O Nubank nasceu para descomplicar a vida financeira das pessoas. Construímos produtos simples e que ajudam as pessoas e, hoje, somos o maior emissor de cartões com a tecnologia de pagamentos por aproximação no Brasil – também conhecida como contactless.
Em 2020, identificamos um aumento superior a 114% nas compras feitas por este método em relação a 2019. Só neste ano (até o início de dezembro), já foram registradas cerca de 87,2 milhões de transações contactless feitas com o roxinho, na função débito e crédito, em todo o Brasil.
Dos mais de 30 milhões de clientes do Nubank, atualmente mais de 23,5 milhões podem fazer compras sem inserir o cartão na maquininha – apenas aproximando. Desde setembro de 2018, todos os roxinhos emitidos já possuem essa tecnologia.
A pandemia do novo coronavírus fez com que o número de clientes pagando por aproximação aumentasse: em abril, 7,81% dos usuários fizeram compras desta forma pelo menos uma vez, enquanto em novembro esse número foi de 12,85%.
De março – início da pandemia – até o começo de dezembro foram 72,3 milhões de compras por aproximação, do total de 87,2 milhões registradas desde janeiro de 2020 no Nubank.
As categorias que mais se destacam nesse tipo de transação são supermercados, restaurantes e transportes.