Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é débito automátic...

O que é débito automático?

Oferecido por bancos e instituições financeiras, este serviço permite pagar automaticamente algumas contas mensais. Saiba mais.



Para quem cansou de pagar manualmente aquela conta que vem todo mês, o débito automático pode ser uma boa alternativa. Assim, você não precisa lembrar de quitá-la todo mês até a data de vencimento nem corre o risco de pagar multa e juros caso atrase um único dia. Mas o que é débito automático, afinal? Como ele funciona? Entenda abaixo.

O que é débito automático?

Débito automático é um serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras para quitar automaticamente contas recorrentes, como de água, luz, gás, telefone e internet, usando o saldo em conta do cliente.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Com isso, o responsável pela conta não precisa fazer o pagamento de forma manual todos os meses.

No Brasil, o débito automático é utilizado por 23% da população como uma forma de pagamento, segundo a pesquisa do Banco Central “O brasileiro e sua relação com o dinheiro“. Por outro lado, para apenas 1% da população esse método está entre os utilizados com mais frequência.

Qual a diferença entre débito automático e débito em conta?

Apesar do nome parecido, débito automático e débito em conta não são sinônimos. Enquanto débito automático é um pagamento mensal programado, o débito em conta é uma transação feita uma única vez, usando o cartão ou as informações da conta para transferir valores. 

Como funciona o débito automático?

O débito automático funciona como um meio de pagamento automatizado para contas frequentes, como de luz, água e internet. Em vez de pagar o boleto de forma manual, a pessoa autoriza o débito automático e a instituição financeira faz o pagamento automaticamente todos os meses por ela usando o saldo da conta.

Dessa forma, a pessoa garante que as contas vão ser pagas em dia sem precisar se preocupar com diversas datas de vencimento ao longo do mês – nem correr o risco de pagar multa e juros por atraso no pagamento. 

Quais contas podem ser pagas no débito automático?

De forma geral, o débito automático pode ser utilizado para quitar contas frequentes. Os exemplos mais comuns são luz, água, gás, telefone, internet e alguns tributos, como o IPTU.

Dependendo da instituição financeira, também é possível pagar outras contas em débito automático, como condomínio, mensalidade de escola e cursos de longa duração. 

Quem pode usar o débito automático?

Para usar o débito automático, é necessário ser cliente de uma instituição financeira que oferece esse serviço (como o Nubank) e ter alguma conta mensal que permita essa forma de pagamento – como de água, luz e gás.

Depois, é só cadastrar a conta em débito automático e garantir que tenha saldo suficiente para quitar o boleto no dia do vencimento.

Leia mais: 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post