto de depósito: um jeito fácil de depositar dinheiro na própria conta

O boleto de depósito – disponível tanto na conta pessoal quanto na conta PJ – é uma opção para nossos clientes depositarem o próprio dinheiro em suas contas. Ele pode ser gerado no próprio app do Nubank, dentro da aba “Depositar”.

As contas do Nubank têm transferências ilimitadas e gratuitas para qualquer banco, mas a gente sabe que muitas instituições ainda cobram tarifas absurdas para transferir dinheiro.

Por isso, o boleto de depósito pode ser usado para depositar dinheiro de outra instituição na conta do Nubank de graça. Basta gerar o boleto no app e pagá-lo normalmente – e esperar o tempo de compensação, que pode chegar a três dias úteis. 

Além disso, com o boleto de depósito, nossos clientes conseguem depositar na conta usando dinheiro vivo ao pagar o documento em uma lotérica, por exemplo.

Justamente por ser de uso do titular da conta, o boleto de depósito já vem preenchido automaticamente – sendo o pagador o titular e o beneficiário a própria conta. O prazo de vencimento também é fixo: 7 dias.

Boleto de cobrança: uma praticidade para nossos clientes PJ receberem pagamentos

Já o boleto de cobrança foi feito para quem tem a conta PJ do Nubank. Ele é mais uma opção para receber de seus clientes direto na conta.

A gente entende que cada venda é diferente, por isso é possível alterar a data de vencimento e o pagador do boleto de cobrança – seja ele pessoa física ou jurídica.

Essas informações vêm escritas no boleto – dando mais segurança para o cliente e para a empresa também.

Justamente por ser um método formal de pagamento, o boleto de cobrança tem valor legal, ajudando o negócio a se manter em dia com as normas.

Veja aqui como gerar um boleto de cobrança na conta PJ do Nubank

Qual usar: boleto de cobrança ou boleto de depósito?

Não tem segredo:

  • Quando quiser depositar seu próprio dinheiro em sua conta do Nubank, incluindo a conta PJ, use o boleto de depósito.
  • Quando quiser cobrar um cliente por um serviço prestado ou por um produto vendido, use o boleto de cobrança. Ele está disponível apenas para clientes da conta PJ.

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